Dia do Profissional de RH: por que falar sobre ele?


No dia 3 de junho celebra-se o Dia do Profissional de RH! Nessa mesma data, em 1976, foi fundada a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas — WFPMA (World Federation of People Management Associations) tendo como afiliada, no Brasil, a ABRH-Brasil.
E, há de se concordar, que não há dúvidas sobre a importâncias desses profissionais para o sucesso das empresas, não é mesmo? Afinal, a área se dedica ao cuidado com as pessoas, o zelo pelo engajamento, a valorização dos talentos e o desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais.
Porém, muitos são os desafios de quem atua no setor de Gente e Gestão. E, cada vez mais, esses profissionais têm desempenhado papéis estratégicos nas organizações, sendo responsáveis por zelar pelo bem mais valioso de um negócio. Ou seja, seu capital humano, intelectual e de valor intangível.
Para celebrar o Dia do Profissional de RH, convido você a conferir este texto! Aqui, vamos entender melhor a abrangência da área, sua importância para as empresas e o seu papel estratégico e protagonista para os negócios. Vamos lá?
Como surgiu o Dia do Profissional de RH?
Em 1976, no dia 3 de junho nasceu, nos Estados Unidos, a World Federation of People Management Associations (WFPMA), uma rede global de profissionais em gestão de pessoas.
O objetivo da Federação é auxiliar o desenvolvimento e a eficiência da gestão de pessoas ao redor do mundo. Além de lutar pela valorização e reconhecimento profissional do setor.
Com mais de 90 associações de pessoal, a organização representa mais de 660.000 profissionais de Gestão de Pessoas.
No Brasil, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) tem como missão: “Fomentar uma comunidade inovadora e colaborativa, que conecte diferentes atores do cenário de relações do trabalho, com o objetivo de difundir as melhores práticas em gestão de pessoas.”
O protagonismo do profissional de RH
O setor de Recursos Humanos tem experimentado grandes transformações nos últimos tempos. Se antes cuidava de tarefas operacionais e rotinas burocráticas, hoje tem a tecnologia no RH e a automatização de processos a seu favor. Tudo isso faz com que tenha um melhor aproveitamento de recursos, conquistando assertividade nas decisões e protagonismo corporativo.
Além disso, com a transição do RH 4.0 para o RH 5.0, a tecnologia para Gente e Gestão, somada ao apoio único e criativo do ser humano, traz vários benefícios para as empresas. Dentre eles, o aumento da produtividade, a coleta e análise de dados, o uso de inteligência artificial e a melhora nos processos de atração, seleção e desenvolvimento de talentos.
Dessa forma, o RH tem assumido um papel ainda mais estratégico e protagonista nas empresas, sendo peça-chave para o alcance de bons resultados. Mas você sabe quais são as principais atribuições desse setor? Veja só!
4 principais demandas do setor de RH nas empresas
1. Recrutamento e Seleção
Para o sucesso do recrutamento e seleção é preciso investir na expertise dos profissionais de RH, visando atrair e selecionar talentos compatíveis com a organização. Para tal, é importante conquistar pessoas com fit cultural, habilidades técnicas e comportamentais que agreguem valor ao negócio e vontade de se desenvolver junto à equipe.
Assim, o setor de RH consegue realizar contratações mais assertivas, de acordo com o objetivo e expectativas da empresa. Isso contribui para o alcance de melhores resultados, bem como para o aumento da satisfação e da produtividade dos times.
2. Onboarding de funcionários
Outra importante atividade dos profissionais de RH é a integração de novos colaboradores à rotina e cultura organizacional. Para isso, o onboarding é uma estratégia muito utilizada, apresentando valores e propósito da empresa, o espaço de trabalho e aos processos internos da organização.
Assim, o trabalhador que está chegando para compor o time pode se familiarizar tanto com o local em que irá desempenhar suas atividades quanto alinhar as expectativas das tarefas que lhe serão confiadas. Outro ponto positivo é que esse momento favorece a construção de laços e faz com que o profissional seja conhecido pela liderança, pares e outros setores.
3. Avaliação de desempenho
Essa ferramenta é aplicada para metrificar a performance dos colaboradores de forma neutra e objetiva, a fim de auxiliar na tomada de decisões e elaboração de programas de desenvolvimento. Em geral, ela é a etapa final da Gestão de Desempenho.
Para realizar a avaliação de desempenho não basta verificar se um colaborador atingiu ou não as metas estabelecidas. É necessário analisar sua atuação, a qualidade das entregas e quais as circunstâncias e desafios foram enfrentados em sua trajetória na empresa.
Afinal, identificar e investir no desenvolvimento das pessoas e implementar meios para aprimorar as habilidades e os processos significa a melhora das entregas, da produtividade e da qualidade do trabalho.
4. Programas de desenvolvimento
Ao zelar pelas pessoas e pela estratégia do negócio, o setor de recursos humanos se atenta para a importância estratégica de acompanhar a performance desses profissionais.
É certo que investir na trajetória profissional dos colaboradores contribui para a retenção de talentos. Afinal, o colaborador que se sente valorizado, tende a contribuir para o aumento da satisfação e do engajamento no trabalho.
Para isso, é fundamental a implementação de programas de desenvolvimento. Neles, podem ser definidas metas individuais e de equipe, além da estruturação de planos de carreira.
Quais as vantagens de estruturar um RH protagonista e estratégico
Como vimos até aqui, os profissionais de Recursos Humanos são um pilar estratégico nas organizações, guiando desde processos seletivos até iniciativas de Gente e Gestão. Isso porque, são os responsáveis por zelar pelas pessoas, que são o bem mais valioso de uma empresa.
Entre as vantagens de contar com um RH estratégico, estão:
- bom clima organizacional;
- alcance de metas e resultados;
- manutenção da cultura;
- busca pelo propósito;
- bem-estar das equipes.
O RH é uma área em constante expansão no mercado de trabalho, devido à procura cada vez maior das corporações por profissionais capacitados que possam auxiliar em suas estratégias.
Viu, só? O Dia do Profissional de RH não foi criado por acaso. Por isso, os profissionais de RH são tão essenciais para o sucesso das empresas que prezam por uma gestão de pessoas avançada, independente do seu porte ou segmento.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o setor de Gente e Gestão? Confira nosso artigo sobre RH estratégico: o que é e como aplicar nas empresas!