6 Processos de Gestão de Pessoas que você precisa conhecer
Há muito tempo que os colaboradores deixaram de ser apenas parte operacional dos processos e assumiram um papel crucial no sucesso das empresas, não é mesmo? É por isso que conhecer e aplicar os processos de gestão de pessoas estrategicamente no seu negócio pode ser um grande diferencial competitivo.
A gestão de pessoas, quando feita de forma correta, é capaz de criar um ambiente de trabalho favorável, onde os colaboradores se sentem mais satisfeitos, motivados e engajados.
Se você deseja ter uma equipe de alta performance e, com isso, transformar a sua empresa, continue a leitura. Aqui, falaremos sobre 6 dos principais processos de gestão de pessoas e como as pequenas e microempresas podem implementá-los. Vamos lá?
Quais são os principais processos de gestão de pessoas?
Como você sabe, cabe à gestão de pessoas planejar e desenvolver ações que visam o bem-estar, o desenvolvimento e a satisfação dos colaboradores, além do alinhamento com a cultura organizacional e lideranças.
Nesse cenário, o Idalberto Chiavenato, um dos autores nacionais referência na área de Recursos Humanos e Administração, traz 6 processos de gestão de pessoas fundamentais para o setor.
1. Agregar pessoas
Este processo está ligado às ações de atração e inserção de novos talentos na empresa, como o recrutamento e seleção. Aqui, o trabalho começa antes mesmo do processo seletivo, com o planejamento das etapas e alinhamento de expectativas. Afinal, é preciso encontrar profissionais qualificados alinhados à cultura e o propósito do negócio.
Na sequência do planejamento, o autor defende as iniciativas de fortalecimento da marca empregadora e um bom processo de seleção, garantindo contratações certeiras.
2. Aplicar pessoas
O processo de aplicar pessoas diz respeito à integração dos novos colaboradores à cultura e a rotina da companhia.
Para isso, é necessário o desenvolvimento de um bom onboarding, definição das atividades de cada funcionário, orientação sobre as tarefas e a avaliação de desempenho periódica. O conjunto dessas ações permitirá o aprimoramento das entregas.
3. Recompensar pessoas
O terceiro processo de gestão de pessoas, por sua vez, tem forte relação com a motivação, engajamento e produtividade dos profissionais. Isso acontece porque ele é usado nas ações de reconhecimentos e recompensas, que vão além de remuneração e benefícios corporativos.
Aqui, são elaborados e/ou concedidos programas de incentivo, bônus, flexibilidade e meios para uma maior autonomia no trabalho. Tudo isso contribui para a valorização das pessoas e redução do turnover.
4. Desenvolver pessoas
Embora a empresa contrate os melhores talentos do mercado, é preciso que ela incentive e contribua para o aprendizado contínuo dos seus colaboradores.
No processo de desenvolver pessoas, a gestão estabelece treinamentos organizacionais, cursos e palestras, bem como trilhas de aprendizado, PDIs e programas de desenvolvimento de carreira.
5. Manter pessoas
Este processo de gestão de pessoas também influencia na redução do turnover. Ao contrário das recompensas, o foco aqui é desenvolver iniciativas que envolvam a satisfação dos funcionários e o dia a dia na organização.
Ou seja, a criação de um ambiente agradável de trabalho, bons relacionamentos interpessoais entre líderes e liderados, troca de feedbacks contínuos e a valorização da qualidade de vida.
6. Monitorar pessoas
Por fim, a gestão de pessoas ainda envolve o acompanhamento dos resultados dos cinco processos anteriores e das atividades desenvolvidas pelo quadro de colaboradores.
Neste momento, são estabelecidos os indicadores de RH ou Key Performance Indicator (KPI) mais estratégicos — a fim de melhorar as ações e o desempenho da equipe e tomar decisões mais certeiras.
Como pequenas e microempresas podem implementar os 6 processos de gestão de pessoas?
Os processos de gestão de pessoas podem trazer muitos benefícios para as pequenas e microempresas. Mas, devido à limitação de recursos, nem sempre é fácil implementá-los de forma eficaz nas suas rotinas.
Pensando nisso, apresentamos algumas boas práticas que podem ajudar você nessa missão. Veja a seguir!
Faça um planejamento estratégico
Assim como em outros projetos de uma empresa, o planejamento estratégico é a chave para ter bons resultados. Afinal, ele guia as ações das lideranças e equipes, permitindo o alcance dos objetivos do negócio.
Estabeleça metas reais e mensuráveis
Pequenas e microempresas também podem ter destaque no mercado de trabalho. Para isso, é importante estabelecer metas em todo o negócio, inclusive no gerenciamento do capital humano.
Diminuir a taxa de absenteísmo e elevar a produtividade dos colaboradores são alguns exemplos que podem ser definidos nessa etapa.
Adote uma comunicação aberta e transparente
Uma comunicação clara, aberta e transparente na empresa favorece o fluxo dos processos de gestão de pessoas de ponta a ponta. Afinal, todo o quadro de funcionário estará alinhado às estratégias da organização e terá suas ações guiadas por elas.
Aposte em um recrutamento e seleção eficiente
Investir na contratação de talentos qualificados e conectados à cultura da empresa também é uma prática essencial aqui. Sendo assim, busque ter uma equipe capacitada para elaborar bem as etapas do processo de recrutamento e seleção e, assim, encontrar o perfil ideal para o seu negócio.
Ofereça feedbacks contínuos
Um desejo comum de muitos profissionais no mercado é receber um retorno sobre o seu trabalho de forma periódica. Isso indica se eles estão indo no caminho certo ou se precisam melhorar alguma estratégia ou comportamento no trabalho.
Por isso, é importante que a gestão de pessoas ofereça feedbacks contínuos e construtivos ao time, bem como esteja aberta para recebê-los.
Bônus: busque uma Consultoria de RH
Se você ainda tem desafios para implementar os processos de gestão de pessoas ou sente que precisa de direcionamento na sua estratégia de negócio, busque o apoio de uma consultoria de RH.
Dessa forma, é possível contar com a orientação e o suporte de uma equipe especializada, otimizando e potencializando os resultados das suas ações.
Mas lembre-se: o segredo para processos que funcionam também está em adaptá-los à realidade e às necessidades da sua empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte.
Chegamos ao final deste artigo e podemos dizer que a aplicação dos processos de gestão de pessoas é uma prática indispensável para o crescimento sustentável dos negócios.
Se você tem interesse em potencializá-los com o apoio da tecnologia, conheça as principais soluções tecnológicas para gestão estratégica de pessoas. Até a próxima!