Team Building: o que é e como fazer na prática

Team Building: o que é e como fazer na prática

Em certos períodos, é comum que os colaboradores de uma equipe apresentem cansaço ou desmotivação graças ao intenso convívio com colegas de trabalho. Nesse sentido, o Team Building surge para evitar prejuízos aos resultados e entregas.

Essa prática é uma excelente forma de evitar situações problema. Afinal, trata-se de um conjunto de atividades que fortalece a integração entre os funcionários. Por meio dessas iniciativas, é possível melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade e o engajamento das equipes.

Neste artigo, você entenderá melhor o que é team building, sua importância, além de conferir 4 maneiras de aplicá-lo em uma empresa. Continue a leitura e saiba mais!

O que é Team Building?

Team building significa “formação de equipe”, em tradução livre. Isto é, uma série de atividades usadas para fortalecer as relações entre os membros de um setor ou grupo. No geral, essa estratégia já faz parte da rotina da gestão de pessoas e tem como objetivo desenvolver a integração e o trabalho em equipe.

Para isso, são realizadas dinâmicas em grupo focadas na aproximação e no engajamento do time, bem como na resolução de conflitos. A partir disso, é possível perceber um encadeamento de benefícios, seguidos nesta ordem:

  1. satisfação dos colaboradores;
  2. aumento da produtividade;
  3. melhorias nas entregas e resultados.

Quando fazer um Team Building?

Não existe um período certo para fazer um team building, mas é preciso se atentar aos diferentes momentos da sua companhia. Isso porque existem alguns pontos determinantes que precisam ser analisados com dedicação.

A seguir, confira alguns exemplos para saber se sua empresa precisa investir nesse tipo de estratégia atualmente.

Problemas de relacionamento

Esse é, definitivamente, um dos principais motivos para seu RH adotar um Team Building hoje. Se determinada equipe apresenta problemas de relacionamento, esse é um grande sinal de que ela não está devidamente integrada. Ou seja, há divergências entre os colaboradores, o que gera falta de sinergia.

Baixa performance da equipe

Em consequência da primeira, a baixa performance se apresenta. A insatisfação com o trabalho é um problema de gestão, tendo em vista que é função do RH estabelecer um ambiente saudável, seguro e integrado para os colaboradores.

De acordo com um estudo de caso acadêmico realizado com uma empresa de pequeno porte, os novos formatos nas relações de trabalho contemporâneas se mesclam com a vida particular dos indivíduos.

Assim, a geração laboral atual busca realização por meio do trabalho. Em outras palavras, uma boa entrega está ligada a uma autoestima profissional positiva.

Nova liderança

Quando uma pessoa chega na equipe, existe um processo natural de adaptação. É nesse período que as pessoas se conhecem e passam a entender a nova dinâmica de trabalho.

Se o novato ou novata é um líder, no entanto, o processo é mais delicado. Isso porque a liderança precisa dominar, além das suas atribuições próprias, as dos liderados.

Novos processos de onboarding

Em um contexto de falta de engajamento dos colaboradores, é preciso se atentar à chegada de novos membros na equipe. Isto é, o RH precisa estruturar muito bem os novos processos de onboarding para que a desmotivação do ambiente não afete a pessoa novata.

Qual a importância do Team Building para o RH?

Manter uma boa integração entre os colaboradores pode ser um grande desafio para o setor de RH. Afinal, os diferentes perfis comportamentais são capazes de gerar conflitos nas relações e prejudicar o clima organizacional. Por essa razão é tão importante adotar as dinâmicas de team building.

Além de tornar o ambiente mais saudável, essa prática evidencia pontos de melhoria na convivência e, ainda, talentos ocultos que podem assumir cargos de liderança no futuro.

Com essas mudanças, os funcionários podem se sentir mais pertencentes ao time e trocam experiências, visões e culturas, favorecendo a criatividade e a comunicação no setor.

O team building, inclusive, deixa todos alinhados em um mesmo objetivo, o que fortalece o trabalho em equipe. Além disso, é uma ótima ferramenta para despertar o autoconhecimento e o desenvolvimento profissional.

Segundo uma pesquisa feita pela PwC, 80% dos líderes entrevistados apontam que o trabalho em equipe e a colaboração vão fortalecer o trabalho no futuro. Então, lembre-se: tudo isso é crucial para o sucesso do negócio e contribui positivamente para a construção de equipes de sucesso!

Atividades de Team Building: quais as principais vantagens?

Quando bem planejadas, as atividades de team building são benéficas tanto para a empresa quanto para o grupo. Elas impactam no desempenho da corporação e influenciam na felicidade dos funcionários. Veja, a seguir, as principais vantagens dessa estratégia!

  • Melhora na comunicação interna.
  • Time mais alinhado, colaborativo e de alta performance.
  • Aumento na produtividade e lucratividade.
  • Melhora na motivação dos colaboradores.
  • Redução dos conflitos.
  • Equipe preparada para novos desafios.
  • Desenvolvimento de novos líderes.
  • Melhora no clima organizacional.
  • Fomenta a criatividade e inovação.

Como construir um Team Building de sucesso?

Agora que você já sabe o que é, como funciona e quais as vantagens do team building, é hora de colocá-lo em prática!

Não é preciso seguir um processo exato para implementar essa estratégia nas ações de Gente e Gestão, basta avaliar as necessidades da aplicação e entender o objetivo de cada dinâmica. Contudo, algumas boas práticas podem ajudar nesse processo. Confira!

Defina o propósito do Team Building

Antes de reunir a equipe para a dinâmica, é necessário definir o objetivo por trás dela. Seja pelo clima pesado, seja pela desarmonia entre os profissionais, é importante ter o propósito bem estabelecido. Razão disso é que esse plano guia os profissionais na escolha da atividade.

Ademais, isso coloca todos os participantes no mesmo caminho, facilitando a conquista do objetivo.

Faça uma pesquisa com a equipe

Outro ponto importante é conversar com a equipe e entender quais opções de dinâmicas os membros se sentem mais confortáveis para participar. Afinal, a ideia do team building é que todos estejam envolvidos para que o resultado esperado seja alcançado.

Nessa etapa, também é possível analisar qual o local mais adequado para a integração. Isso porque, é ideal que a atividade seja realizada fora do ambiente de trabalho. Tudo isso ajuda a aproximar os colaboradores da liderança.

Treine os colaboradores para a dinâmica

Para que o team building seja efetivo, é preciso que os funcionários estejam engajados e entendam o propósito da dinâmica. Nesse sentido, desenvolver treinamentos pode ser uma ótima opção. Assim, a equipe de gestão de pessoas consegue apresentar quais serão as metas e, por fim, as melhorias provocadas pela iniciativa.

Escolha a atividade

A escolha das atividades é uma das etapas mais importantes do team building. Por isso, o time de Recursos Humanos precisa estar atento às necessidades da equipe para definir aquela que trará os resultados desejados.

Pensando na criatividade e na inovação, a ideia é que seja definida uma dinâmica diferente das tarefas executadas no dia a dia corporativo. Por isso, é muito comum a adoção de jogos, brincadeiras e desafios.

Faça o roteiro do Team Building

Após definirem a atividade e o local, os gestores devem planejar e roteirizar as etapas da dinâmica. Assim, é possível documentar todos os passos de desenvolvimento e os dados após a sua realização. Eles servirão de base para outras ações de aprimoramento do clima organizacional e do trabalho em equipe.

Dica: lembre-se de anotar a data, os horários de cada fase e as pausas para almoço e lanche.

Peça feedbacks e soluções

Depois da atividade, é importante reunir os talentos para uma reflexão, com o objetivo de entender quais ações ou atitudes serão necessárias para melhorar o dia a dia de trabalho.

Além disso, peça ao time um feedback sobre o que foi feito. Esse engajamento permite a compreensão impacto do team building nos profissionais e contribui com dinâmicas futuras.

4 dinâmicas em grupo para fortalecer o seu negócio

Existem várias dinâmicas que podem ser realizadas para melhorar o desempenho e a integração da equipe. Para te ajudar, separamos quatro dinâmicas que podem ser aplicadas ao seu team building. Veja a seguir!

1. Duas verdades e uma mentira

Team Building: o que é e como fazer na prática

“Duas verdades e uma mentira” é um exemplo de atividade para team building (Imagem/ Freepik)

Soluções: comunicação.

Tempo: 20 a 30 minutos.

Desenvolvimento: essa ação é bem simples e ajuda a melhorar a comunicação entre os membros da equipe. Para colocá-la em prática, primeiramente, peça a cada participante que anote em um papel duas verdades e uma mentira sobre si mesmo. Essas informações não podem ser mostradas a ninguém.

Depois disso, separe entre 10 e 15 minutos para que eles debatam as afirmações uns dos outros, a fim de descobrirem as verdades e as mentiras. Durante esse questionamento, as pessoas devem convencer o resto do time que a sua mentira é verídica.

Após esse período, chegou o momento da descoberta. Cada um vai ler suas anotações, esperar a votação do grupo em relação a informação mentirosa e, em seguida, fazer a revelação.

2. Caça ao tesouro

Team Building: o que é e como fazer na prática

Invista na dinâmica de caça ao tesouro para integrar sua equipe (Imagem/ Freepik)

Soluções: resolução de problemas, liderança, tomada de decisão e trabalho em equipe.

Tempo: algumas horas ou metade de um dia.

Desenvolvimento: a caça ao tesouro é um dos métodos de team building mais valiosos para uma companhia. Afinal, ele ajuda a desenvolver várias habilidades, além de ser atraente e divertido para os colaboradores.

Aqui, devem ser escondidas pistas em um local pré-definido e os funcionários separados em dois ou mais times. Cada equipe, em conjunto, deve resolver os enigmas, desafios, perguntas e mistérios até encontrar o tesouro.

Caso tenha um tempo maior disponível para elaborar a dinâmica, podem ser acrescentados jogos e acessórios para deixá-la mais divertida.

3. Corrida do quebra-cabeça

Team Building: o que é e como fazer na prática

“Corrida do quebra-cabeça” é uma dinâmica de team building capaz de alavancar o seu time (Imagem/ Freepik)

Soluções: resolução de problemas, planejamento, comunicação e trabalho em equipe.

Tempo: 3 a 4 horas.

Desenvolvimento: quem nunca brincou de quebra-cabeça, não é mesmo? Elaborar uma competição desse jogo faz com que os membros dos grupos trabalhem juntos, criando estratégias para montar as peças corretamente, antes dos outros times.

Para essa atividade, compre várias cópias do mesmo quebra-cabeça, com 800 ou 1000 peças, e divida os participantes em equipes. O grupo que terminar primeiro vence a competição.

4. Trilha Com Olhos Vendados

Team Building: o que é e como fazer na prática

Mais um exemplo de atividade de team building para desenvolver a confiança, colaboração e liderança (Imagem/ Freepik)

Soluções: confiança, colaboração e liderança.

Tempo: algumas horas ou metade de um dia.

Desenvolvimento: o intuito dessa dinâmica é reforçar, principalmente, a importância da confiança no ambiente de trabalho. Para isso, os colaboradores devem escolher um líder, que será a pessoa que ficará sem venda e orientará todos pela trilha.

Em seguida, peça que todos formem uma fila com os olhos vendados e a mão nos ombros da pessoa em sua frente. A partir disso, o gestor deverá guiá-los, andando e sem dizer nada. O objetivo da orientação é que os liderados não tropecem, caiam ou esbarrem nos obstáculos.

Bônus: Artistas em construção – atividade online

Soluções: criatividade e comunicação.

Tempo: 1 a 2 horas.

Desenvolvimento: com o novo cenário do mundo corporativo, é importante pensar em atividades de team building online, por isso, separamos esse bônus. Claro, existem atividades que podem ser adaptadas para o meio digital, como a ‘2 verdades e 1 mentira’, então use a criatividade!

A dinâmica ‘artistas em construção’ tem como foco desenvolver o lado criativo e a comunicação dos funcionários. Para isso, a gestão de pessoas deve abrir uma sala privada no skribbl (ou outra ferramenta semelhante) e convidar os talentos. Nessa plataforma, cada colaborador vai desenhar algo para o resto da equipe adivinhar. Legal, né?

Pós Team Building: quais são os próximos passos?

Depois de implementar uma estratégia, é preciso acompanhar seus resultados. Só assim conseguimos compreender se a ação funcionou e se os proveitos compensaram o esforço investidos. Por isso, após o team building, a equipe de RH deve focar em análises de feedbacks com líderes e liderados.

O ideal é que aconteçam trocas 1:1 entre os colaboradores, sobretudo com as lideranças. Além disso, o time de Pessoas pode enviar formulários anônimos, observar de perto as relações entre os funcionários, bem como estimular novas formas de aproximação.

Chegamos ao final deste artigo e agora você já sabe tudo o que é preciso sobre team building! Então, que tal descobrir também como engajar e motivar os seus colaboradores? Confira o nosso blog post sobre como identificar satisfação, motivação e engajamento no trabalho e saiba mais!

Autora
Team Building: o que é e como fazer na prática
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support