RH Terceirizado: o que é, como funciona e quais os benefícios

RH Terceirizado: o que é, como funciona e quais os benefícios

A gestão de pessoas do seu negócio tem impactado positivamente os profissionais e trazido os resultados que você precisa?

Independentemente do nicho ou estágio de desenvolvimento de uma corporação, o setor de RH deve administrar rotinas com eficiência, avaliar e desenvolver o potencial dos talentos, além de buscar melhorias constantes.

Então, se os profissionais encarregados não estão prontos para os desafios, a organização é prejudicada de forma mais ampla.

O RH terceirizado é uma solução cada vez mais recorrente para o problema, pois supre demandas internas, fortalece estratégias de cultura empresarial e melhora a experiência dos colaboradores.

Quer ficar por dentro do assunto e se beneficiar desse serviço? Leia o nosso artigo até o final!

O que é e o que faz um RH terceirizado?

O RH terceirizado é a terceirização de algumas ou todas as funções de Gente e Gestão em um negócio. Quando uma corporação demanda melhorias em questões estratégicas ou em suas tarefas de gestão de pessoas, ela tende a recorrer a esse serviço.

Nesta modalidade, a organização especializada adequa seu trabalho de acordo com as necessidades específicas da instituição contratante, oferecendo um escopo de trabalho completo:

  • recrutamento e seleção para diferentes níveis de atuação e modelos de trabalho;
  • treinamento e desenvolvimento para cargos de alta senioridade;
  • consultoria em gestão de pessoas;
  • avaliação por competências, de clima organizacional e de engajamento;
  • soluções em legislação, gestão de benefícios e folha de pagamento;
  • soluções tecnológicas de alto valor agregado.

Como o RH terceirizado pode ajudar empresas em crescimento a lidar com demandas de pessoal?

Empresas em fase de crescimento costumam enfrentar dificuldades relacionadas à gestão de pessoal, especialmente ao equilibrar esforços para alcançar metas estratégicas relacionadas à proposta do negócio.

Muitas vezes, essas companhias contam com um departamento reduzido, com poucos colaboradores realmente especializados para lidar com os desafios e complexidades da área.

Embora os profissionais saibam o que precisa ser feito, por vezes, podem não ter as ferramentas adequadas para consolidar um RH inteligente e humanizado.

A área também exige conhecimento especializado em gestão de conflitos, conformidade legal, além do uso de tecnologias eficientes que otimizam o trabalho.

Como resultado, é comum encontrar nessas organizações funcionários desengajados e insatisfeitos, com baixa produtividade, sem saber a quem recorrer.

No longo prazo, o impacto negativo pode chegar ao desempenho e a reputação do negócio. Afinal, não é satisfatório trabalhar em uma empresa que não sabe gerir as pessoas e solucionar os desafios, certo?

Uma possibilidade viável, nessa fase de maturidade empresarial, é contratar serviços que atendam a necessidades mais urgentes a fim de observar os feitos do RH terceirizado.

Quais são os benefícios de um RH terceirizado na prática?

Menos burocracia

Gerenciar e desenvolver pessoas também envolve tarefas burocráticas. Isso significa lidar com uma variedade de dados e processos ao longo de toda a jornada do colaborador – passando pela contratação, desenvolvimento até o eventual encerramento do vínculo empregatício.

Uma corporação que valoriza os resultados das suas ações relacionadas às pessoas compreende que eficiência e agilidade são fundamentais.

Isso garante que tarefas processuais ocorram da melhor maneira possível, evitando insatisfações desnecessárias no ambiente de trabalho.

Ao terceirizar o departamento de RH, essas atividades são assumidas por profissionais experientes que utilizam uma metodologia própria, ágil e eficaz para lidar com as demandas.

Recrutamento e retenção de talentos qualificados

Como você sabe, contratar os melhores talentos pode ser extremamente desafiador, especialmente para organizações em fase de crescimento.

O recrutamento e seleção envolve alta expertise em comportamento e desenvolvimento humano, além da avaliação do fit cultural.

Ao contratar um RH terceirizado, a empresa terá a segurança de que os melhores especialistas e tecnologias serão utilizados, aumentando as chances de boas contratações.

Esses profissionais têm conhecimentos elevados em roteiro de entrevista e ferramentas de mapeamento de personalidade e motivação profissional. Isso faz toda a diferença na escolha do colaborador ideal para diferentes funções.

Lembrando ainda que contratações alinhadas aos objetivos do negócio são refletidas em retenção dos talentos no futuro.

Melhora da employee experience

Instituições especializadas em Recursos Humanos estão constantemente atualizadas sobre as boas práticas e tendências do mercado.

Um pilar importante nesse contexto são as práticas de employee experience, que em um ambiente de RH terceirizado, busca otimizar e humanizar as relações de trabalho.

Afinal, o contexto corporativo na sociedade contemporânea demanda atenção à psicologia e à felicidade no trabalho. Não basta contratar profissionais capacitados, é necessário também desenvolvê-los para enriquecer sua experiência no longo prazo.

E essas empresas oferecem soluções em desenvolvimento humano a fim de motivar, engajar e promover um senso de propósito importante no espaço laboral.

Fortalecimento da cultura organizacional

Uma insegurança comum às companhias que terceirizam o RH refere-se a possível falta de personalização, ou “frieza” no atendimento às reais necessidades do negócio.

Entretanto, quando a comunicação clara e eficaz guia o relacionamento entre as partes, é possível criar um plano de ação específico e validar estratégias em conjunto que façam sentido para a companhia contratante.

Essa é uma das maiores vantagens de contar com uma consultoria especializada. Ao informar os valores e características da empresa, os profissionais de RH trabalham para fortalecer o seu employer branding e a cultura.

Mas, quando terceirizar ou internalizar o RH?

A terceirização do RH pode não ser a melhor alternativa para todos os negócios.

Por isso, é fundamental que os gestores e gestoras façam um diagnóstico do seu empreendimento e identifiquem quais são as principais dificuldades na área de gente e gestão.

As maiores desvantagens de contratar um RH terceirizado surgem de um desalinhamento de expectativas entre a empresa fornecedora e tomadora dos serviços ou da falta de clareza sobre os objetivos a serem alcançados.

Se uma organização valoriza a gestão de pessoas centralizada, tem uma equipe de RH bem estruturada e alocada, reconhecida por oferecer valor significativo: a terceirização pode não ser a melhor opção.

Neste caso, pode ser mais estratégico realizar investimentos internos, ou demandar serviços de forma esporádica.

Por outro lado, se a firma deseja reduzir custos e preocupações, delegar serviços complexos de RH ou fortalecer a cultura empresarial, a terceirização é a solução.

Lembrando ainda que a escolha por um RH terceirizado não precisa ser integral, tampouco definitiva. Muitos estabelecimentos optam por delegar processos pontuais, como recrutamento e seleção de determinados cargos por um período específico.

Ou ainda, investem no treinamento de lideranças e trilhas de aprendizagem para trainees e estagiários em fases de crescimento ou mudança de gestão.

Quais são os principais passos para implementar o RH terceirizado de forma eficaz?

1. Pesquise

O primeiro passo para implementar o RH terceirizado é buscar por fornecedores que tenham expertise, credibilidade no mercado e conexão com a sua empresa. Aqui, o fit cultural também importa!

Neste momento, uma pesquisa minuciosa das opções disponíveis é indispensável.

Também é interessante que a empresa atenda integralmente às necessidades de toda a cadeia dos Recursos Humanos, facilitando a fidelização e a resolução de problemas de ponta a ponta.

2. Considere uma consultoria em RH

Nem sempre gestores e empresários sabem exatamente quais são os desafios enfrentados pelo departamento de RH.

Então, o primeiro passo para a definição das ações a serem efetivadas na corporação é a contratação de uma consultoria especializada.

Esse atendimento proporciona uma perspectiva crítica sobre o contexto geral do negócio, identificando gargalos e falhas, e pode ser acionado em diferentes fases de gerência e processos internos.

A partir do diagnóstico realizado, os gestores poderão tomar decisões mais efetivas sobre a contratação completa ou parcial de soluções das empresas de RH.

3. Alinhe expectativas, acompanhe e confie!

Além de alinhar as expectativas, é essencial acompanhar o trabalho realizado por uma empresa terceirizada, especialmente quando se trata da gestão de pessoas: parte fundamental da organização.

Mantenha canais de comunicação abertos e acessíveis e realize reuniões regulares para avaliar de perto os resultados das ações implementadas. Somente por meio desse acompanhamento é possível mensurar as transformações.

Contudo, é importante confiar na expertise da parceria terceirizada escolhida. Afinal, é com uma relação de respeito mútuo e segurança que as mudanças significativas acontecem.

Se você chegou até aqui, entendeu que o RH terceirizado é uma maneira de aprimorar os resultados na gestão de pessoas do seu negócio, delegando tarefas a uma organização especializada no assunto.

Com essa parceria, é possível criar processos menos burocráticos e rotinas mais satisfatórias para os funcionários, além de desenvolver talentos e alavancar a competitividade da companhia no mercado.

Atuando de forma sistêmica em todo o ciclo de gente e gestão, a Selpe Advisory oferece soluções em consultoria especializada para aprimorar o desempenho das lideranças e equipes.

Com trilhas de desenvolvimento personalizadas para cada área do negócio, o programa visa o crescimento dos profissionais e da empresa.

Você tem interesse por esse tipo de solução? Quer tirar suas dúvidas? Acesse o nosso site e entre em contato com o nosso time de especialistas.

Autora
Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jéssica adora ler livros, dançar e estar com os amigos. Na Selpe, é redatora e trabalha com a produção de conteúdo para o blog, redes sociais e outros canais de comunicação.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support