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05 ago

5 melhores estratégias de recrutamento e seleção de pessoas

5 de agosto de 2021
por Redação Grupo Selpe
em Recrutamento e Seleção
5 melhores estratégias de recrutamento e seleção de pessoas

Como você planeja as estratégias de recrutamento e seleção de pessoas na sua empresa? Além de os candidatos estarem muito mais exigentes em relação às empresas onde desejam trabalhar, as competências comportamentais ganharam peso significativo.

Hoje, a contratação por valores se tornou muito mais forte — e as organizações de todos os segmentos estão preocupadas em construir sua imagem como empresas empregadoras.

Com todas essas mudanças no cenário do R&S, selecionar pessoas para fazer parte do quadro de funcionários de uma empresa tornou- se uma das tarefas mais densas dentro do RH.

Além disso, uma boa estratégia de recrutamento e seleção faz toda a diferença para atrair profissionais alinhados com as expectativas e valores de uma empresa. Quer saber como fazer uma boa estratégia de recrutamento levando em conta esses aspectos? Continue a leitura!

1. Invista no marketing de atração de candidatos

Da mesma forma com que os candidatos são avaliados, as organizações também são criteriosamente analisadas por eles. Dessa forma, para uma empresa captar e reter talentos, é essencial que o negócio seja atraente para os profissionais da área. Para isso, o marketing de atração de candidatos é essencial!

As redes sociais são ferramentas importantes no fortalecimento da imagem da empresa e, ainda, colaboram para colocá-la em posição de marca empregadora. Por isso, é fundamental estar com as estratégias alinhadas na hora de anunciar as oportunidades em aberto nas redes sociais da organização.
Esse trabalho é importante porque atrair os profissionais mais compatíveis com a vaga torna mais fácil e eficiente o processo de recrutamento.

Assim, esteja atento para oferecer sempre dados importantes sobre a cultura e os valores da organização. Isso colabora para a aproximação de quem está alinhado com os propósitos da sua empresa.
Dedique-se, também, às suas ações de marketing interno e recorra ao banco de talentos para selecionar potenciais colaboradores e convidá-los para concorrerem às melhores vagas.

2. Faça entrevistas individuais e em grupo

Entrevistas individuais e em grupo são ótimas para conhecer melhor seus candidatos para além do que é apresentado nos currículos.

Por meio de uma conversa, ainda que feita remotamente, você consegue obter não só informações complementares de experiências profissionais e acadêmicas de um candidato, mas também tem a oportunidade de observar como ele se comporta e entender suas expectativas neste primeiro contato.

No caso das entrevistas em grupo, elas se mostram como ótimos recursos para deixar essa etapa do processo seletivo mais enxuta. Afinal, possibilita a avaliação de vários candidatos ao mesmo tempo.
Para tornar esse tipo de entrevista mais descontraído e enriquecedor, você pode apostar em dinâmicas coletivas para explorar habilidades técnicas ou comportamentais.

3. Aposte em dinâmicas de interação para verificar soft skills

Falando em dinâmicas, essa também é uma ótima oportunidade para analisar as soft skills de um candidato mais de perto. Soft skills são as habilidades das pessoas que estão relacionadas com a interação com outros indivíduos, principalmente quando se trata do comportamento em equipe.

Alguns exemplos das soft skills mais buscadas pelos recrutadores são a inteligência emocional, a capacidade para liderar e resolver conflitos, autoconhecimento e boa comunicação.

No ambiente de trabalho, essas habilidades são muito valorizadas, especialmente porque algumas empresas ainda não sabem muito bem como treinar soft skills.

Nesse cenário, se o recrutador consegue fazer essa avaliação prévia de um candidato, ele também consegue entender melhor qual o tipo de perfil de uma pessoa e se ele está alinhado ao que a empresa precisa.

4. Aplique testes técnicos de conhecimento para análise de hard skills

Se por um lado as soft skills avaliam questões comportamentais, por outro temos também as hard skills. Elas são as capacidades técnicas de uma pessoa, que estão atreladas diretamente às suas funções profissionais em si.

Gestão de projetos, inglês avançado, domínio de ferramentas (como Excel) ou saber operar uma máquina são alguns exemplos de hard skills. Todas elas nós podemos aprender de diversas formas, seja em cursos, livros, palestras ou treinamentos.

Nos processos seletivos, elas são analisadas por meio de testes técnicos ou avaliações de conhecimentos específicos.

Por isso, é importante avaliar muito bem a vaga em questão para propor, junto ao gestor da área, um teste que seja coerente, justo e que faça parte das funções que o profissional escolhido precisará desempenhar na empresa futuramente.

5. Use tecnologia e ferramentas que apresentem uma análise de perfil comportamental completa

Softwares disponíveis no mercado ajudam a identificar o perfil comportamental do candidato, além de trazer a opção de filtros e indicar quais profissionais são mais aderentes à uma vaga.

Por meio dessas avaliações de personalidade, é possível ter informações valiosas, como o que motiva e engaja um candidato em um ambiente profissional, por exemplo.

Ferramentas mais robustas conseguem ir além e até mesmo prever a compatibilidade de sucesso de um profissional, seja para trabalhar com uma equipe específica, seja para desempenhar suas próprias atividades em si.

Dica extra! Use indicadores de eficiência e eficácia

É fundamental que o recrutador tenha dados de seus processos de trabalho para tornar mais ágeis suas operações, realizando-as de maneira clara e objetiva. Nesse sentido, indicadores de eficiência avaliam o desempenho do processo realizado, enquanto os de eficácia mensuram o resultado alcançado ao fim do processo.

São exemplos de indicadores de eficiência:

  • número de pessoas envolvidas no planejamento, atração e execução do recrutamento;
  • período de cada etapa realizada;
  • prazo total para realização do processo;
  • valores totais investidos (infraestrutura, divulgação, consultorias, entre outros).

Já entre os de eficácia, podemos destacar a taxa de vagas preenchidas e a rotatividade dos colaboradores contratados.

Com indicadores de eficiência e eficácia, você relaciona os recursos investidos e os resultados alcançados em um processo. Isso torna possível identificar falhas e criar planos de ação para diminuir os efeitos negativos.

Portanto, para o setor de RH amadurecer na gestão do recrutamento, é necessário verificar possíveis falhas e investir em melhorias que podem ser implementadas em curto e médio prazos.
Por fim, para fazer um processo de recrutamento de qualidade é importante estar atualizado sobre inovações tecnológicas, tendências e programas para fazer o mapeamento de perfil e a gestão de todo o processo.

Agora que você já conhece as melhores estratégias de recrutamento e seleção de pessoas, é hora de colocar a mão na massa! Planeje um bom funil de contratação e escolha as abordagens e ferramentas que melhor atendam às necessidades da sua empresa.

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5 melhores estratégias de recrutamento e seleção de pessoas
Redação Grupo Selpe
A Redação do Grupo Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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Veja também:

  • Etapas do Processo de Recrutamento e Seleção de Pessoas (R&S): conheça as 15 principais!
  • RH Ágil: o que é, quais os benefícios e como aplicar nas empresas?
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Tags:
Gestão de Pessoas,Processo Seletivo,Recrutamento Inteligente,RH Estratégico

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