Power Skills: o que são e 5 dicas para desenvolvê-las!

Power Skills: o que são e 5 dicas para desenvolvê-las!

O mundo está em constante mudança e as organizações precisam acompanhar as transformações vividas pela sociedade. Em meio às novas tecnologias, visões sobre o processo de aprendizagem e sobre as competências necessárias para o sucesso, surgiu o conceito de power skills!

Essa nova interpretação das habilidades comportamentais tem ganhado grande espaço no universo corporativo. Afinal, ela impacta na maneira como as pessoas realizam a gestão de talentos nas empresas, bem como no potencial de sucesso de uma equipe.

Continue a leitura e entenda o que são power skills, como elas se relacionam com as hard e soft skills, quais são os principais tipos e como desenvolvê-las. Vamos lá?

O que são Power Skills?

Power skills são, em tradução literal, habilidades poderosas, que impactam positivamente a performance dos profissionais no trabalho. Isso porque elas unem as competências técnicas e comportamentais, criando uma combinação de sucesso para a conquista de excelentes resultados.

Para tal, as power skills buscam compreender as pessoas em sua totalidade, indo além das definições de hard e soft skills já conhecidas. Ademais, contemplam também a capacidade de adaptar o aprendizado, praticar o reskilling e aprender as melhores formas de se desenvolver.

Dessa forma, elas têm ganhado espaço no mercado de trabalho, se tornando essenciais para que as organizações contem com funcionários altamente qualificados.

Qual é a diferença entre Power Skills e Soft Skills?

Como vimos, as power skills são formadas a partir da união das hard e soft skills. Mas qual a diferença entre cada um desses conceitos? É isso que veremos a seguir!

As soft skills são competências interpessoais e se relacionam com a maneira como cada pessoa interage com o ambiente, com o grupo e com situações diversas. Elas podem ser aprimoradas por meio de cursos e treinamentos, mas principalmente por meio de experiências de vida.

Em função de seu grande valor para o desenvolvimento pessoal, as soft skills vem sendo chamadas de power skills por muitos profissionais da área. Assim, a principal diferença entre elas estaria na interpretação do conceito, uma vez que o termo ‘soft’ pode remeter a habilidades mais suaves ou de menor importância.

Por outro lado, um aspecto que diferencia essas duas categorias é a percepção sobre hard skills. Afinal, as power skills demandam uma aplicabilidade técnica junto às demais capacidades.

Qual é a diferença entre Power Skills e Hard Skills?

As hard skills são as competências técnicas, que podem ser adquiridas por meio de cursos, formação universitária e workshops, por exemplo. Normalmente, elas constam no currículo e contemplam aspectos como o domínio de outro idioma, de um método ou de uma ferramenta.

Com isso, as diferenças entre as hard e as power skills estão no tipo de habilidade a que se referem, à maneira como elas são medidas e a como desenvolvê-las.

Quais são as principais Power Skills? Veja alguns exemplos!

Existem diversas power skills que podem ser aprendidas e aperfeiçoadas por profissionais de diferentes áreas e trajetórias. Veja, abaixo, algumas das principais habilidades valorizadas pela gestão de pessoas!

Autogestão

A capacidade de realizar autogestão, considerando o tempo disponível, as prioridades do negócio e as demandas a serem realizadas, é uma importante power skill para o trabalho. É comum que ela esteja associada a uma boa inteligência emocional e à maturidade, além de remeter à autonomia e resolutividade.

Visão sistêmica e estratégica do negócio

Ter uma visão sistêmica sobre toda a organização permite a um colaborador pensar estrategicamente para solucionar problemas e propor novas iniciativas. Isso faz com que esse profissional seja ainda mais valioso para a empresa, visto que será um potencializador de resultados.

Comunicação eficiente

Saber adotar uma comunicação eficiente, que é clara e objetiva, é um grande diferencial para gerenciar times e processos. Afinal, a troca de informações e a gestão do conhecimento são fundamentais para ter uma equipe de sucesso.

Empatia

A empatia é uma característica presente no perfil comportamental de muitas pessoas e precisa ser desenvolvida, principalmente, por quem aspira assumir cargos de liderança. Isso porque, essa é uma das power skills mais importantes para a manutenção de boas relações interpessoais e de um ambiente agradável e de segurança psicológica nas empresas.

Solução de problemas

A capacidade de solucionar desafios é um grande diferencial de profissionais altamente qualificados. A partir de uma visão mais generalista e do pensamento analítico e estratégico, é possível enxergar oportunidades e resolver problemas com mais facilidade e eficiência.

Essa aptidão faz com que os colaboradores reduzam o retrabalho, as falhas operacionais, os prejuízos financeiros e as entregas de baixa qualidade. Com isso, ela favorece a marca, a relação com os clientes internos e externos e o aumento da produtividade no trabalho.

Aprendizagem ativa

A aprendizagem ativa é uma das principais power skills de equipes de alta performance. Por meio dela, as pessoas aprendem com as experiências e desafios do dia a dia de maneira prática, transformando suas vivências em conhecimento.

Essa competência, além de otimizar o aprendizado e a realização de demandas complexas, permite aos colaboradores explorar todo o seu potencial e descobrir novas habilidades.

Inteligência emocional

Ter o autoconhecimento necessário para identificar e administrar as emoções, bem como para entender gatilhos e comportamentos, é essencial para conquistar bons resultados.

Afinal, essa power skill contribui para um melhor equilíbrio nos âmbitos pessoal e profissional, uma vez que impacta a maneira como uma pessoa lida com o inesperado.

Negociação

A capacidade de negociação é essencial para colaboradores de qualquer setor em uma organização, já que colabora para a conquista dos recursos necessários. Contudo, ela pode ser mais importante para funcionários que lidam com vendas, com a elaboração do escopo de projetos e com a definição de prazos.

Liderança e gestão

Por fim, devido à sua influência nos resultados e na cultura de uma empresa, a habilidade de liderança e gestão de pessoas está dentre as principais power skills. Porém, é necessário ressaltar que essa talvez seja uma das competências mais difíceis de desenvolver, visto que é formada por uma junção de várias outras soft skills.

Como desenvolver as Power Skills? Confira 5 dicas práticas!

Agora que você já sabe o que são power skills e quais são as principais, deve estar se perguntando sobre como é possível desenvolvê-las, certo? Pensando em ajudar você e sua equipe nesse processo, separamos 5 dicas práticas. Confira!

  1. Identifique o perfil técnico e comportamental dos colaboradores.
  2. Promova ações de treinamento e desenvolvimento organizacional.
  3. Incentive uma cultura organizacional de aprendizado e inovação.
  4. Desenvolva as hard e soft skills.
  5. Invista na construção de PDIs e no desenvolvimento contínuo.

Chegamos ao final deste artigo e, aqui, vimos tudo o que é preciso para compreender as power skills e a sua importância para os negócios. Se quiser saber mais sobre como o perfil de um colaborador impacta no alcance de resultados, aproveite para ler também nosso blog post sobre comportamento organizacional. Espero que goste!

Autora
Power Skills: o que são e 5 dicas para desenvolvê-las!
Autora convidada
Bárbara Machado é formada em Jornalismo, apaixonada pela escrita e por adquirir novos conhecimentos. Gosta de estar com a família e amigos, viajar e praticar atividades ao ar livre.
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