RH Digital: o que é e quais os benefícios para as empresas?

A presença da tecnologia em todos os segmentos do mercado permitiu a transformação e expansão de vários departamentos e áreas de atuação das empresas. Assim, surgiu o RH digital.
A digitalização da área de Gente e Gestão, por exemplo, otimiza processos de rotina, permitindo um tempo de resposta menor para as demandas do setor e melhor atuação no suporte a gestores e suas equipes.
Mas, afinal, o que é o RH digital? É o que você vai descobrir neste post! Continue lendo para entender a importância do assunto e saiba quais são os benefícios de contar com esse novo conceito na sua empresa!
O que é RH Digital?
RH digital é o termo utilizado para representar a adequação do departamento à tecnologia e a incorporação das suas atividades em uma base digital.
A ideia é conferir mais agilidade, padronização, segurança e otimização aos processos realizados pelos profissionais de Gente e Gestão.
Assim, as demandas mais urgentes de burocracia, recrutamento e seleção, resolução de conflitos ou avaliação de desempenho poderão ser desenvolvidas em menor tempo, melhorando as entregas da área.
Evolução do RH
Com o passar dos anos e o surgimento de novas tecnologias no RH, o setor passou a desempenhar papel ainda mais estratégico.
Durante esse processo de transformação, novas características e modos de atuação foram conferidos ao departamento. Confira:
- RH 1.0: é o modelo tradicional de RH, em que as funções desempenhadas eram estritamente burocráticas.
- RH 2.0: um pouco mais complexo que o modelo original, o RH 2.0 via o capital humano como parte da estratégia de negócio.
- RH 3.0: mais conectado que os anteriores, o uso de novas tecnologias contribui para a otimização da resolução de questões burocráticas e estratégicas.
- RH 4.0: para além da adequação às tecnologias, o RH 4.0 faz uso inteligente dos softwares e plataformas disponíveis no mercado. Assim, tecnologia, estratégia e gestão de pessoas se unem em um modelo que potencializa os resultados e permite ações como o recrutamento preditivo.
Como funciona o RH Digital?
O RH Digital realiza a junção estratégica do potencial criativo do ser humano, do uso da tecnologia e do suporte de plataformas de Gente e Gestão.
Ao implementar o uso das tecnologias no RH, diversos processos são otimizados, aumentando a produtividade e valorizando ainda mais o potencial de cada colaborador, uma vez que com a automatização de determinadas tarefas, esse profissional terá mais disponibilidade para se dedicar a outras funções.
Além da praticidade na rotina, o RH Digital contribui para uma melhor gestão de pessoas e para a manutenção do clima organizacional.
Elementos do RH Digital
A estruturação do RH Digital tem como base diversos processos. Dentre eles, a realização de pagamentos de forma automatizada e desligamentos online são os mais conhecidos.
Alguns outros elementos do RH 4.0 são:
Processos seletivos inteligentes
Com as novas tecnologias, os processos seletivos se tornaram mais assertivos e práticos. Isso porque, agora, as entrevistas podem ser realizadas de forma online e/ ou com gamificação.
Outro ponto importante é o uso de People Analytics para análise de dados e perfis comportamentais. Com isso, é possível compreender o potencial de desempenho de candidatos e colaboradores.
Business Intelligence
O Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios, é responsável pela coleta, tratamento e análise de dados estratégicos para a organização.
Com esses dados, é possível verificar quais os pontos de destaque na organização, padrões de perfil e atuação e quais mudanças são necessárias para melhorar as entregas e os resultados.
Com o RH Digital e as soluções de análise de dados, esse processo foi otimizado e as pesquisas aprofundadas conforme as prioridades e cultura organizacional.
Armazenamento em nuvem
O armazenamento de grande volume de dados era, até pouco tempo, uma preocupação das equipes de RH. Fosse pela quantidade de papéis, fosse pela baixa capacidade de armazenamento em dispositivos, o RH precisava de mais espaço para seus materiais.
Com as novas tecnologias de armazenamento em nuvem, para além do espaço quase ilimitado para envio de materiais, a segurança de dados foi, também, amplificada.
Mural de comunicação
Os murais são um mecanismo para comunicação online e em grupo. A ferramenta possibilita a construção conjunta de ideias e projetos, além da troca de recados e repasses sobre ações desempenhadas.
Com um mural de comunicação online, a empresa se mantém muito mais conectada e atualizada sobre os acontecimentos recentes da organização.
Qual o impacto do RH Digital nas empresas?
Se antes o RH tinha uma atuação mais limitada e resumida a processos burocráticos do departamento pessoal, agora, seu potencial estratégico tem sido cada vez mais reconhecido nas empresas.
Com a digitalização é possível utilizar soluções e ferramentas, como People Analytics, Big Data e Business Intelligence, capazes de criar maior interação com as outras áreas.
Com isso, as chances de êxito nas ações estratégicas são maiores, uma vez que as informações e tomadas de decisão são baseadas em dados. Além disso, é preciso ter em mente que um RH 4.0 vai para além do uso de tecnologias: é também uma mudança de mindset e busca por inovação.
A era digital chegou para ficar e as empresas já entenderam a importância de se adaptarem a essa forte influência tecnológica. Com automação e autonomia, o RH digital é um braço importante da gestão como um todo.
Quais são os benefícios de contar com um RH Digital?
O RH é o setor que interage com todos os departamentos, integrando organização, liderança e equipes. Além disso, é responsável pelos processos de contratação e desligamento de profissionais e pela manutenção da cultura e clima organizacional.
Por meio da digitalização, os dados gerados pela área podem ser compartilhados, pontualmente, com o gestor específico de cada setor visando o desenvolvimento das equipes.
Com mais precisão, as informações processadas e gerenciadas digitalmente podem auxiliar a tomada de decisão mais segura.
Assim, a tecnologia oferece recursos e elementos para a efetividade do trabalho desenvolvido no RH. Conheça, a seguir, alguns benefícios de ter um RH digital na empresa!
Melhora na rotina do departamento pessoal
Como parte do RH, o departamento pessoal é responsável por processos burocráticos da empresa.
Além da gestão dos contratos de trabalho, o setor também cuida das folhas de pagamento, bancos de horas, férias, registro de ponto, licenças, benefícios, horas extras, entre outros.
É uma rotina que “não admite falhas”, afinal, qualquer deslize pode causar impactos no salário dos colaboradores ou acarretar reclamações passíveis de ações judiciais no futuro — um risco real em um trabalho realizado manualmente.
Um sistema digital permite ao gestor de RH melhor gerenciamento e acompanhamento das atividades do DP, ainda que a distância. Além disso, alguns processos podem ser automatizados, reduzindo o risco de falhas e permitindo aos profissionais dedicar mais tempo a outras tarefas.
Acesso a dados sólidos e confiáveis para a tomada de decisão
A decisão orientada por dados é, certamente, a premissa básica do RH Digital. Ao coletar dados e transformá-los em informações, o RH terá condições de analisar o desempenho dos demais setores e oferecer o suporte necessário.
Por meio dos dados e análise de perfil e desempenho dos colaboradores, o RH terá mais embasamento para propor soluções e melhorias, além de avaliar a necessidade de investir em treinamentos e capacitações para que os profissionais desenvolvam suas habilidades.
Recrutamento inteligente
Processos de recrutamento e seleção online estão sendo cada vez mais comuns. Ao selecionar perfis e currículos dos candidatos, uma análise prévia pode ser realizada com o cruzamento de dados dos profissionais interessados.
A estratégia é tentar avaliar ao máximo o fit cultural dos candidatos com a empresa. Além disso, uma boa forma de evitar as altas taxas de turnover é alinhar, já no recrutamento, as expectativas dos profissionais aos objetivos da organização.
Nesse sentido, o RH Digital trabalha com precisão, já que automatiza a análise de currículos e identifica afinidades entre empresa e candidatos.
Com o recrutamento preditivo, o RH tende a um processo inteligente, ágil e com mais chances de sucesso. Em outras palavras, um processo imparcial e que leva em consideração os aspectos mais relevantes das hard skills e soft skills dos candidatos.
Passo a passo para um RH Digital
Pesquise a melhor solução para o seu negócio
Existem diversas soluções para RH, que visam atender a diferentes demandas e necessidades.
Por isso, é essencial conhecer quais as melhores opções para a sua empresa. Para isso, é preciso analisar o custo-benefício da plataforma, seu funcionamento, assertividade e como é o suporte da empresa provedora do serviço.
Entenda onde aplicar a tecnologia
O uso de tecnologias em RH deve ser adaptado à realidade da organização, entendendo quais processos precisam ser digitalizados e qual o nível de adaptabilidade dos colaboradores a essa fermenta.
Por isso, é preciso analisar os processos da empresa e entender onde a tecnologia será melhor aplicada: gestão de dados, recrutamento e seleção, desenvolvimento e outros.
Ouça os colaboradores
Decisões que impactam diretamente a rotina dos colaboradores e o modelo de gestão da empresa devem ser realizadas de forma fluída e com o apoio das equipes.
Por isso, além das decisões tomadas pelo RH e amparadas pela liderança, é necessário fazer com que todos os profissionais impactados por essas transformações também se sintam acolhidos e parte da decisão.
Assim, será mais fácil realizar a mudança e inseri-la na cultura organizacional. Além disso, os funcionários da empresa estarão mais dispostos ase capacitar no uso das ferramentas.
Estabeleça uma cultura de inovação
Para implementar o uso de tecnologias nos diversos processos das empresas é preciso implementar uma cultura organizacional que visa a inovação e o desenvolvimento contínuo.
Ao implementar um RH Digital é essencial que os colaboradores estejam dispostos a realizar transformações frequentes em busca da modernização de processos e otimização de recursos. Além disso, apenas com uma mudança de mentalidade será possível adaptar toda a empresa ao uso de ferramentas de análise e gestão.
É extremamente importante conduzir os processos de gestão de pessoas integrando estratégia e soluções tecnológicas. Por isso, o RH digital deve aproveitar todos os recursos para exercer seu papel com transparência e credibilidade, empenhado em corresponder às expectativas de gestores e funcionários.
Se você gostou do post, aproveite a visita no blog e baixe agora mesmo nosso e-book produzido em parceria com a Tangerino e saiba como os algoritmos podem colaborar com o processo de recrutamento e seleção!