Competências socioemocionais: por que desenvolvê-las em talentos?

Competências socioemocionais: por que desenvolvê-las em talentos?

Você já deve saber que as hard skills não são as únicas habilidades a serem desenvolvidas no mercado de trabalho.

As competências socioemocionais, por exemplo, são essenciais para o alcance de bons resultados em uma empresa. É por meio delas que os profissionais aprimoram suas entregas, sua postura e contribuem para o crescimento do time e da organização como um todo.

Neste artigo, você entenderá tudo sobre as competências socioemocionais e como desenvolvê-las nos seus colaboradores. Reserve um tempo do seu dia, pegue papel e caneta e continue a leitura!

O que são competências socioemocionais?

As competências socioemocionais são habilidades relacionadas à personalidade individual, ou seja, ligadas à forma como cada um de nós se relaciona com suas emoções, sua realidade e com as outras pessoas.

Embora possam ser confundidas com a inteligência emocional, essas qualidades estão relacionadas a um conceito mais amplo: características positivas que se manifestam em todas as esferas da vida humana, inclusive no trabalho.

No aspecto profissional, por exemplo, elas são fundamentais para que os talentos alcancem a alta performance e ocupem posições estratégicas no futuro.

Quais são os principais exemplos de competências socioemocionais no trabalho?

1. Empatia

A empatia é fundamental dentro e fora de uma organização. Afinal, o ato de ser empático(a) contribui para as relações entre as pessoas e torna o convívio entre colegas de trabalho mais harmônico.

Em uma empresa em que a empatia é dominante entre as pessoas, há no clima organizacional mais compreensão, senso de contribuição e respeito mútuo.

Além disso, em áreas como Vendas e Comunicação, essa qualidade pode ser essencial para que profissionais tomem as melhores decisões, colocando-se no lugar dos clientes.

2. Responsabilidade

Um colaborador que não cumpre prazos e nem entrega suas obrigações não contribui em nada para os resultados de um time, concorda?

Por isso, é fundamental que os profissionais demonstrem senso de responsabilidade. Isso pode ser percebido naqueles que são éticos, dedicados e comprometidos com o que fazem.

Com esse perfil, um profissional pode levar os resultados da empresa ainda mais longe.

3. Adaptabilidade

A dinâmica das entregas em uma organização é frequentemente impactada por imprevistos. Por isso, profissionais que conseguem se adaptar a situações inesperadas são diferenciados.

A adaptabilidade impulsiona a resiliência e a flexibilidade nas situações em que é necessário mudar a trajetória ou a estratégia de algum processo ou projeto.

4. Organização

No dia a dia, é importante ser uma pessoa organizada para conciliar todas as tarefas da rotina – e no trabalho não é diferente!

A capacidade de organização é uma habilidade socioemocional que se relaciona com a gestão do tempo e com a forma como um profissional administra suas tarefas e prioridades.

5. Criatividade

Pensar fora da caixa é uma habilidade que pode levar um talento a trazer soluções para a empresa que não haviam sido pensadas antes.

Então, apostar no desenvolvimento da criatividade dos seus profissionais é uma maneira de se investir em inovação.

6. Comunicação

Comunicação é o pilar para o bom alinhamento entre as equipes ao longo de todo o processo de uma entrega. Afinal, a troca de informações é essencial para que cada etapa planejada de um projeto ocorra conforme e esperado.

Também é importante que cada talento saiba se expressar com clareza e objetividade no cotidiano de trabalho, contribuindo para o bom relacionamento entre as equipes e para os resultados alcançados.

7. Liderança

Diferentemente do que o consenso acredita, liderança não está relacionada somente com a habilidade de gerenciar pessoas e processos.

Liderar também representa a capacidade de ter uma visão ampla e saber administrar o próprio trabalho, seu tempo e as demandas individuais.

Como desenvolver as competências socioemocionais do seu time?

Agora que você conhece as principais competências socioemocionais e o impacto delas no sucesso de uma empresa, confira a seguir como desenvolvê-las na sua equipe.

1. Implemente trilhas de desenvolvimento

Para despertar ou potencializar habilidades, sejam elas voltadas para personalidade ou conhecimento técnico, o primeiro passo é planejar e executar trilhas de desenvolvimento.

Elabore quais treinamentos podem ser oferecidos para levar as competências socioemocionais aos times e quais profissionais ficarão responsáveis por cada um.

Nessa etapa, também é necessário estabelecer um cronograma para essas atividades e deixar claro o mapeamento de quais temas serão abordados.

Exemplos de assuntos estratégicos que podem ser relacionados às competências socioemocionais são soft skills e ownership.

2. Crie uma cultura de feedback

Depois de realizar as trilhas de desenvolvimento, é importante coletar opiniões dos colaboradores que foram treinados para entender a efetividade dessa iniciativa.

Pensando nisso, investir em uma cultura de feedback contínuo pode ser uma boa prática para entender como foi a experiência individual e coletiva e pensar em melhorias para as próximas ações.

3. Invista em processos de atração e seleção mais efetivos

Uma forma ainda mais direta de contar com pessoas que apresentam competências socioemocionais é contratar profissionais que já as possuem em sua personalidade!

Para isso, é fundamental saber como identificar essas qualidades em candidatos das oportunidades oferecidas pela empresa. Testes de personalidade e soluções de assessment podem ser aliadas nessa etapa.

Um processo de atração e seleção focado em identificar características específicas também trará, sem dúvida, talentos com as habilidades que você busca.

Para isso, invista em consultorias especializadas em recrutamento para selecionar as pessoas com o perfil certo para as posições que a sua empresa precisa.

Agora que você já entende o que são as competências socioemocionais e como desenvolvê-las, aproveite a leitura e confira o nosso artigo sobre Testes de Personalidade. Até a próxima!

Autora
Competências socioemocionais: por que desenvolvê-las em talentos?
Estagiária de Redação
Sandy é engajada com educação popular e apaixonada por cinema, livros e pela escrita. Gosta de ouvir música, cozinhar e sair com amigos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support