Upskilling: saiba o que é e qual a importância para as empresas!

Upskilling: saiba o que é e qual a importância para as empresas!

O mercado de trabalho está em constante mudança, não é mesmo? Por isso, para conseguir ter longevidade e sucesso, tanto a empresa quanto o funcionário precisam estar sempre atualizados. Uma excelente forma de fazer isso é investindo no upskilling!

Esse conceito tem como foco o aprimoramento das habilidades de um profissional e é fundamental para que ele consiga se adaptar às mudanças ocasionadas pela transformação digital. Além disso, também é um diferencial para uma atuação mais estratégica e com alta qualidade dentro do negócio.

Quer saber mais sobre essa estratégia de mercado? Continue a leitura deste artigo! Aqui, você vai conferir o que é upskilling, qual a sua importância para as empresas, como colocá-lo em prática e o papel do RH nesse processo. Vamos lá?

O que é Upskilling?

O termo upskilling é derivado do inglês e o seu significado está relacionado a união de duas palavras: o prefixo up, que significa crescimento e melhoria, e skill, que quer dizer habilidades. Logo, upskilling se refere ao processo de aprimoramento das competências que uma pessoa já tem ou domina, buscando se destacar na sua área de atuação.

Com as mudanças constantes do mercado de trabalho, ficou quase impossível se manter competitivo sem a atualização de habilidades e competências. Por isso, os talentos têm buscado cada vez mais novos conhecimentos, investindo no aprendizado contínuo.

Assim, eles conseguem realizar as entregas com mais qualidade, melhorar o domínio na área e garantir mais visibilidade perante a empresa. Além disso, esse método tem o papel de guiar o profissional para a progressão de carreira, como sênior e cargos de liderança.

Qual a importância do Upskilling nas empresas?

Por meio do upskilling, as empresas podem contar com profissionais mais qualificados para solucionar as necessidades do mercado atual e melhorar a sua força de marca. Ademais, apostar no desenvolvimento dos talentos pode ser um grande investimento de negócio no médio e longo prazo.

Isso porque, treinando os colaboradores atuais é possível manter até mesmo um bom plano de sucessão, diminuindo a rotatividade de pessoal e reduzindo gastos com contratações futuras. De forma direta, essa estratégia é uma excelente forma para valorizar o quadro de funcionários e conquistar diferencial competitivo.

Inclusive, o upskilling traz vários benefícios para todas as partes envolvidas. Veja a seguir!

Para as empresas

  • Aumento da produtividade.
  • Redução de turnover e custos.
  • Maior capacidade de atração e retenção de talentos.
  • Melhora no clima e engajamento da equipe.
  • Maior adaptação às mudanças do mercado.
  • Melhora no desempenho.
  • Fortalecimento do employer branding.

Para os profissionais

  • Aumento na qualidade dos processos.
  • Maior adaptação às mudanças no trabalho.
  • Autoconhecimento e valorização profissional.
  • Maior possibilidade de crescimento de carreira.
  • Aumento da visibilidade dentro da companhia.
  • Favorecimento no desenvolvimento de soft skills.

Qual a diferença entre Upskilling e Reskilling?

Embora os dois conceitos sejam frequentemente apresentados juntos, existe uma diferença significativa entre eles: o objetivo da formação.

Como vimos, o upskilling tem como foco o aprimoramento das habilidades profissionais ligadas a área de atuação do talento. Assim, ele se torna mais qualificado e atraente dentro da própria área de trabalho, agregando mais valor à corporação e às suas entregas.

Já o reskilling foca na requalificação dessas habilidades. Isto é, o profissional é preparado para adquirir novas competências, a fim de exercer funções que, até então, ele não conhecia ou não tinha domínio.

Como colocar o Upskilling em prática?

Antes de colocar o upskilling em prática, é preciso entender as necessidades dessa estratégia e realizar um planejamento estratégico, pensando na eficiência do processo. Para tal, é fundamental que o setor de Recursos Humanos trabalhe em conjunto com os gestores.

Vale ressaltar que existem algumas ferramentas que podem ajudar na identificação desses gaps, como a avaliação de desempenho, os feedbacks e as dinâmicas de grupo.

Dito isso, conheça, abaixo, algumas ações que podem auxiliar na implementação do upskilling em seu negócio!

1. Faça o mapeamento das habilidades desejadas

Com base no mapeamento das habilidades necessárias para atender às tarefas da empresa, o profissional de RH consegue identificar quais talentos a equipe já tem. Com isso, identifica também quais habilidades e atitudes precisam ser desenvolvidas.

2. Crie programa de treinamento e desenvolvimento

Após reconhecer as competências que precisam ser desenvolvidas, a organização pode optar por um programa de treinamento e desenvolvimento organizacional. A partir dele, é possível trabalhar tanto as habilidades técnicas quanto as soft skills necessárias.

3. Faça parceria com instituições de ensino

Os métodos tradicionais de ensino, como pós-graduação, MBAs, cursos de idiomas e informática, podem ajudar no processo de upskilling. Por isso, investir em parcerias com faculdades e universidades, oferecendo benefícios e boas condições aos colaboradores, pode ser uma ótima opção.

4. Promova a troca de experiência

As trocas de experiências entre os membros da companhia também podem contribuir nesse processo. Afinal, as diferentes capacitações e habilidades agregam mais conhecimento nas etapas de aprendizagem.

5. Use a tecnologia a seu favor

Por fim, a tecnologia no RH pode ser uma grande aliada do upskilling. Por meio de estratégias como a gamificação, os profissionais conseguem assumir o protagonismo da sua jornada de aprendizado. E, assim, se aprimorar profissionalmente.

Qual o papel do RH na estratégia de Upskilling?

O setor de Recursos Humanos tem um papel fundamental na aplicação do upskilling, principalmente por ter uma atuação estratégica e uma visão mais analítica do negócio. No entanto, vale lembrar que ele não é o único responsável por esse processo.

Como vimos, os gestores também têm algumas obrigações. Logo, a missão do RH é ajudar a entender como essa estratégia pode interferir nas necessidades de curto e médio prazo da empresa e contribuir com o seu crescimento. Para isso, o departamento fica responsável por realizar o levantamento das habilidades necessárias e as que precisam ser desenvolvidas.

Chegamos ao final deste texto e, agora, você já sabe tudo o que é preciso sobre a estratégia de upskilling! Se quiser receber os melhores conteúdos sobre Gente e Gestão, Recrutamento e Seleção e Tecnologia no RH, aproveite para assinar nossa newsletter quinzenal!

Autora
Upskilling: saiba o que é e qual a importância para as empresas!
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
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