Marketing e RH: como essa união pode potencializar resultados?
Para que as empresas atinjam uma alta performance, é fundamental que os times estejam preparados e alinhados aos propósitos dos negócios, certo? Também! Além disso, é importante que as equipes trabalhem juntas para alcançar os objetivos de uma empresa. E foi pensando nisso que surgiu a união estratégica entre as áreas de Marketing e Recursos Humanos.
Embora não seja uma ideia tão intuitiva, a verdade é que essas duas áreas, quando trabalham juntas, impulsionam a entrega de resultados em ambos os setores.
Para você entender melhor, explicamos aqui como essa parceria pode alavancar seus negócios e como implementá-la. Continue a leitura!
Qual a relação entre Marketing e RH?
A princípio, pode ser um pouco difícil de perceber que as áreas têm muito potencial quando são aliadas.
Afinal, a teoria nos levar a crer que, como o marketing foca em “lidar com os leads” e o RH trata dos profissionais da companhia, os setores operam de forma isolada nas empresas.
Mas, na prática, não é isso que acontece. Marketing e RH são capazes de andar juntos, principalmente, quando olhamos para dois dos objetivos de qualquer negócio: atrair os melhores talentos e reter profissionais.
Isso significa que a união entre essas áreas contribui de forma estratégica para os processos de recrutamento e seleção, bem como para o fortalecimento do employer branding.
Como o Marketing e o RH podem trabalhar juntos?
Para contribuir com o recrutamento e seleção, o marketing deve executar estrategicamente ações de atração de talentos. Isso significa trabalhar a divulgação das vagas em si.
Nesse processo, Marketing precisa entender o que o RH espera dos candidatos para alcançar o perfil de pessoa certo.
Como consequência, a empresa alcança maior agilidade e assertividade para os processos seletivos.
Afinal, quando esse objetivo é atingido por meio de um marketing de atração interativo e dinâmico, por exemplo, os testes de mapeamento de perfil podem ser realizados de maneira mais rápida e efetiva.
Agora, para que a companhia seja melhor vista pelos próprios colaboradores, o marketing e o RH trabalham juntos para conhecer as expectativas deles em relação ao ambiente de trabalho.
Depois disso, pensam maneiras de atender às visões dos profissionais e colocam em prática ações com foco no público interno.
Quais técnicas de Marketing podem ser aplicadas no RH?
Como vimos, Marketing e RH são capazes de construir juntos estratégias de endomarketing para despertar nos colaboradores o engajamento com o que fazem.
Da mesma forma, têm forte poder para atrair candidatos mais compatíveis com as oportunidades disponíveis na empresa. Mas, para que isso aconteça, algumas técnicas do marketing podem (e devem) ser aplicadas no RH! Confira abaixo algumas delas.
Alinhamento da estratégia do RH com a estratégia de negócio
Além das funções que já conhecemos, o marketing pode ajudar a propagar por toda a empresa as estratégias pensadas pelo RH e conciliá-las com a estratégia dos negócios.
Para isso, o marketing apoia a comunicação interna da companhia, ou seja, atua como um “braço” do setor de RH para divulgar ações e decisões pensadas pelo setor a outras áreas da companhia e para fazer a mediação entre eles.
Nutrição dos candidatos
Auxiliando o RH no recrutamento de novos colaboradores, o marketing se faz fundamental para garantir que a divulgação das vagas oferecidas pela empresa chegue aos candidatos certos.
Mas, mais do que isso, é importante que o setor também mantenha essas pessoas engajadas e interessadas nessas oportunidades.
Para atingir esse objetivo, o marketing utiliza técnicas “tradicionais” quando pensamos na área, ou seja, fomenta redes sociais com publicações que promovem formas de interação com esse público.
Assim, ele contribui para que es processos seletivos sejam mais dinâmicos e eficientes, promovendo a nutrição dos candidatos às vagas divulgadas.
Jornada do candidato
Como vimos, um dos focos principais nessa parceria é atingir processos de seleção com sucesso – e uma das estratégias para isso é formular toda a jornada do candidato com planejamento.
Para isso, o marketing ajuda o setor de RH a entender quais etapas as pessoas interessadas nas vagas devem passar até a contratação — e, assim, planeja e executa as melhores formas de atração.
Agora que você já entendeu como unir o Marketing ao RH, que tal implementar essa combinação de forma estratégica no recrutamento e seleção nos seus negócios?
Para fazer isso em programas de trainees e estagiários, recomendamos nosso e-book completo sobre a atração desses talentos! Até mais!