ROI: aprenda a mensurar resultados do RH da sua empresa!

Para ter um RH estratégico dentro das organizações, é preciso acompanhar e mensurar resultados. O ROI, que em uma tradução literal do inglês significa Retorno Sobre o Investimento (return on investment) é a ferramenta ideal para isso.
O método, como o próprio nome já diz, tem o objetivo de calcular a porcentagem de retorno sobre um determinado investimento. Isso quer dizer que o ROI é a relação entre o recurso que foi empregado em determinada ação e o que resultou efetivamente de lucro ou prejuízo para a empresa.
Assim, o ROI colabora para otimizar os investimentos de qualquer setor, inclusive o de Recursos Humanos. Afinal, contribui para a redução de custos e riscos, ao impactar em tomadas de decisões mais estratégicas.
Qual é a importância do ROI para mensurar resultados no RH?
A área de Recursos Humanos, assim como todos os departamentos internos das empresas, deve propor maneiras para mensurar resultados de suas atividades e funções para conseguir priorizar projetos e competir por novos investimentos.
Escolher a melhor métrica e mensurar resultados dos projetos é fundamental para conquistar uma visão real sobre os investimentos da empresa.
Nesse cenário, o ROI é uma ferramenta muito importante para não só mensurar resultados, mas também fornecer uma justificativa aos gestores sobre os investimentos em iniciativas voltadas aos talentos da organização.
No RH, é importante medir, além de benefícios diretos, aspectos mais abstratos, como os casos de investimentos em treinamento e desenvolvimento organizacional, por exemplo.
Como fazer o cálculo do ROI voltado para o setor de RH?
O primeiro passo para calcular o ROI é criar métricas que sejam aceitas por todos os departamentos. Além disso, é importante considerar nessas medidas todos os benefícios indiretos e intangíveis.
Para o RH, em regra, o ROI deve ser calculado da seguinte forma:
- mensure um benefício recebido;
- subtraia dele o total aplicado;
- divida o resultado pelo investimento;
- multiplique por cem.
Veja o exemplo e entenda como mensurar resultados do RH:
Imagine que você tenha investido R$4.000,00 em um treinamento para algumas equipes e líderes. Ao final de um mês, esse treinamento proporcionou o retorno de R$16.000,00, reduzindo em custo mensal o equivalente a R$6.000,00. Isso revela que houve um aumento de R$22.000,00 na receita.
Substituindo na fórmula, teríamos o seguinte:
ROI = (22.000 – 4.000) / 4.000
ROI = 4,5
Calculando a taxa percentual:
4,5 x 100 = 450%
Levando em consideração que um retorno sobre o investimento já é um fator muito bom, esse valor pode representar um valioso retorno. É como investir em uma aplicação do mercado financeiro um valor de R$100,00 e ganhar, ao final do mês, R$450,00!
De qualquer forma, para avaliar a relevância desse número, é necessário definir uma métrica de desempenho a partir de sua análise de mercado, identificando um valor aceitável para a empresa.
Como avaliar a métrica após o cálculo do ROI?
Para compreender com mais profundidade o cálculo de ROI em RH, é fundamental conhecer as considerações de Jack Phillips, presidente do ROI Institute, nos Estados Unidos.
Para cada projeto de Recursos Humanos, é analisada a reação a ele (nível 1: reação). O segundo passo é considerar o aprendizado que foi preciso para o projeto acontecer (nível 2: aprendizado).
Em seguida, é necessário medir a forma como os funcionários desenvolveram o programa (nível 3: aplicação e execução).
Viabilizando a aplicação, surge o impacto nos negócios da organização (nível 4: impacto). Para finalizar é calculado o ROI, transformando as medidas em capital (nível 5: ROI). Esse método é o mesmo utilizado por gerentes da área financeira para fazer o cálculo de ROI nas finanças da empresa.
Como medir o ROI no RH da sua empresa?
Para aplicar o ROI no setor de Recursos Humanos, recomenda-se aprofundar os conhecimentos, participando de treinamentos e cursos que ensinam a mensurá-lo. Você também consegue se capacitar lendo livros sobre o assunto.
Com isso, você estará preparado para escolher quais tipos de ferramentas podem ser usados para mensurar o ROI, sendo que, na maioria das vezes, os mais caros são os prediletos, pois conseguem agregar mais valor aos negócios.
Para o sucesso na implantação do ROI, é válido lembrar que quanto mais bem treinados e estimulados os colaboradores estiverem, mais altas são as chances de atingir as metas propostas no planejamento. Por meio do ROI, é possível relacionar o investimento em gestão do pessoal com o alcance das metas.
Quais ações de RH podem ser avaliadas com o ROI?
A Sociedade de Gestão de Recursos Humanos dos EUA (SHRM) publicou estudos com empresas que utilizam o ROI em seus processos, nas quais foram aplicadas avaliações nas áreas de aprendizagem, desenvolvimento e mudança, seleção, integração e retenção de colaboradores.
Também foram avaliados sistemas de recompensa, remuneração e gestão de desempenho, bem como relacionamento entre colaboradores, engajamento, assim como segurança, saúde e bem-estar.
As empresas que calculam o ROI nesses tipos de atividades estão conquistando bons resultados. Isso porque a mensuração dos resultados ajuda na obtenção de investimentos e amplia o comprometimento das organizações com o setor de RH.
Como mensurar resultados e avaliar o retorno em treinamento e desenvolvimento?
Quanto mais alinhadas as ações de treinamento e desenvolvimento com os resultados conquistados pela organização, mais relevante se torna o setor de Recursos Humanos.
Um fator muito importante para a negociação interna de investimentos é a reputação de uma área e seus profissionais, e sendo comprovado que os treinamentos trazem retorno para a organização, o setor de Recursos Humanos ganha autoridade para seus projetos.
Assim, o ROI é um dos indicadores que podem auxiliar no alinhamento das ações de RH e dos programas de treinamento e desenvolvimento com os objetivos empresariais e as estratégias da organização.
Finalmente, o setor de Recursos Humanos, por meio da mensuração de resultados, está assumindo uma nova posição, tornando-se um impulsionador de negócios, deixando de ser visto como um setor oneroso para as empresas e começando a ser visto como um departamento essencial para o negócio.
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