Ciclo PDCA: conheça a metodologia e como aplicar no RH!

Ciclo PDCA: conheça a metodologia e como aplicar no RH!

Realizar uma gestão de pessoas e processos eficiente demanda visão sistêmica, pensamento estratégico e o entendimento de todo o panorama da instituição. E, para apoiar lideranças, consultores e RH nessa jornada, foram criadas diferentes soluções — dentre elas, o método PDCA.

Essa metodologia funciona como um passo a passo para o acompanhamento constante de projetos e equipes. Seu objetivo é identificar falhas e encontrar soluções, gerando ganho em eficiência e otimizando resultados. Ou seja, promovendo uma gestão de controle de qualidade.

Neste artigo, você entenderá melhor o que é e como funciona o ciclo PDCA e quais são os seus benefícios quando aplicado ao setor de Recursos Humanos. Vamos lá?

O que é a metodologia PDCA?

O PDCA é um ciclo que guia a gestão ágil de projetos, conduzindo uma melhoria contínua dos processos. Para isso, ele incentiva o acompanhamento das entregas ou do funcionamento de uma empresa. Assim, é possível identificar falhas e pontos de aprimoramento antes que o problema impacte o negócio em maior escala.

Idealizado por Walter A. Shewhart e aprimorado por William Deming, o método tem sido aperfeiçoado ao longo dos anos e já faz parte da rotina de várias companhias de sucesso. Porém, um fato curioso é que o PDCA se tornou ainda mais conhecido por ter sido usado no processo de recuperação do Japão após a Segunda Grande Guerra. Interessante, né?

Para saber mais, continue a leitura e entenda como a metodologia funciona na prática e quais são as vantagens de aplicá-la no RH!

Como funciona o ciclo PDCA e quais são as suas fases?

PDCA é a sigla para os termos em inglês ‘plan’, do’, ‘check’ e ‘act’, que em português significam ‘planejar’, ‘fazer’, ‘checar’ e ‘agir’, respectivamente. Essas quatro palavras são a essência de um dos métodos mais eficazes de gestão de projetos e melhoria contínua em modelos, instituições e equipes.

Representado de maneira circular e em uma relação de interdependência entre suas etapas, o ciclo PDCA deve ser renovado constantemente. Veja como ele funciona!

Ciclo PDCA: conheça a metodologia e como aplicar no RH!

Plan (planejar)

A primeira etapa do PDCA é identificar pontos de atenção no projeto e a raiz dos principais problemas encontrados. Com isso, a equipe terá insumos para mapear possíveis melhorias a serem realizadas, escolher quais soluções aplicar e definir suas metas estratégicas.

A partir disso, deve-se elaborar um plano de ação consistente e que contemple todas as informações obtidas. Lembre-se de evidenciar também quais métricas e indicadores de desempenho devem ser observados.

É no planejamento, ainda, em que são definidas quais ferramentas serão usadas para atingir os resultados esperados. Então, não se esqueça de considerá-las no processo, nem os investimentos necessários para adquiri-las.

Do (fazer)

Agora que o plano de ação já foi estruturado, é hora de colocar a mão na massa! A segunda fase do ciclo consiste em envolver as pessoas necessárias para tornar realidade o que foi proposto durante o exercício de planejamento.

Para o sucesso dessa etapa de execução, é fundamental que toda a equipe tenha consciência de suas responsabilidades e do seu papel no todo. Ademais, ter um cronograma flexível, mas bem definido, e estabelecer objetivos individuais e coletivos pode ser um diferencial.

Check (verificar)

Após executar as melhorias sugeridas e adequar os processos conforme as boas práticas de gestão, é essencial analisar o todo. Para tal, observe o que consta no plano de ação, o que realmente foi feito e quais os resultados obtidos.

Aqui, é importante verificar os indicadores da área, checar os investimentos realizados, identificar falhas e documentar tudo o que foi possível aprender a partir dessa análise.

Act (agir)

Para fechar o ciclo PDCA, é necessário avaliar se os resultados alcançados foram satisfatórios e, a partir disso, encerrá-lo momentaneamente ou reiniciá-lo. Inclusive, é bem comum que para cada projeto ele seja percorrido mais de uma vez.

Nessa fase, os erros identificados no ‘check’ devem ser corrigidos e o plano de ação deve ser revisado. Isso irá contribuir para a garantia de maior qualidade nos processos, de padronização nas etapas de execução e de otimização das ações da gestão.

Como aplicar o método PDCA no RH?

Para que o PDCA seja aplicado com eficiência no RH (ou em qualquer outra área da organização), é preciso começar pelo treinamento de todos os seus funcionários. Isto é, apresentar o ciclo e explicar o que são metodologias ágeis e como ter um método claro para a execução de demandas pode ser benéfico para a gestão de pessoas e processos.

Além das capacitações para os colaboradores, pode ser interessante introduzir alguns conceitos mais básicos no dia a dia de trabalho. Dessa forma, as equipes irão se habituar ao método e naturalizar atitudes condizentes com aquelas que o constituem.

Quando essas boas práticas já forem uma realidade no setor e o seu pessoal já estiver qualificado para aplicar o PDCA no RH, é o momento de realizar a virada de chave. Nessa etapa, avalie as principais responsabilidades do departamento, as metas corporativas, como se dá o gerenciamento de tarefas e como está a produtividade do núcleo.

Por fim, lembre-se que, aqui, tratamos de algo cíclico. Ou seja, um modelo que deve ser visitado periodicamente para avaliação contínua dos projetos desenvolvidos.

Quais os benefícios dessa metodologia para a gestão de pessoas e processos?

Como vimos, ter métodos bem definidos e processos padronizados pode favorecer uma gestão de qualidade, que otimiza recursos e impulsiona resultados. Tudo isso apresenta vários benefícios para os negócios, como:

  • redução de tempo e custos em cada tarefa;
  • melhora no engajamento dos colaboradores;
  • fortalecimento da cultura organizacional;
  • aumento na produtividade dos times;
  • melhora na qualidade das entregas e no percentual de assertividade;
  • diminuição de falhas e imprevistos na rotina;
  • criação de equipes de sucesso.

Chegamos ao final deste texto e, agora, você já sabe como aplicar o ciclo PDCA no RH da sua empresa e quais são os seus benefícios! Então, que tal entender também como essa metodologia pode ser uma aliada na busca pelos objetivos do seu negócio?

Confira nosso artigo sobre gestão por resultados e descubra como potencializar o sucesso da sua equipe!

Autora
Ciclo PDCA: conheça a metodologia e como aplicar no RH!
Autora convidada
Bárbara Machado é formada em Jornalismo, apaixonada pela escrita e por adquirir novos conhecimentos. Gosta de estar com a família e amigos, viajar e praticar atividades ao ar livre.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support