Candidate Persona: o que é e como aplicar para estágio e trainee?

Candidate Persona: o que é e como aplicar para estágio e trainee?

Contar com jovens talentos na empresa, como estagiários e trainees, pode ser muito positivo para o desempenho das equipes e para o futuro da organização. Contudo, ao iniciar o processo seletivo para programas de estágio e trainee, é importante traçar estratégias para atrair o candidato certo. E é aqui que entra a candidate persona!

Além de identificar o perfil do profissional desejado pela sua empresa, esse método acelera o processo de recrutamento e seleção. Afinal, se o RH sabe quem está procurando, fica mais fácil saber onde encontrar, concorda?

Para ajudar você e seu time de Gente e Gestão, preparamos este artigo! Aqui, vamos explicar o que é candidate persona, como ela funciona e quais os benefícios para a contratação de estagiários e trainees. Vamos lá?

O que é candidate persona?

Candidate persona é um personagem semifictício que representa o candidato ideal de uma determinada vaga. Ele tem nome, idade, objetivos profissionais, experiências e todas as características pretendidas no colaborador.

Inclusive, esse conceito também é muito comum nas áreas de marketing e vendas. Nesse contexto, a persona é a versão fictícia do cliente perfeito.

Por essa razão, algumas organizações têm utilizado dessa estratégia para realizar a contratação de modo mais assertiva. Isso porque, a candidate persona ajuda compreender qual é o melhor candidato para ocupar uma vaga, que tenha fit cultural alinhado com o propósito da empregadora.

Quais os benefícios de construir uma boa candidate persona voltada para estágio e trainee?

Além das vantagens que citamos acima, apostar em uma persona bem detalhada trará vários outros benefícios para a sua empresa, especialmente para os programas de estágio e trainee.

Afinal, esses programas tendem a atrair um grande número de candidatos, tornando as etapas do processo de recrutamento e seleção ainda mais desafiadoras.

Então, veja, abaixo, os 7 principais benefícios!

  1. Melhora no direcionamento da vaga.
  2. Redução de turnover.
  3. Melhora na comunicação com o candidato.
  4. Possibilidade de efetivação de jovens talentos.
  5. Divulgação nos lugares certos.
  6. Maior retenção de talentos.
  7. Menor tempo de desenvolvimento.

Tenha em mente que, apesar de o foco dessa estratégia ser a atração de novos talentos, as vantagens de criar uma candidate persona vão muito além. Afinal, no médio e longo prazo, ela pode contribuir até mesmo com o fortalecimento da cultura organizacional.

Como criar uma Candidate Persona para seu processo seletivo? Confira 3 passos essenciais!

1° passo: entrevistar seus colaboradores

O primeiro passo antes de começar a desenhar o candidato ideal para a vaga, é entrevistar os funcionários e jovens talentos da sua própria empresa. Ao conhecer mais de perto suas habilidades, metas, objetivos e interesses, fica mais fácil entender e definir o perfil do profissional desejado.

Além disso, é importante conversar com os gestores. Afinal, eles têm contato direto com os colaboradores e sabem o que é necessário para o bom andamento das equipes.

Depois de coletar as informações, é preciso avaliar quais qualidades são compatíveis com as esperadas no candidato.

2° passo: registrar essas informações

Como vimos, a candidate persona deve ter características pessoais. Então, nome, idade e experiências são fundamentais para essa construção. É nessa etapa que o seu personagem vai se tornando cada vez mais parecido com uma pessoa.

Porém, é importante lembrar que essas informações servem para humanizar a persona e não direcionar a seleção de forma literal. Ou seja, se a sua candidate persona tem 23 anos, não significa que você deva contratar pessoas somente nessa faixa etária.

3° passo: finalizar a criação

Por fim, é hora de organizar os traços selecionados e definir quem você quer recrutar. Assim, com o perfil do jovem talento estabelecido, a empresa tende a fazer uma contratação mais certeira e eficiente.

Além de trazer bons resultados para os programas de estágio e trainee, a construção de uma candidate persona pode ser realizada em todos os processos de recrutamento e seleção da sua empresa!

Agora que você já sabe o que é e como montar a candidate persona, que tal dar uma olhada no nosso conteúdo sobre marketing de atração de candidatos? Boa leitura!

Autora
Candidate Persona: o que é e como aplicar para estágio e trainee?
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support