Executive Search: o que é, como funciona e benefícios dessa estratégia

Executive Search: o que é, como funciona e benefícios dessa estratégia

Encontrar profissionais com a expertise e as habilidades necessárias para assumir cargos estratégicos e de gestão pode ser um desafio para as empresas. Para que as pessoas certas sejam encontradas e o processo de recrutamento e seleção seja mais efetivo, há a especialidade de executive search.

Ao adotar essa estratégia, se torna mais fácil identificar profissionais com as competências técnicas e interpessoais necessárias a um determinado cargo. Por ser mais direcionado, esse tipo de recrutamento torna o processo mais ágil e efetivo.

Para entender melhor como funciona o serviço de executive search na prática e quais são suas principais vantagens, continue a leitura!

O que é Executive Search e como ele funciona?

O executive search é um serviço de recrutamento especializado, que tem como foco atrair e selecionar talentos para ocupar cargos mais estratégicos e de nível executivo. Normalmente, é prestado por uma consultoria de RH especializada nesse tipo de processo seletivo.

A prática de executive search é realizada por um headhunter, que vai em busca de pessoas qualificadas disponíveis no mercado, independentemente da sua situação profissional (isto é, estejam elas atuando em outra empresa ou não).

Essa busca ativa acontece por meio da análise de bancos de talentos, indicações, networking e, até mesmo, pelas redes sociais, como o LinkedIn. Nela, é possível avaliar os perfis mais aderentes à função e o interesse pela oportunidade, que costuma ser sigilosa.

Em linhas gerais, o recrutamento de executivos funciona como um processo seletivo tradicional, mas muito mais aprofundado e direcionado às necessidades estratégicas da empresa. Para isso, conta com a elaboração da descrição da vaga, testes técnicos e de personalidade e entrevistas.

O importante é que, ao final da seleção, responder duas perguntas positivamente:

  • O candidato está preparado para a empresa?
  • A empresa está preparada para o candidato?

Parece simples, mas ter esse entendimento de forma clara e encontrar o profissional que atenda a esses dois fatores pode ser um desafio e tanto.

Quais os principais riscos em não contratar o Executive Search?

A disputa pelos melhores talentos está cada vez mais alta – e para cargos estratégicos e de liderança não é diferente. Além disso, o recrutamento de executivos pode ser difícil para determinados negócios, principalmente sem o apoio do executive search.

Conheça, a seguir, os principais riscos em não contratar uma consultoria especializada na hora de recrutar executivos!

  • Contratações de profissionais sem qualificação: focar demais nas indicações e esquecer de definir e considerar os critérios e competências necessárias para a função.
  • Falta de inovação: manter os mesmos recursos dos recrutamentos tradicionais, ignorando soluções inovadoras que ajudam a encontrar os indivíduos com agilidade e eficiência.
  • Falta de estratégias: iniciar o processo seletivo sem antes definir o perfil desejado, quais os recursos utilizar e canais de divulgação. Aqui, o executive search faz toda a diferença.
  • Alta rotatividade de pessoal: por fim, não se preocupar com o alinhamento de expectativas e propósitos, afastando os colaboradores e, por conseguinte, prejudicando a imagem da companhia.

Quais são as vantagens de investir em Executive Search?

Investir em uma consultoria de executive search pode trazer diversos benefícios para a organização, justamente por cuidar de demandas mais complexas de contratação. Dentre as vantagens percebidas, algumas delas merecem destaque.

Busca ativa por candidatos

Como vimos, os profissionais qualificados para um cargo estratégico nem sempre estão disponíveis no mercado. Dessa forma, ao contar com as técnicas de hunting é possível adotar uma busca mais ativa por candidatos. Isso confere mais agilidade e dinamismo ao processo de seleção.

Maiores chances de encontrar os profissionais certos

O executive search vai além das hard skills de um candidato, ele avalia o potencial, o perfil comportamental e o estilo de liderança. Tudo isso com para descobrir como o profissional pode contribuir com as necessidades e atender as expectativas da companhia.

Recrutamento mais ágil e eficiente

Por ser um processo específico, isto é, voltado para profissionais com alto nível de senioridade, é natural que ele demande um tempo maior de dedicação.

Por outro lado, o serviço de executive search de uma boa consultoria consegue reduzir esse tempo, sem prejudicar a qualidade do recrutamento e seleção especializados.

Imparcialidade na avaliação dos candidatos

Ao investir em executive search e em boas análises de perfil, a empresa garante também imparcialidade no recrutamento de executivos. Ou seja, uma avaliação de candidatos sem o viés institucional ou opiniões pessoais.

Isso é possível por meio de soluções de tecnologia que podem ser usadas de forma embarcada nesse tipo de recrutamento. Os assessments, por exemplo, podem ser aplicados e fornecerem relatórios robustos e mais confiáveis com análises de perfil e fit cultural.

Fortalecimento da marca empregadora

Os headhunters são fundamentais na negociação com os candidatos. Com a habilidade de “vender” a imagem da companhia, eles também buscam identificar a motivação e perspectivas de carreira de cada profissional.

E a partir disso, oferecer uma oportunidade alinhada às expectativas e propósitos de ambas as partes. Tudo isso serve para fortalecer o employer branding e atrair os melhores talentos.

O que é preciso observar ao investir nesse método?

Existem alguns fatores que são cruciais para o sucesso do recrutamento de executivos. Assim, para encontrar e contratar as pessoas certas para os cargos certos, é importante observar:

1. Estratégias de busca

A estratégia de busca é um dos principais pontos a se considerar na hora de encontrar o talento ideal. Isso porque, cada vaga pode exigir o uso de recursos distintos, dependendo da sua complexidade na empresa. E nesse processo, o profissional responsável pelo executive search ajuda a direcionar as ações e identificar os canais mais adequados para o perfil desejado.

2. Alinhamento do job description

A elaboração de um bom job description garante ao gestor, ao RH e ao headhunter o alinhamento de expectativas. Dessa forma, vai direcionar toda a atração e seleção, considerando as qualificações técnicas e comportamentais que o profissional deve ter.

Para tal, deve-se considerar os pré-requisitos da vaga e elementos desejáveis, seja em experiências anteriores ou em hard e soft skills.

3. A cultura organizacional

A cultura organizacional e os valores da empresa mostram o tipo de ambiente pelo qual a organização preza e os ideais que ela prega para os seus colaboradores. Por isso, ter uma identidade bem consolidada também é algo que contribui para o processo de executive search.

Tenha em mente que ter um funcionário estratégico que combine com o negócio e suas equipes será um grande diferencial na busca por performance e melhores resultados. Afinal, esse alinhamento de propósitos favorece a produtividade, o engajamento e a satisfação dos times.

4. Aderência ao modelo de gestão corporativo

Além da aderência à cultura e valores, o executive search deve levar em consideração a adaptabilidade do profissional ao modelo de gestão da equipe em que vai atuar. Dessa forma, consolida boas relações com seu líder, seus pares e seus liderados.

Agora que você já conhece os principais pontos a serem observados no recrutamento de executivos, entenda o papel do headhunter nesse processo!

Qual é o papel do headhunter no Executive Search?

O headhunter é um profissional especializado em buscar pessoas ativamente no mercado de trabalho. Por sua alta qualificação, tem atuação em nível estratégico nos projetos mais complexos.

Para isso, ele deve entender as necessidades do negócio e traçar um plano de ação para solucioná-las por meio de contratações certeiras. Buscando o sucesso do recrutamento, esse profissional poderá atuar nas seguintes frentes:

  • análise do time e da cultura da empresa;
  • entendimento das habilidades e competências procuradas;
  • definição sobre a divulgação ou não da vaga para o público;
  • escolha dos espaços de “caça” a talentos online e offline;
  • pesquisa e análise de candidatos em potencial;
  • contato com pessoas mais aderentes à oportunidade e à companhia;
  • produção de relatórios e repasses para a liderança.

Quais são as melhores metodologias e ferramentas para Executive Search?

Existem diversas metodologias e soluções que podem potencializar os resultados do executive search. Abaixo, listamos 3 principais ferramentas que, aliadas à tecnologia no RH e à expertise consultiva, farão toda a diferença. Veja só!

Search e Hunting

É muito comum confundir os termos “hunting” e “searching”, que são metodologias usadas para o recrutamento de executivos. Embora apresentem semelhanças, cada um apresenta uma aplicação específica, que se adapta melhor a cada contexto.

O hunting, que vem do inglês e significa “caçar”, é o processo ativo de recrutamento. Nele, a empresa tem uma postura de pesquisa constante para encontrar o melhor talento para ocupar um cargo.

Quando falamos em search, por sua vez, tratamos do processo contrário. Nele, a vaga de emprego é divulgada em diferentes espaços e os candidatos a encontram por si só.

People Analytics

O People Analytics é um método que permite a coleta, gestão e análise de dados referentes às pessoas. No executive search, é utilizado para mapear o perfil do profissional que a empresa deseja contratar de maneira mais efetiva e confiável.

Ele permite que você entenda melhor quais são os pontos fortes e fracos de um candidato, bem como o potencial que ele terá em cada uma das suas atividades. Além disso, serve como base para diversas soluções, como as de análise preditiva.

Assessments

O uso de assessment é uma estratégia muito válida para mapear as competências de pessoas ou equipes. Isso porque, a ferramenta permite investigar o equilíbrio e a complementaridade entre as características de um indivíduo e aquelas buscadas por uma companhia.

Chegamos ao final deste artigo e, como vimos, na hora de selecionar profissionais para cargos de alta gestão, é preciso ter preparo e estratégia. Para isso, contar com o apoio de uma consultoria de RH especializada no assunto pode ajudar!

Se quiser saber mais sobre executive search e como podemos a sua empresa, não pare por aqui! Aproveite para conhecer a Selpe Executive, nosso time conta com uma equipe especializada em recrutamento para cargos estratégicos e de liderança.

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support