Roteiro de Entrevista: o passo a passo para contratações bem-sucedidas

Roteiro de Entrevista: o passo a passo para contratações bem-sucedidas

Encontrar o colaborador ideal para uma posição na empresa é desafiadora para grande parte dos gestores e gestoras de RH.

Além de identificar as habilidades e experiências adequadas ao cargo, também é necessário ponderar sobre as características comportamentais e a compatibilidade do candidato ao time e cultura empresarial.

Muitas vezes, o tempo para a seleção é curto e o número de inscritos à vaga é extenso.

Neste artigo, ensinamos como fazer um Roteiro de Entrevista estratégico e eficaz para um recrutamento humanizado e qualificado.

Assim, você será capaz de recrutar os melhores talentos, além de gerar mais confiança e credibilidade para os potenciais colaboradores. Vamos lá?

O que é um roteiro de entrevista?

O roteiro de entrevista é um documento que serve para nortear a conversa entre um recrutador ou gestor e um candidato.

Nele, devem constar os tópicos que serão abordados com os profissionais para que a conversa seja conduzida de forma produtiva, facilitando a tomada de decisão.

A entrevista é uma etapa muito importante no processo seletivo. Ela permite identificar o perfil do profissional, avaliar se suas competências se alinham com as exigências do cargo e determinar se há fit cultural com a empresa.

Esses fatores influenciam no sucesso e prosperidade do negócio, uma vez que as pessoas são as principais protagonistas das mudanças.

Qual a importância de um roteiro de entrevista?

Infelizmente, os recrutadores também cometem erros no processo de recrutamento e seleção, sendo a falta de preparação um dos mais comuns.

Não ter um roteiro é reflexo desse comportamento, deixando os profissionais de RH perdidos ao longo da entrevista.

Em algumas situações, eles podem até mesmo fazer questionamentos inadequados, gerando desconforto e ansiedade nos candidatos.

É aí que entra a importância de estabelecer um padrão — compatível às exigências da vaga — pelo qual todos serão avaliados. Essa régua pode otimizar o processo tanto para os recrutadores quanto para os potenciais colaboradores.

Essa ferramenta também é fundamental para incentivar positivamente o Employee Experience.

Afinal, quando a empresa demonstra maturidade e transparência nas etapas de contratação, é construída uma boa relação de confiança para fins de vínculo empregatício.

Qual é a diferença entre um roteiro de entrevista estruturado e não estruturado?

A entrevista pode ser estruturada, quando o entrevistador segue um roteiro, ou não estruturada, quando a conversa é guiada de forma espontânea.

Ambas podem ser interessantes em um processo seletivo, a depender da cultura da empresa, do cargo e da experiência do recrutador.

É válido pontuar que uma entrevista não estruturada não significa falta de preparo. Pelo contrário, ela é uma escolha vantajosa para recrutadores experientes, pois abre espaço para perguntas mais amplas e adaptadas ao perfil de cada talento.

Já no caso da entrevista estruturada, a ideia é que o roteiro contenha um número de perguntas padrão para todos os candidatos, dando a oportunidade de falarem sobre os mesmos tópicos.

Para garantir a liberdade de explorar aspectos mais subjetivos na busca do colaborador ideal, a entrevista semiestruturada é uma ótima opção.

Por meio dela, é possível alternar entre questionamentos mais direcionados (dentro do roteiro) e abertos com o avançar da conversa.

Ainda está na dúvida sobre como elaborar o roteiro? Então, continue a leitura!

Como desenvolver um roteiro de entrevista?

1. Planeje o roteiro

Em uma entrevista de emprego, não é possível conhecer todo o potencial do talento. Além disso, uma conversa longa pode ser cansativa e desviar o foco dos aspectos mais importantes.

O primeiro passo ao preparar um roteiro de entrevista é utilizar o job description como guia, avaliando o nível de hierarquia da função e os seus parâmetros específicos.

Os critérios, neste caso, incluem competências técnicas e comportamentais necessárias ao novo funcionário. Depois, é preciso priorizar quais serão os tópicos de relevância, a partir do material já recebido do profissional.

A entrevista será online ou presencial? Quais assuntos serão abordados? Será guiada com outros gestores ou profissionais envolvidos na seleção? Qual será o tempo de duração?

O ideal é reservar períodos para uma introdução, desenvolvimento e conclusão de forma dinâmica e tranquila.

2. Adapte, se necessário

Não é interessante que o seu roteiro de entrevista seja rígido. Para cada posição na empresa, devem existir diferentes abordagens e questionamentos.

Para cargos de estágio ou trainee, por exemplo, o tom utilizado pode ser mais acessível e educativo.

Já na contratação de lideranças, a abordagem pode ser mais desafiadora, considerando o repertório desses profissionais.

À medida que os candidatos apresentam suas experiências profissionais e vivências, o recrutador pode também reavaliar formas diferentes de guiar a conversa.

Afinal, cada pessoa é única, com visão de mundo bastante diversificada.

Portanto, fazer uso de um roteiro de entrevista estruturado, ou semiestruturado, não anula a dinâmica das interações e a espontaneidade que possam surgir nesse momento.

3. Deixe o candidato à vontade

Um processo seletivo pode gerar ansiedade nos candidatos, pois trata-se de um momento de exposição e avaliação.

Embora pareça uma dica evidente, deixar a pessoa à vontade é fundamental para manter um clima agradável e obter os resultados desejados com a conversa.

Você pode ser cordial e fazer perguntas cotidianas antes de começar efetivamente a entrevista, sem perder o profissionalismo.

A comunicação clara e transparente também fará diferença. Que tal compartilhar com o candidato um pouco do seu roteiro?

Contar como será a dinâmica da entrevista naquele dia, por exemplo, pode tranquilizar o profissional. Por último, se coloque à disposição para tirar dúvidas.

4. Apresente a empresa

A entrevista também serve para o recrutador apresentar a empresa.

Em alguns casos, é interessante abordar esse tópico logo no começo para descobrir o que a pessoa interessada pela vaga já sabe sobre a organização.

Lembre-se, novamente, de ser transparente sobre as funções que o profissional realizará, como é a cultura e a estrutura da empresa, quais são as expectativas, entre outras informações relevantes.

Uma boa prática é contextualizar o potencial colaborador sobre os próximos passos, demonstrando respeito e maturidade com o processo de recrutamento e seleção.

Para isso, dê uma estimativa sobre o prazo estipulado para o feedback e informe por qual canal será dado esse retorno.

5. Revise o roteiro de entrevista

Lembre-se de que o documento serve como um guia e pode ser atualizado, sempre que necessário, para contemplar as mudanças internas e externas à sua empresa.

Experimente diversificar os formatos e ver o que mais funciona para diferentes tipos de vagas e candidatos.

Como vimos, criar um roteiro de entrevista eficaz dá trabalho e pode ser desafiador a princípio.

Entretanto, essa ferramenta ajuda a conduzir processos seletivos mais criteriosos, bem como contribui para bons resultados na contratação de pessoal no longo prazo.

O que devo perguntar ao meu candidato?

Além de avaliar as habilidades técnicas necessárias, é importante entender quais são as competências socioemocionais dos candidatos e candidatas.

A compatibilidade quanto à cultura do negócio também deve ser investigada, pois esse fator tem grande influência na aderência ao time e na retenção de talentos.

Para aprimorar ainda mais o seu roteiro de entrevista, tenha em mente os valores da sua empresa e mapeie os perfis de colaboradores que você deseja encontrar no mercado.

Além das entrevistas, empresas comprometidas com um RH estratégico fazem uso de tecnologias para prever e validar informações sobre os talentos.

Os testes de avaliação comportamental, por exemplo, são uma ferramenta complementar que podem ser usados em diferentes momentos do processo seletivo.

A seguir, listamos 5 perguntas estratégicas para você considerar em seu roteiro de entrevista!

5 perguntas para se inspirar

1. Com todas as informações que você já tem sobre a nossa empresa, o que mais te atrai em trabalhar aqui?

2. Pode me contar sobre um momento em que você enfrentou uma grande adversidade no trabalho e como conseguiu superá-la?

3. Como você lida com a mudança e a incerteza no ambiente profissional?

4. Como você lida com a pressão no espaço laboral e como você costuma receber as críticas de sua liderança?

5. Para você, qual é o ambiente de trabalho perfeito?

Questões como essas já são um bom ponto de partida para avaliar o perfil do candidato, quais são suas convicções e maneira de se comportar. Concorda?

Em resumo, o roteiro de entrevista é uma ferramenta muito útil para conduzir entrevistas criteriosas e comprometidas com os potenciais colaboradores. Além disso, ele também aumenta as chances de contratações acertadas ao definir critérios alinhados aos objetivos da organização.

Acesse também o Linkedin da Selpe para conferir boas práticas de Gestão de Pessoas. Até a próxima!

Autora
Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jéssica adora ler livros, dançar e estar com os amigos. Na Selpe, é redatora e trabalha com a produção de conteúdo para o blog, redes sociais e outros canais de comunicação.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support