Quais são os diferenciais do processo de recrutamento e seleção com base em algoritmos? 

Quais são os diferenciais do processo de recrutamento e seleção com base em algoritmos? 

O primeiro diferencial do processo de recrutamento e seleção com o auxílio de algoritmos é a otimização dos dados.

 

Organizar informações e integrá-las, Os algoritmos calculam e tomam decisões a partir de dados e critérios anteriormente estabelecidos, logo as informações se encontram em uma base de dados que promove a eficiência. Em tempos de Home Office e Trabalho Remoto é algo valioso, necessário. Não tem como mais um R&S existir sem abraçar a tecnologia.

 Mas se fosse apenas isso, já seria suficientemente excelente para organizar as informações. O melhor é quando o Recrutamento Inteligente se propõe a ir além e otimiza o tempo dos profissionais de R&S.

O resultado é gerar para o  Recrutamento e Seleção muito mais lógica, integração e precisão! Esse processo humaniza e empodera todo o R&S de uma forma jamais pensada, isto é ,com dados. A finalidade é deixar todo processo mais seguro e confiável.

 

Privilegie os usuários 

Outra questão fundamental é a compatibilidade com a realidade dos usuários. Para candidatos jovens e modernos, o interesse em participar de processos seletivos automatizados e tecnológicos costuma a ser bem maior, pois eles já estão inseridos nesse universo. A imagem da empresa ganha vários pontos positivos!

 Além de todos esses benefícios, a redução de custos deve ser levada bastante em conta. Horas de trabalho e retrabalho operacional, dias dedicados à análise e à organização de informações de currículos e burocracias na comunicação com o candidato são altamente reduzidos!

 

Ficou interessado? Veja aqui algumas considerações importantes!

 Apesar de serem objetivos e diretos é importante falar que os algoritmos não tomam todas as decisões! Na verdade, quem toma a decisão final da contratação é o recrutador.

O algoritmo apresenta sugestões baseadas nos critérios anteriormente estabelecidos, logo, se os analistas de Recrutamento e Seleção não ficarem contentes com o candidato que o sistema considera adequado, outros serão apresentado com um trabalho de atração prévio.

Um Recrutamento e Seleção protagonista?

Facilitar uma decisão não é tomá-la pelo ser humano, ou seja, todo profissional de Recrutamento e Seleção continuará a ser o protagonista do processo. Em tempos de Home Office e tantas situações adversas, a integração dos dado, a otimização do tempo, passa a ter uma função única para todo R&S: eficiência. Assim, deixar esse Recrutamento realmente Inteligente. 

A distância do trabalho remoto não pode ser motivo para retrabalho.

A tecnologia está ai para arrumar “a casa” de novo.

 Olha que interessante o Recrutamento e Seleção por regiões: Entenda a diferença por áreas do Brasil