Etapas do processo de Recrutamento e Seleção: como fazer em 15 passos

Etapas do processo de Recrutamento e Seleção: como fazer em 15 passos

Como você planeja as etapas do seu processo de Recrutamento e Seleção de pessoas? Tenha em mente que é a partir de um processo seletivo bem estruturado que o RH e as lideranças conseguem mapear e selecionar profissionais qualificados e compatíveis com a cultura organizacional.

Quando o Recrutamento e Seleção tem etapas bem definidas e se apoia em metodologias eficazes, é possível ter foco total nas competências dos candidatos. Isso contribui para melhores contratações e para que haja mais diversidade na seleção.

Se você quer ter um processo estratégico e com foco em resultados, continue a leitura! Aqui, você entenderá os seguintes tópicos:

O que é Recrutamento e Seleção?

Recrutamento e seleção é um processo do setor de RH voltado para a contratação de novos profissionais. Isso significa encontrar pessoas compatíveis com a empresa e que apresentem as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para um cargo.

É a partir dele que o time de Gente e Gestão encontra profissionais com fit cultural e alinhados com o propósito da empresa. Com isso, realizar entregas ágeis e de qualidade, atingir a alta performance e promover o desenvolvimento sustentável são consequências naturais.

Tudo isso tem papel estratégico no sucesso dos negócios — afinal, grandes pessoas fazem grandes empresas, certo?

Por que investir no planejamento do processo de Recrutamento e Seleção de Pessoas?

Além de tornar os processos seletivos mais efetivos, apostar em um recrutamento e seleção de pessoas eficiente resulta em ganhos para toda a empresa. Desde a força da marca e a manutenção da cultura, até a entrega final para clientes, ter uma equipe de alta performance fará toda a diferença.

Para além desses benefícios, outras questões podem ser observadas, por exemplo:

  • otimização de tempo;
  • redução de custos;
  • aumento de produtividade;
  • melhora no clima das equipes;
  • melhor alinhamento de objetivos e metas;
  • retenção de talentos;
  • fortalecimento da cultura organizacional.

Qual é o papel estratégico do RH nos processos de recrutamento e no Inbound Recruiting?

O setor de Recursos Humanos tem vivenciado diversas transformações nos últimos anos, principalmente em função dos novos modelos de trabalho e da tecnologia. Nesse cenário, assume um papel cada vez mais estratégico nas organizações, deixando de ser uma área meramente operacional.

Por essa razão e devido à sua importância para o sucesso do recrutamento e seleção, o departamento tem adotado também técnicas de Inbound Recruiting. Esse método tem como objetivo atrair talentos para a organização e convencê-los a desejar ser parte do time, formando promotores da marca.

Tudo isso contribui para o fortalecimento do employer branding e envolve as seguintes etapas do processo seletivo:

  • atração de profissionais;
  • conversão (candidatura à vaga);
  • fechamento (convite para próximas etapas da seleção);
  • encantamento (descoberta do fit cultural).

Quais são os profissionais envolvidos no recrutamento e seleção?

As etapas do processo de recrutamento e seleção devem se encaixar perfeitamente para encontrar os talentos ideais para uma empresa. Por essa razão, diversos colaboradores são envolvidos durante seu planejamento e execução, a fim de identificar as competências e habilidades esperadas pela equipe.

Veja, abaixo, quem são os profissionais que fazem parte dessa trajetória!

  1. Recrutador: atua na atração e avaliação de perfis.
  2. Headhunter: responsável por encontrar talentos estratégicos.
  3. Analista de R&S: deve organizar todas as fases do processo e executar o onboarding.
  4. Business Partner (BP): é um parceiro de negócios que orienta a definição de perfis ideais e as escolhas de contratação.
  5. Psicólogo: responsável por aplicar testes específicos, que demandam uma análise mais complexa.

Como promover uma melhor experiência para os candidatos?

Oferecer uma melhor experiência para os candidatos (candidate experience) é uma ótima estratégia para garantir uma boa imagem da marca e o engajamento dos talentos.

Afinal, zelar por toda a jornada do profissional no processo seletivo demonstra cuidado com as pessoas e valorização dos potenciais. Mas, como promover uma boa experiência para os talentos? Veja, abaixo, 4 boas práticas!

1. Escreva um job description estratégico

Em muitos casos, o primeiro contato do candidato com a empresa acontece por meio do anúncio da vaga. Por isso, o job description precisa ser claro e objetivo, passando uma maior confiança e transparência aos participantes.

2. Fortaleça sua marca e exponha a cultura organizacional

Não é mais a empresa que seleciona o melhor talento, é ele que escolhe a melhor organização para atuar. Por essa razão, é fundamental fortalecer a imagem do seu negócio, principalmente na internet.

Isso porque os profissionais têm pesquisado sobre a performance das empresas antes de se inscreverem para um cargo.

3. Facilite a candidatura

O processo de inscrição deve ser prático e objetivo, tornando a experiência dos profissionais mais agradável. Afinal, interfaces complicadas e longas podem gerar um grande número de desistências.

Assim, desde o princípio, o profissional já saberá que as etapas do processo de recrutamento e seleção serão práticas e descomplicadas, se animando para as próximas fases.

4. Personalize a comunicação e dê feedbacks

Apostar em uma comunicação personalizada também é essencial. Dessa forma, fica mais fácil para que o talento compreenda a sua relevância para a empresa.

Além disso, ele precisa estar sempre atualizado em relação às etapas do processo, para que fique mais engajado com a vaga e disposto a se desenvolver profissionalmente.

Como usar a tecnologia no Recrutamento e Seleção?

A transformação digital é parte da rotina de profissionais de diferentes áreas, incluindo o recrutamento e seleção. E, hoje, a tecnologia no RH é uma grande aliada para o sucesso das contratações.

Isso porque, as soluções e softwares utilizados permitem automatizar tarefas e utilizar a coleta e análise de dados para tomar decisões mais certeiras. Com isso, os processos seletivos se tornam mais ágeis e eficientes, encontrando a pessoa certa para a vaga certa.

Dentre os principais recursos utilizados, estão:

  • uso de redes sociais para divulgação de oportunidades;
  • criação de sites institucionais e páginas de carreira;
  • uso de assessment de análise preditiva;
  • aplicação de testes diversos;
  • plataformas de recrutamento inteligente;
  • contato próximo com candidatos e envio de feedbacks.

Como promover a diversidade e inclusão (D&I) nos processos seletivos?

Para estruturar bem o processo de R&S é importante investir em iniciativas que contemplem a diversidade e inclusão. Afinal, essas ações são o caminho para um futuro de sucesso, atuando contra o preconceito e a discriminação no ambiente corporativo.

Ademais, ter em sua equipe pessoas com diferentes vivências, culturas e visões de mundo pode trazer muitos benefícios para o local de trabalho. Isso porque, é provável que sua empresa conte com times ainda mais criativos, inovadores e produtivos.

Para isso, o RH tem priorizado utilizar metodologias que vão ao encontro dessa mudança, como o recrutamento às cegas. Com ele, é possível avaliar o candidato através das suas competências técnicas e comportamentais, deixando de lado dados como idade, cor e gênero.

Além disso, com o uso de tecnologia no RH, é possível direcionar as pessoas certas para os cargos certos com base em suas aptidões e perfil. Assim, com um recrutamento inteligente e preditivo e com um banco de talentos qualificado, sua empresa terá os meios para ser mais diversa e inclusiva.

Quer saber quais são as 15 etapas do Processo de Recrutamento e Seleção de Pessoas? Confira a seguir!

Realizar um bom processo seletivo demanda atenção aos detalhes, conhecimento sobre o contexto do negócio e uma abordagem humanizada.

Por isso, além das etapas básicas de uma seleção, como a divulgação das vagas e a realização de entrevistas, é fundamental planejar as demais ações de forma estratégica. Veja as principais delas!

1. Entenda as necessidades e expectativas da empresa

O primeiro passo antes de realizar qualquer ação corporativa é estudar bem o contexto de mercado e o momento do negócio.

Assim, será possível mapear as reais necessidades da empresa e entender qual ou quais vagas precisam ser abertas, bem como o prazo e o orçamento para cada uma das etapas do processo de Recrutamento e Seleção.

Além disso, é fundamental analisar o desempenho do setor de destino das vagas, bem como conhecer quem compõem o time.

Dessa forma, as próximas etapas serão realizadas de maneira mais fluida, se baseando na rotina e clima da equipe em questão.

Outro ponto importante a ser discutido antes da abertura de vagas é sobre quais são as expectativas em relação à chegada de novos profissionais. Afinal, RH e lideranças devem estar alinhados quanto ao porquê das contratações e quais resultados devem ser esperados com a vinda das novas pessoas.

Por fim, deve ser definido também se será realizado um recrutamento interno, externo ou recrutamento misto. Essa escolha guiará várias etapas do processo, principalmente a divulgação das vagas e a aplicação de testes.

2. Realize a descrição da vaga

Após definir as necessidades e expectativas da empresa para o recrutamento, é preciso realizar uma descrição detalhada da vaga.

Para isso, o job description deve contemplar qual a qualificação necessária para se candidatar a cada oportunidade, quais as principais funções a serem desempenhadas e quais as competências comportamentais esperadas.

Além disso, é interessante informar local e horário de trabalho e quais os benefícios oferecidos.

Essas definições devem ter como base a cultura organizacional, os valores da empresa e o propósito do time. Com isso, as chances de recrutar profissionais compatíveis com as expectativas serão ainda maiores.

3. Estabeleça as competências esperadas em candidatos

Essa etapa acontece quase simultaneamente à realização da descrição da vaga. Afinal, desde o primeiro momento é preciso entender quais as habilidades e o qual o nível de maturidade profissional são necessários para ocupar determinado cargo.

Contudo, definições mais específicas podem surgir posteriormente, ao longo do contato com candidatos. Isso porque talvez alguns dos inscritos para o processo seletivo apresentem qualidades que os diferenciam dos demais.

Porém, independentemente de surpresas positivas ao longo da seleção, a liderança deve repassar ao RH desde o princípio quais são as competências esperadas. Ou seja, quais são as hard e soft skills fundamentais para a função.

4. Realize a divulgação das vagas

Agora que já foram estabelecidas todas as características das vagas e definido internamente um prazo e um orçamento para a realização do processo seletivo, chega o momento de divulgação das oportunidades!

É nessa hora que investir no marketing de atração personalizado é fundamental. Isso porque com uma boa estratégia de comunicação é possível refletir a identidade da empresa e atrair candidatos com fit cultural.

Para isso, uma ótima estratégia é realizar publicações periódicas nas redes sociais, incentivar o compartilhamento em canais de comunicação e criar uma página de carreiras.

5. Invista em plataformas de recrutamento

Cada vez mais, os processos nas empresas se tornam tecnológicos e automatizados. Para o recrutamento e seleção, já existem diferentes plataformas e mecanismos inteligentes, que realizam desde a gestão das vagas até a emissão de relatórios.

Por isso, investir em plataformas de recrutamento pode ser uma boa maneira de otimizar tarefas e garantir agilidade na seleção. Afinal, tornam possível que todas as etapas do processo seletivo sejam realizadas em um único espaço.

6. Faça a triagem de currículos

A triagem inicial dos currículos pode ser feita de duas maneiras diferentes:

  • caso a sua empresa tenha recebido um grande número de candidaturas, essa análise pode acontecer de forma automatizada com o suporte de plataformas de recrutamento inteligentes;
  • porém, se a quantidade de candidaturas for menor ou para cargos muito estratégicos, esse processo pode ser realizado de forma manual por um profissional de RH.

É preciso lembrar que esse é apenas o primeiro passo da jornada e é preciso ter muita cautela na análise de currículos. Por isso, para realizar uma triagem mais precisa, atente-se para a descrição da vaga e as expectativas da liderança.

7. Realize as primeiras entrevistas e dinâmicas

Após a triagem de currículos, é essencial realizar uma conversa com as pessoas inscritas. Caso o volume de candidaturas ainda seja grande, existem duas alternativas: apostar em dinâmicas de grupo ou, se o volume for realmente expressivo, realizar testes lógicos para eliminação de perfis.

É comum que as empresas optem por realizar entrevistas em grupo neste primeiro momento. Porém, se for mais estratégico para a sua organização, não hesite em propor conversas individuais.

Neste contato inicial, é importante alinhar as expectativas em relação ao preenchimento do cargo e introduzir algumas informações a mais sobre a empresa.

Além disso, busque conhecer quem são os candidatos e faça perguntas objetivas sobre suas experiências e o que entendem sobre a organização.

Ah, caso faça sentido, proponha também ações de gamificação. Assim, os avaliadores serão capazes de perceber melhor como cada candidato pensa e se comporta.

8. Aplique testes técnicos e de conhecimentos gerais

A partir dos contatos iniciais, é possível que as pessoas recrutadoras já tenham em mente quais perfis podem ser mais compatíveis com a empresa.

Porém, é preciso, de fato, testar as habilidades técnicas informadas pelos candidatos. Para isso, a empresa pode aplicar testes de recrutamento para seleção de pessoal, como os testes técnicos e de conhecimentos gerais, em diferentes formatos.

Para uma vaga administrativa, por exemplo, pode ser solicitado que os profissionais enviem um determinado modelo de planilha. Já para uma oportunidade comercial, pode haver a simulação de um processo de vendas.

9. Realize testes comportamentais

Um aspecto muito importante a se observar em processos de seleção é o perfil comportamental dos candidatos.

Afinal, a partir do entendimento de como uma pessoa pensa e age, é possível entender em quais funções ela terá melhor desempenho e quão compatível é com a cultura da empresa.

Por isso, aplicar testes comportamentais e de análise preditiva é fundamental para garantir a efetividade nas contratações a partir da análise e cruzamento de dados.

Além disso, investir em bons testes de fit cultural pode contribuir para que sua equipe selecione profissionais compatíveis com o negócio e alinhados com a sua cultura. Isso irá favorecer a manutenção do bom clima organizacional e a criação de conexões profissionais que geram resultados.

10. Direcione finalistas para a entrevista com gestores

Uma das últimas etapas do processo de recrutamento e seleção é o encaminhamento das pessoas selecionadas como finalistas para a entrevista com gestores.

Nesse momento, a liderança buscará conhecer quem foram os candidatos escolhidos pelo RH e identificar quais têm competências e personalidade mais próximas da equipe.

11. Analise os candidatos e tome uma decisão da forma menos enviesada possível

Após todas as etapas do recrutamento, chega o momento da escolha de qual ou quais profissionais contratar. Aqui, RH e gestão devem analisar em conjunto as potencialidades de cada pessoa e chegar a uma decisão final sobre quem integrará o time.

Nessa etapa, é fundamental acompanhar os resultados de cada entrega e buscar ter o menor enviesamento possível na seleção.

12. Ofereça feedbacks

A cada etapa do recrutamento e seleção, alguns candidatos são eliminados do processo seletivo. Por isso, é importante que, independentemente da aprovação, todos os inscritos recebam feedbacks em cada fase do processo (positivos ou negativos).

Principalmente na escolha pela contratação, é essencial oferecer feedbacks completos e construtivos para as pessoas que não foram selecionadas após a entrevista com gestores.

Assim, você não só cuida da imagem da própria empresa, mas mostra zelo por esses profissionais e os ajuda a se desenvolver para oportunidades futuras.

13. Realize a contratação de aprovados

Neste momento, o processo seletivo pode quase ser dado como encerrado, certo? Porém, ainda assim, é preciso ter atenção e se planejar para a contratação das pessoas aprovadas.

Normalmente, é nesta etapa que o Departamento Pessoal da empresa fica mais à frente, cuidando de questões burocráticas.

É nesta etapa também que o contrato e a carteira de trabalho são assinados, além de serem coletadas informações para envio de salário e outros benefícios corporativos, por exemplo.

14. Invista em um onboarding eficaz

O onboarding está mais para uma estratégia de desenvolvimento do que para uma etapa do processo de recrutamento e seleção. Contudo, é importante ressaltar como as práticas de onboarding são importantes para as organizações, favorecendo a:

  • retenção de talentos;
  • redução do turnover;
  • melhora no engajamento.

Além disso, o processo de onboarding é essencial para o alinhamento de expectativas, a integração das equipes e o próprio diferencial competitivo. Por esse motivo, é preciso que ele seja bem planejado e realizado da melhor maneira possível.

15. Conte com o apoio de quem entende do assunto

Por fim, existe um investimento que pode fazer toda a diferença na qualidade das etapas do processo de recrutamento e seleção de pessoas na sua empresa. Isso porque a escolha por contar com uma empresa especializada em R&S pode potencializar os resultados da organização.

Afinal, uma equipe especializada na realização de processos seletivos de diferentes segmentos terá conhecimentos muito mais amplos e direcionados ao seu nicho de negócio.

Com esse apoio, será possível explorar todo o potencial de performance dos candidatos e criar conexões profissionais com significado.

Se quiser saber mais sobre os diferentes tipos de processo seletivo e como eles podem ser estratégicos para a sua empresa, assine nossa newsletter. Você vai receber por e-mail nossos conteúdos em primeira mão!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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