10 melhores estratégias de recrutamento e seleção de pessoas

10 melhores estratégias de recrutamento e seleção de pessoas

Como você planeja as estratégias de recrutamento e seleção de pessoas na sua empresa?

Além de os candidatos estarem mais exigentes em relação às empresas onde desejam trabalhar, as competências comportamentais ganharam peso significativo. Isso indica uma busca mais intensiva pelos talentos aderentes à corporação.

Uma boa estratégia de recrutamento e seleção faz toda a diferença para atrair os profissionais ideais para o desenvolvimento da empresa. Quer saber como aplicá-la na prática? Acompanhe este artigo!

Benefícios das estratégias de recrutamento

Ter uma estratégia de recrutamento em si já é vantajoso, uma vez que o planejamento e a organização estratégica das equipes demonstram um compromisso com o crescimento. Buscar o desenvolvimento é uma das principais características das empresas de destaque.

Mas o que é recrutar com estratégia? Isso significa otimizar os processos de recrutamento, seleção e retenção de talentos, visando economizar recursos como tempo de trabalho e financeiro. Dessa forma, é possível redirecionar o foco para atividades que requerem maior expertise.

Por esse motivo, a contratação por valores se tornou maior — e organizações de todos os segmentos estão preocupadas em construir sua imagem como empresas empregadoras.

Ao recrutar com estratégia, podemos observar outros benefícios como:

  • tomadas de decisão de R&S mais eficazes;
  • uso inteligente dos recursos voltados para R&S;
  • alinhamento das contratações com os objetivos gerais da empresa;
  • foco na aquisição de talentos especializados para cada time.

Com tudo isso em mente, confira agora 10 dicas de como desenvolver uma estratégia de recrutamento de sucesso!

1. Invista no marketing de atração de candidatos

Da mesma forma com que os candidatos são avaliados, as empresas também são criteriosamente analisadas por eles. Dessa forma, para uma companhia captar e reter talentos, é essencial que o negócio seja atraente para os profissionais da área. Para isso, o marketing de atração de candidatos é essencial!

Esse trabalho é importante porque atrair os profissionais mais compatíveis com a vaga torna mais fácil e eficiente o processo de recrutamento.

Assim, tenha atenção para oferecer sempre dados relevantes sobre a cultura e os valores da organização. Isso colabora para a aproximação de quem está alinhado com os propósitos da sua empresa.

Dedique-se, também, às suas ações de marketing interno e recorra ao banco de talentos para selecionar potenciais colaboradores e convidá-los para concorrerem às melhores vagas.

2. Faça uso de employer branding para atrair talentos

A estratégia de employer branding é essencial para fomentar o marketing de atração.

Afinal, as redes sociais são ferramentas importantes no fortalecimento da imagem da corporação e, ainda, colaboram para colocá-la em posição de marca empregadora. Por isso, é fundamental estar com as estratégias alinhadas na hora de anunciar as oportunidades nos perfis da empresa.

Além disso, a presença de uma marca deve acontecer de forma integral. O employer branding envolve um conjunto de ações para a gestão da imagem da empresa, e não se restringe apenas ao ambiente digital.

3. Faça entrevistas individuais e em grupo

Entrevistas individuais e em grupo são ótimas para conhecer melhor seus candidatos para além do que é apresentado nos currículos.

Por meio de uma conversa, ainda que feita remotamente, você consegue obter informações complementares de experiências profissionais e acadêmicas de um candidato. Além disso, você também tem a oportunidade de observar como ele se comporta e entender suas expectativas neste primeiro contato.

No caso das entrevistas em grupo, elas se mostram ótimos recursos para deixar essa etapa do processo seletivo mais enxuta. Afinal, possibilita a avaliação de vários candidatos ao mesmo tempo.

Para tornar esse tipo de entrevista mais descontraído e enriquecedor, você pode apostar em dinâmicas coletivas para explorar habilidades técnicas ou comportamentais.

4. Use a análise preditiva nos processos de seleção

Uma das formas mais eficazes de se fazer contratações duradouras e estratégicas para uma corporação é por meio da análise preditiva dos candidatos.

Isso porque ela ajuda na previsão de tendências, comportamentos e resultados futuros, com o auxílio de uma base de dados, algoritmos personalizados e ciência comportamental.

A partir dessas avaliações de personalidade, você consegue ter informações valiosas, como o que motiva e engaja um candidato em um ambiente profissional, por exemplo.

Assim, é possível saber se o talento, no processo de recrutamento, é compatível com o cargo, tendo em vista a formação da equipe, a gestão responsável e a rotina de trabalho.

5. Aposte em dinâmicas de interação para verificar soft skills

As dinâmicas também são ótimas oportunidades para analisar as soft skills de um futuro colaborador mais de perto. Afinal, essas habilidades estão relacionadas com a interação da pessoa com outros indivíduos, principalmente quando se trata do comportamento em equipe.

A inteligência emocional, a capacidade para liderar e resolver conflitos, autoconhecimento e boa comunicação são alguns exemplos de soft skills mais buscadas em uma estratégia de recrutamento.

No ambiente de trabalho, essas competências são muito valorizadas, especialmente porque algumas empresas ainda não sabem muito bem como treiná-las.

Nesse cenário, se o recrutador consegue fazer essa avaliação prévia de um candidato, ele também consegue entender melhor qual o tipo de perfil de uma pessoa e se ele está alinhado ao que a empresa precisa.

6. Aplique testes técnicos de conhecimento para análise de hard skills

Se por um lado as soft skills avaliam questões comportamentais, por outro temos também as hard skills. Elas são as capacidades técnicas de uma pessoa, que estão atreladas diretamente às suas funções profissionais em si.

Gestão de projetos, inglês avançado, domínio de ferramentas (como Excel) ou saber operar uma máquina são alguns exemplos de hard skills. Todas elas nós podemos aprender de diversas formas, seja em cursos, livros, palestras ou treinamentos.

Nos processos seletivos, elas são analisadas por meio de testes técnicos ou avaliações de conhecimentos específicos.

Por isso, é importante avaliar muito bem a vaga em questão para propor, junto ao gestor da área, um teste que seja coerente, justo e que faça parte das funções que o profissional escolhido precisará desempenhar na companhia futuramente.

7. Use indicadores de eficiência e eficácia

É fundamental que o recrutador tenha dados de seus processos de trabalho para tornar mais ágeis suas operações, realizando-as de maneira clara e objetiva.

Nesse sentido, indicadores de eficiência avaliam o desempenho do processo realizado, enquanto os de eficácia mensuram o resultado alcançado ao fim do processo.

São exemplos de indicadores de eficiência:

  • número de pessoas envolvidas no planejamento, atração e execução do recrutamento;
  • período de cada etapa realizada;
  • prazo total para realização do processo;
  • valores totais investidos (infraestrutura, divulgação, consultorias, entre outros).

Já entre os de eficácia, podemos destacar a taxa de vagas preenchidas e a rotatividade dos colaboradores contratados.

Com indicadores de eficiência e eficácia, você relaciona os recursos investidos e os resultados alcançados em um processo. Isso torna possível identificar falhas e criar planos de ação para diminuir os efeitos negativos.

Portanto, para o setor de RH amadurecer na gestão do recrutamento, é necessário verificar possíveis erros e investir em melhorias que podem ser implementadas em curto e médio prazos.

8. Aplique Inteligência Artificial nos processos de R&S

Para ter uma boa estratégia de recrutamento é importante estar atualizado sobre inovações tecnológicas, tendências e programas para fazer o mapeamento de perfil e a gestão de todo o processo.

A Inteligência Artificial já não é mais uma novidade, e tem sido usada por diferentes empresas nas diversas atividades e processos do RH. Ela pode ser utilizada na parte de revisão de currículos e cartas de apresentação – diminuindo o tempo disposto a essas atividades, por exemplo.

Além disso, as IAs no recrutamento e seleção auxiliam o recrutador com detalhes que podem passar despercebidos quanto às soft skills e ao fit cultural com a instituição.

9. Tenha uma página de carreiras atrativa

Sua página de carreiras é um de seus cartões de visita. Por isso, é importante ter uma plataforma inteligente, funcional e atrativa – com o objetivo de despertar o interesse das pessoas.

Há uma série de empresas disputando pelos melhores talentos, então, é importante investir na divulgação certeira de programas e vagas pontuais. Para isso, você deve apresentar as informações de cada oportunidade de forma interessante, desde as funções até os benefícios e a cultura organizacional.

Se internamente não existe um time capacitado para essa função, é possível contar com empresas especialistas no mercado, como a Selpe! Aqui, nós temos profissionais especializados em atração, seleção e desenvolvimento em diferentes níveis do ciclo de Gente.

10. Trabalhe Diversidade e Inclusão na cultura da empresa

Além dos benefícios de se ter uma equipe diversa, é importante trabalhar Diversidade e Inclusão na cultura da corporação. Afinal, os profissionais do futuro enxergam o ambiente de trabalho como parte de sua vida – e não algo isolado.

Por isso, a empresa deve ser um espaço acolhedor para todas as pessoas em suas diversidades e investir em processos de seleção que expressem essa posição. Assim, o recrutamento inclusivo tem se tornado uma das maiores tendências do RH na atualidade, junto com o alto investimento em tecnologia e desenvolvimento profissional.

Agora que você já conhece as melhores estratégias de recrutamento e seleção de pessoas, é hora de colocar a mão na massa! Planeje um bom funil de contratação e escolha as abordagens e ferramentas que melhor atendam às necessidades da sua empresa.

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A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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