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14 out

Gestão do conhecimento: guia completo para alavancar suas pessoas e seu negócio

14 de outubro de 2024
por Ana Pereira
em Gente e Gestão
Gestão do conhecimento: guia completo para alavancar suas pessoas e seu negócio

Você já se perguntou por que algumas empresas conseguem se manter à frente da concorrência, enquanto outras parecem estagnar? A resposta está na forma como elas gerenciam seu capital intelectual.

Organizações que investem na gestão do conhecimento transformam seu referencial teórico e prático em vantagem competitiva.

Elas criam uma cultura de compartilhamento, em que o saber circula, é colocado em prática e impulsiona a inovação, a eficiência e o desenvolvimento contínuo de suas equipes.

Continue lendo este guia e descubra tudo que seu negócio precisa saber sobre gestão de conhecimento!

  • O que é gestão do conhecimento?
  • Qual a diferença entre gestão do conhecimento e gestão da informação?
  • Qual a importância da gestão do conhecimento como estratégia organizacional?
  • Quais são os princípios da gestão do conhecimento?
  • Qual a relação entre gestão do conhecimento e mapeamento de competências?
  • Qual o impacto da gestão do conhecimento no desenvolvimento de pessoas?
  • Como implantar a gestão do conhecimento nas empresas?
  • Como medir o impacto da gestão do conhecimento nas organizações?
  • Quais empresas já implementaram a gestão do conhecimento em suas estratégias?

O que é gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento (conhecida em inglês como knowledge management) é um processo que visa identificar, capturar, organizar e disseminar o saber em uma empresa.

Ele pode ser explícito, como documentos e procedimentos, ou tácito, como experiências, competências e habilidades dos colaboradores.

Trata-se de uma visão multidisciplinar que vai além do simples armazenamento de informações. Ela se concentra na criação de um ambiente no qual o aprendizado é constantemente desenvolvido, compartilhado e aplicado de maneira eficaz.

Essa abordagem é fundamentada na visão de Peter Drucker, uma referência na administração moderna, que afirmava: “o conhecimento tem de ser continuamente melhorado, desafiado e aumentado, ou ele se deteriora.”

Portanto, a gestão do conhecimento é fator crucial para potencializar e transformar as empresas para buscarem continuamente a evolução e os aprendizados, garantindo agilidade e perenidade do negócio em um cenário de rápidas mudanças.

Qual a diferença entre gestão do conhecimento e gestão da informação?

Embora muitas vezes confundidos, esses conceitos se diferenciam e tem complementariedade na aplicação.

A gestão da informação organiza, armazena e recupera dados estruturados, como planilhas, relatórios e registros de transações.

Seu objetivo é garantir que esses conhecimentos estejam acessíveis e seguros, otimizando processos, consultas, análises e facilitando a tomada de decisões.

Por exemplo, um sistema de Customer Relationship Management (CRM) que armazena dados sobre clientes e histórico de transações é uma ferramenta típica de gestão da informação.

Já a gestão do conhecimento vai além de dados estruturados, abrangendo saberes tácitos e transformando-os em ativos estratégicos.

Um exemplo é a criação de um ambiente de trabalho em que haja espaço para os colaboradores compartilharem experiências e resultados obtidos, e possam aprender uns com os outros.

Qual a importância da gestão do conhecimento como estratégia organizacional?

A gestão do conhecimento transforma a cultura, implementa novos rituais de governança e potencializa na administração do dia a dia o capital intelectual da empresa, imprimindo um diferencial competitivo de ganho de sustentabilidade.

Ao integrá-la à estratégia organizacional, as corporações se transformam, mudam o modelo mental e alinham o desenvolvimento de habilidades às suas metas de negócio, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo e inovação.

O processo começa, na maioria das vezes, com o patrocínio da alta liderança que gera valor às novas práticas de gestão, promove e valoriza o avanço dos conhecimentos e inicia a jornada de transformação!

No desdobramento do negócio a jornada é composta por sensibilização, engajamento, mapeamento dos saberes existentes, identificação das competências e práticas essenciais.

Além disso, envolve a análise dos processos e a construção do futuro esperado — que gera visão do caminho a ser seguido.

Isso acelera a transformação da cultura e reduz a dependência de profissionais específicos, garantindo que o conhecimento esteja acessível a todos.

Vantagens da gestão do conhecimento organizacional

1. Melhoria da eficiência operacional

A gestão do conhecimento otimiza processos internos ao sistematizar o compartilhamento de informações, especialmente as mais críticas.

O foco desta melhoria prevê a redução de retrabalhos, facilita o fluxo de demanda e melhora a eficiência operacional, garantindo que as equipes possam executar suas tarefas com mais agilidade e eficácia.

2. Preservação e disseminação do conhecimento

A rotatividade de pessoal pode levar à perda de saberes valiosos.

Com uma boa gestão do conhecimento, esse risco é minimizado, pois a empresa preserva e dissemina o know-how existente, assegurando a continuidade das operações e o fácil acesso a informações essenciais.

3. Desenvolvimento e capacitação de equipes

Essa estratégia fomenta um ambiente de aprendizado onde as melhores práticas, lições aprendidas e direciona o plano de treinamentos organizacionais para desenvolvimento de talentos.

Isso acelera o desenvolvimento de novas habilidades e ganho de experiências, e norteia a capacitação dos colaboradores, melhorando o desempenho individual e coletivo.

4. Base para decisões estratégicas

A gestão do conhecimento concentra informações para embasar a tomada de decisões estratégicas.

Isso permite que os líderes sejam mais assertivos em suas escolhas, melhorando os resultados e alinhando as ações em sinergia com os objetivos da empresa.

5. Redução de custos

Centralizando as informações e gerindo o conhecimento, os custos com treinamentos desalinhados ao core do negócio são reduzidos, impactando positivamente a eficiência do orçamento de RH.

6. Retenção de talentos

Quando uma empresa valoriza o compartilhamento do conhecimento, amplia-se o ganho de oportunidades em relação às trocas, potencializando a jornada de evolução do capital intelectual.

Isso contribui para um espaço de mais segurança psicológica e agilidade na implementação de novos temas e elementos de cultura, além de ampliar o protagonismo dos profissionais e times.

Essa abordagem engaja os colaboradores e, consequentemente, amplia o senso de pertencimento, fatores fundamentais para a retenção de talentos.

Quais são os princípios da gestão do conhecimento?

Gestão do conhecimento: guia completo para alavancar suas pessoas e seu negócio

Organograma com os princípios da gestão do conhecimento.

Agora que você já entende a importância e as vantagens da gestão do conhecimento para as organizações, é hora de conhecer os princípios que embasam essa área multidisciplinar. Vamos lá?

  1. Inteligência competitiva: coleta e análise de dados do mercado e concorrentes para apoiar decisões estratégicas, antecipando tendências e identificando oportunidades.
  2. Educação corporativa: capacitação dos colaboradores por meio de programas de treinamento, mantendo o time atualizado e preparado para desafios.
  3. Gestão de competências: identificação e desenvolvimento de habilidades dos profissionais para garantir que sejam aproveitados nas áreas certas.
  4. Gestão do capital intelectual: maximização do conhecimento acumulado na empresa, transformando-o em um fator de alavancagem.
  5. Gestão da informação: organização e disseminação eficiente dos dados, facilitando decisões rápidas e precisas.
  6. Aprendizagem organizacional: promoção do aprendizado contínuo para a empresa evoluir com suas experiências, se adaptar e melhorar processos.

Qual a relação entre gestão do conhecimento e mapeamento de competências?

A gestão do conhecimento e o mapeamento de competências são estratégias complementares que, quando integradas, oferecem uma abordagem eficaz para a administração de recursos humanos.

O mapeamento de competências traduz os direcionadores estratégicos e desdobra para os colaboradores os comportamentos valorizados, bem como os inegociáveis da cultura.

Isso permite direcionar comportamentos desejados para o alcance dos objetivos da empresa e fortalecimento da cultura.

Quando aplicados os repertórios de comportamento que sustentam a gestão do conhecimento, os colaboradores aplicam suas habilidades, conhecimentos e atitudes para desenvolverem iniciativas que promovem o desenvolvimento organizacional.

Algumas práticas podem ser aplicadas para orientar este caminho de aprimoramento. Rodas de conversa, treinamentos, comitês, grupos de estudos e mentorias são alguns exemplos.

Qual o impacto da gestão do conhecimento no desenvolvimento de pessoas?

O desenvolvimento das pessoas é um tema fundamental, no qual liderança e área de Gente e Gestão conduzem de forma continuada e conjunta.

A estratégia de employee experience é o ponto que conecta a jornada do colaborador à jornada do negócio.

Quando as informações estão acessíveis, os aprendizados vistos como oportunidades e a geração de ideias é valorizada, permitindo que equipes e a empresa avancem.

Nesta jornada, também é importante criar trilhas de capacitação que estejam alinhadas às estratégias do negócio e apoiem os desafios dos profissionais.

Ao adotar esse modelo, é intencionalmente fortalecida a capacidade de resposta a contratempos, fomentando uma cultura de agilidade, compartilhamento, desenvolvimento e autodesenvolvimento nas empresas de maneira proativa.

Além disso, essa prática cria uma base sólida para o aprendizado colaborativo, facilitando a troca de conhecimento tácito, muitas vezes não capturados por treinamentos formais.

Como implantar a gestão do conhecimento nas empresas?

Para implantar a gestão do conhecimento nas empresas, é necessário contemplar ações estruturantes que tenham o objetivo de evoluir o tripé formado por processos, pessoas e tecnologias e, consequentemente, evoluir a cultura organizacional.

A seguir, listamos os principais passos a serem aplicados.

1. Conheça o plano estratégico

O planejamento estratégico é o documento norteador que define a direção e as prioridades da empresa para alcançar seus objetivos no curto, médio e longo prazo.

Esta etapa sinaliza quais os movimentos de futuro e orienta os desafios, direcionando os investimentos relativos à gestão do conhecimento.

2. Faça benchmarking

Pesquisar práticas adotadas por outras instituições de mesmo porte ou segmento pode trazer insights importantes.

O benchmarking permite identificar novas soluções que podem ser adaptadas à realidade da sua organização e oportunidades para aperfeiçoar seus processos, aumentando a competitividade do negócio.

3. Realize o diagnóstico

O terceiro passo é realizar um diagnóstico detalhado para identificar o cenário atual, mapear processos, conhecimentos existentes e as necessidades de aprendizado da organização.

A análise deve colher todos os elementos necessários para ampliar a jornada atual e evoluir na construção do futuro.

Além disso, as lideranças precisam participar ativamente para trazer visão estratégica para a análise das habilidades e processos-chave.

Assim como os gestores, é importante que os funcionários estejam envolvidos no processo para participarem da evolução corporativa.

Treinamentos sobre o uso das tecnologias adotadas e processos de gestão são boas maneiras de garantir esse engajamento.

Por fim, deve constar nesta etapa os objetivos da gestão do conhecimento, as ações a serem desenvolvidas, diretrizes para registro de dados e os indicadores para medir o progresso dessa prática.

4. Desenvolva uma cultura do compartilhamento

Para o gerenciamento ser bem-sucedido, é crucial promover uma cultura de compartilhamento, na qual todos se sintam encorajados a trocar experiências, dificuldades, aprendizados e hard skills.

Criar incentivos como reuniões de equipe, fóruns online ou workshops internos são ações recomendadas para essa mudança cultural.

5. Treine os multiplicadores do conhecimento

Formar multiplicadores internos é uma iniciativa eficaz para manter o saber circulando na companhia.

Isso envolve treinamento para difundir boas práticas e garantir que todas as pessoas de uma equipe estejam cientes deste novo papel, atuando como guardiões do conhecimento ou embaixadores do conhecimento em suas áreas.

6. Selecione as ferramentas e tecnologias

A escolha de quais soluções usar para a gestão do conhecimento deve considerar as necessidades específicas da empresa e sua cultura, garantindo que as ferramentas sejam intuitivas e promovam a colaboração entre os talentos.

Plataformas de e-learning, intranets, sistemas de gestão de documentos e softwares de análise de dados são alguns exemplos que ajudam a centralizar e compartilhar o conhecimento de maneira eficiente.

Como medir o impacto da gestão do conhecimento nas organizações?

Medir os impactos da gestão do conhecimento organizacional é importante para avaliar a eficácia da estratégia e justificar os investimentos realizados.

Aqui estão algumas abordagens e indicadores que podem comprovar o valor dessa prática:

Aumento da produtividade

Compare a performance das equipes antes e depois da implementação da gestão do conhecimento, analisando métricas como o tempo gasto em tarefas, a velocidade de conclusão de projetos e a eficiência operacional.

Redução de custos

Reveja os custos relacionados a resolução de problemas e duplicação de esforços. A análise pode incluir, por exemplo, despesas de treinamentos adicionais que foram evitados devido à melhoria no compartilhamento de conhecimento.

Inovação gerada

Crie um ambiente em que novas ideias possam ser colhidas, mensure a viabilidade de implementação, comunique e premie!

Monitorar o volume de novas soluções, concepções e projetos que gerem valor para o negócio é sempre uma excelente alternativa para abrir espaço para as pessoas serem protagonistas no avanço dos resultados financeiros da empresa.

Nível de satisfação dos funcionários

Realize pesquisas para mensurar a satisfação dos colaboradores com o acesso e a qualidade do conhecimento disponível.

Verifique também se o compartilhamento interno está facilitando o trabalho e contribuindo para um espaço laboral mais colaborativo e ágil.

ROI da gestão do conhecimento

Calcule o retorno sobre o investimento (ROI) comparando os custos associados à gestão do conhecimento com os benefícios financeiros obtidos, como aumento de receita, redução de custos e melhorias na eficiência.

Quais empresas já implementaram a gestão do conhecimento em suas estratégias?

A gestão do conhecimento é uma prática estratégica adotada por grandes empresas para promover um ambiente de inovação, eficiência e desenvolvimento contínuo.

Veja, a seguir, alguns exemplos de sucesso nas organizações!

Salinor

A Salinor, a maior produtora de sal do Brasil, identificou a necessidade de consolidar a gestão do conhecimento do negócio, potencializando o capital intelectual da própria empresa.

Em parceria com a Selpe Advisory, foi criada a Escola Salinor, um projeto dedicado ao desenvolvimento e à formação de multiplicadores internos de treinamento.

Essa iniciativa foi desenhada e conduzida pelo time Selpe Advisory, que mapeou processos prioritários, guiou a Salinor na criação de uma estratégia eficaz de gestão do conhecimento com foco em desenvolvimento contínuo.

Além disso, nossos consultores criaram os recursos, treinaram as equipes envolvidas e entregaram o piloto da Escola Salinor. Este projeto é um embrião da Universidade Corporativa, que muito nos orgulha!

Petronas

A Petronas, empresa estatal de petróleo da Malásia, também escolheu impulsionar o desenvolvimento interno por meio da gestão do conhecimento e de um projeto de Formação de Multiplicadores.

O time de consultoria da Selpe Advisory, preparou um treinamento para preparar o time interno e ampliar o repertório para que mais pessoas pudessem ser impactadas com boas práticas de desenvolvimento por meio dos Multiplicadores.

Dessa maneira, o RH da companhia mapeou profissionais chaves e oportunizou a capacitação por meio das nossas entregas.

Este processo é reconhecidamente uma estratégia de sucesso que traz sustentabilidade para o negócio e retorno sobre o investimento significativo.

Veja outro cases do mercado:

Petrobrás

A Petrobrás é uma das empresas referência em gestão de conhecimento na Administração Pública Federal.

Ela implementou um modelo que valoriza o aprendizado com base em lições extraídas de experiências passadas, incentivando a troca de know-how e o desenvolvimento de soluções inovadoras.

O programa “Mentor Petrobrás” é um exemplo concreto de como a estatal compartilha conhecimento entre seus colaboradores, dos mais experientes para os mais novos.

Amazon

Inicialmente especializada na venda de livros, a Amazon aproveitou o conhecimento adquirido nessa fase e o aplicou para diversificar seu portfólio.

O resultado foi a transformação da empresa em um gigante do e-commerce, comercializando desde eletrônicos até utensílios domésticos.

A capacidade da Amazon de capturar e distribuir saber internamente é um dos pilares que sustenta sua rápida adaptação às demandas do mercado.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil também é um exemplo de como a gestão do conhecimento pode transformar uma organização.

Reconhecendo o valor das conversas informais entre os funcionários, o banco criou um treinamento que simula um ambiente descontraído, como pausas para café e encontros casuais em corredores.

Essa ação incentiva a troca de saberes entre equipes de diferentes áreas e agências, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados e para o fortalecimento da cultura organizacional.

Como vimos, implementar a gestão do conhecimento exige estratégia, investimento em cultura, ações desenhadas e associação de recursos adequados, gerando avanço do negócio, inovação, eficiência e desenvolvimento de times.

Se quiser saber mais sobre essa e outras práticas de Gente e Gestão, assine nossa newsletter. Você receberá por e-mail nossos conteúdos em primeira mão!

  • Autora
Autora
Gestão do conhecimento: guia completo para alavancar suas pessoas e seu negócio
Ana Pereira
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
Tags:
Desenvolvimento Profissional,Gestão de Pessoas,RH Estratégico

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