Entenda de uma vez por todas o que é RH 4.0

Entenda de uma vez por todas o que é RH 4.0

A Indústria 4.0 chegou com tudo no Brasil para conectar máquinas, pessoas e sistemas inteligentes. Nesse novo cenário, o RH é bastante impactado, pois tem que se adaptar a uma realidade que vai além do operacional e é muito mais estratégica. 

O RH 4.0 traz a proposta de ser uma área com um posicionamento mais arrojado e participativo dentro dos departamentos. Seu objetivo é prestar melhor suporte aos gestores e líderes em suas demandas e tomada de decisão.

Neste post, você vai entender melhor o que é RH 4.0 e suas vantagens para a empresa. Continue lendo e saiba mais sobre o uso da tecnologia no RH e quais são as principais tendências tecnológicas para o setor!

O que é RH 4.0?

Antes de conceituar o RH 4.0 precisamos, rapidamente, relembrar a evolução industrial. A princípio, as atividades eram desempenhadas por uma mão de obra orgânica e braçal, em que os trabalhadores enfrentavam longas jornadas.

Já na Primeira Revolução, o trabalho pesado, repleto de sobrecargas, começou gradativamente a ser substituído pelo uso das máquinas. Sem uma exploração manual maciça e extenuante, foi possível notar o aumento da produtividade. 

Percebendo a evolução, as empresas passaram a aperfeiçoar as máquinas para gerar melhores resultados, inclusive no faturamento. Um processo dentro da Segunda Revolução que demandou especialização dos profissionais para operação adequada das máquinas mais modernas.

A Terceira Revolução foi marcada pela introdução da automação e independência dos processos. A mão de obra passou a ser usada em operações de comando e supervisionamento, mas a tecnologia ainda não era soberana.

A chegada da automação

Embora nesse período já existissem os primeiros computadores e celulares, somente na Quarta Revolução ou Indústria 4.0 é que as soluções tecnológicas foram introduzidas no processo de produção.

A partir disso, foi possível mudar o ambiente de trabalho e o uso do capital humano, com foco em resultados.

As empresas precisaram introduzir o máximo de automação, impactando não apenas na produção, mas em toda a gestão de processos. Com isso, a participação humana se tornou mais estratégica, exigindo das empresas melhor capacitação dos colaboradores e cuidado com a aquisição de talentos.

A transformação do RH

Relembrar essa cronologia é essencial para compreender a transformação do RH de um departamento operacional e burocrático para o que conhecemos hoje como RH 4.0 — uma área fundamentada na missão de captar e reter os melhores talentos, alinhando suas necessidades aos objetivos da empresa.

Independentemente das mudanças, o maior patrimônio da empresa será sempre o capital humano. O RH 4.0, além de recrutar e selecionar, carrega a missão de desenvolver colaboradores para operar com novas técnicas e sistemas.

Mais do que nunca, o departamento de recursos humanos precisará investir em inovação e conhecimento. Mas não se preocupe! As máquinas não vão substituir as pessoas, muito pelo contrário.

As empresas precisam de gestores capacitados que entendam da operação de maquinários, fornecendo métricas, parâmetros e técnicas para selecionar, reter e capacitar talentos.

A busca por profissionais mais flexíveis e multidisciplinares tende a aumentar, então cabe aos gestores do RH usar as tecnologias disponíveis para fazer a decisão mais coerente possível, com abordagens mais direcionadas.

Quais as vantagens do RH 4.0?

O RH 4.0 traz um novo olhar das empresas sobre a gestão de pessoas e o conceito de retenção de talentos. O departamento é responsável pela intermediação entre o que a empresa e os gestores precisam e a satisfação contínua dos colaboradores.

Se antes a cultura da não demissão era baseada nos altos custos com rescisões, agora está vinculada ao fato de que capacitar e oferecer atrativos para que os profissionais permaneçam na empresa é mais vantajoso.

Ao entrar nas áreas, levantar as necessidades e visualizar o potencial de participação dos talentos para ajudar no crescimento do negócio, o RH 4.0 reúne elementos consistentes para realizar processos seletivos cada vez mais consistentes.

Dessa forma, os talentos já chegam com as hard e soft skills conectadas à cultura organizacional, se adaptando mais facilmente à gestão, equipes e ambiente de trabalho da empresa como um todo.

É notável os benefícios que uma empresa pode ter com a atuação do RH 4.0, por exemplo:

  • atração e retenção de talentos;
  • aumento da produtividade;
  • melhora da comunicação;
  • maior engajamento dos profissionais;
  • melhoria nas políticas de employee experience;
  • implementação de benefícios flexíveis;
  • melhora dos processos

Como a tecnologia está sendo utilizada no RH?

Em uma era tecnológica, de grande impacto digital e pessoas cada vez mais conectadas, é impossível deixar o RH distante desse novo comportamento. Muito além da operação de máquinas, está a inteligência tecnológica, que exige um conhecimento mais amplo e especializado.

Não faz muito tempo que termos como Inteligência Artificial, Big Data, Business Intelligence e People Analytics eram desconhecidos e pouco vivenciados. Com a atuação do RH 4.0, as empresas passaram a ter um desempenho diferenciado resultante das análises proporcionadas pelo uso dessas soluções.

Quais as tendências tecnológicas para o RH?

Com o RH 4.0, o processo seletivo pode ser realizado pela automação, cruzando dados para identificar perfis mais adequados. Os novos métodos, impulsionados pela tecnologia, dão mais velocidade aos processos para suprir as demandas de reposição da mão de obra nas áreas.

Algumas tendências tecnológicas já são utilizadas por empresas que entendem a importância do RH e a versão 4.0, aprimorada para dar suporte aos gestores em diversos níveis do gerenciamento humano.

A seguir, veja algumas dessas tendências e como elas podem agregar valor ao departamento e influenciar nos bons resultados!

People Analytics

Para saber quais são os talentos com maior ou menor destaque em resultados e comportamento, é preciso avaliar os perfis e o desempenho de cada funcionário. Com o People Analytics é possível coletar, organizar, mensurar e analisar dados importantes que ajudem a identificar problemas e soluções.

É possível saber quais são os aspectos que impactam o desempenho e interferem nos resultados. Com dados concretos, extraídos direto de um sistema, é possível interpretar as informações de uma maneira mais precisa, o que facilita a tomada de decisão dos gestores.

Esses dados são resultados de pesquisas de satisfação, de clima organizacional ou qualquer avaliação que a empresa deseja fazer, com base na percepção dos colaboradores na sua vivência dentro da empresa.

Big Data

O Big Data é uma solução capaz de gerar um grande volume de dados a uma velocidade inimaginável. Como não há seleção prévia, as informações não-estruturadas ficam disponíveis e podem ser utilizadas a qualquer momento.

Quando usado pelo RH 4.0, o Big Data permite a análise de possíveis melhorias no médio e longo prazo e que tenham impacto direto nas pessoas e na produtividade. O trabalho do RH, com o auxílio da solução, pode ser realizado em uma área específica ou em toda a empresa.

Business Intelligence

O BI ou Inteligência de Negócio é mais uma solução que pode promover eficiência no trabalho do RH. Atuando junto com o Big Data, seu objetivo é filtrar os dados e tornar concretas as informações para que gestores tomem decisões mais consistentes.

Como essas decisões costumam envolver o capital humano e exercer influência sobre o trabalho das equipes, o RH pode intervir, estrategicamente, e ajudar os gestores na análise para melhorar os processos sem comprometer os resultados.

O uso desses métodos pelo RH 4,0, separados ou em conjunto, serve de base para identificar pontos e necessidades que exigem mais atenção em relação ao capital humano, por exemplo:

  • nível de rendimento, motivação e engajamento;
  • necessidade de treinamentos;
  • resolução de conflitos;
  • aquisição de mão de obra específica;
  • remanejamento de talentos entre áreas;
  • substituições ou desligamentos;
  • clima organizacional ruim;
  • expectativas x realidade.

As tendências do RH 4.0, embora estejam atreladas à tecnologia, requerem o uso de um software que possibilite determinar os critérios para a coleta de dados e parametrização para um gerenciamento adequado das informações e suporte consistente para gestores e colaboradores.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue com a gente no nosso blog e saiba agora quais são os diferenciais de um processo de recrutamento e seleção com base em algoritmos!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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