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07 dez

Capital intelectual nas empresas: como desenvolvê-lo?

7 de dezembro de 2022
por Bárbara Barbosa
em Gente e Gestão
Capital intelectual nas empresas: como desenvolvê-lo?

O conceito de capital intelectual tem sido, cada vez mais, difundido nas organizações e valorizado pelas lideranças. Isso porque, ao reconhecer o potencial de aprendizado dos talentos, impulsiona-se também seu desempenho e performance, o que favorece os resultados da instituição.

Ademais, empresas que acreditam em seus colaboradores e gerenciam suas potencialidades estão mais propensas a construir equipes de sucesso. Afinal, conhecimento nunca é demais, concorda?

Continue a leitura e entenda o que é o capital intelectual, como gerenciá-lo e como ele pode ajudar o seu negócio a elevar o seu diferencial competitivo no mercado. Vamos lá?

O que é capital intelectual?

O capital intelectual de uma empresa é composto pelo conjunto de conhecimentos, raciocínio, criatividade, habilidades e competências de seus funcionários. Além disso, é construído a partir da sabedoria coletiva e da boa gestão da informação ao longo dos anos e entre os diferentes setores, bem como do incentivo ao desenvolvimento.

Dessa forma, constitui um recurso intangível, que perpassa o conceito de propriedade intelectual e é inerente à organização, sendo absorvido por seus talentos. Assim, favorece desde a gestão de pessoas até a capacidade de promover a inovação e de se relacionar com clientes e stakeholders.

Em resumo, o capital intelectual se traduz em ações, ideias e soluções que vão contribuir para o dia a dia de trabalho, a produtividade dos setores e a conquista de bons resultados.

Em linhas gerais, pode-se dizer que ele deriva de três pilares principais:

  1. capital humano: são as pessoas que fazem parte do negócio, considerando seus conhecimentos, talentos e experiências anteriores. Ele pode ser potencializado a partir de ações de treinamento e desenvolvimento;
  2. capital estrutural: são as ferramentas, processos e tecnologias utilizados na empresa. Além disso, contempla a missão, visão e valores da companhia, sua cultura e seu potencial transformador;
  3. capital relacional: consiste na essência que guia os relacionamentos internos e externos do negócio. Assim, impacta colaboradores, clientes, fornecedores, stakeholders e admiradores da marca.

Quais elementos podem ser entendidos como capital intelectual?

Como vimos, o capital intelectual de uma empresa é robusto e de grande complexidade, já que engloba diversos aspectos da vivência corporativa. Veja, abaixo, alguns de seus elementos!

  • Cultura organizacional e propósito do negócio.
  • Hard e soft skills individuais e coletivas.
  • Organograma empresarial e processos realizados.
  • Cursos, palestras, mentorias e incentivos ao aprendizado.
  • Gestão de RH.
  • Produtos desenvolvidos e o escopo de serviços.
  • Patentes e direitos sobre recursos e projetos.
  • Estudos e pesquisas feitas.

Por que investir no capital intelectual dos colaboradores de empresa?

Investir no capital intelectual dos colaboradores é criar meios para que aprimorem suas competências e adquiram novos conhecimentos. E isso pode ser muito estratégico para o negócio! Afinal, toda a inteligência e as habilidades de suas equipes se transformam em resultados corporativos, em uma tendência de constante melhoria.

Outro ponto fundamental é que, além da sabedoria armazenada pelos times, a busca contínua por aprendizado favorece o alcance de metas e a inovação. Mas não para por aí! Como você já deve imaginar, essa valorização contribui também para a gestão de pessoas, o clima organizacional, a eficiência nos processos e a retenção de talentos.

Como gerenciar e desenvolver esse ativo nas empresas? Confira 9 ações!

Desenvolver o capital intelectual nas empresas perpassa aspectos que vão muito além da oferta de cursos e treinamentos. Veja, abaixo, 9 iniciativas!

  1. Faça o mapeamento do perfil comportamental dos profissionais e busque criar equipes compatíveis entre si e com fit cultural, que vão trabalhar em conjunto para alcançar sua melhor versão.
  2. Contrate pessoas com as aptidões necessárias para preencher lacunas na empresa. Assim, elas poderão também treinar outros funcionários.
  3. Trabalhe o employer branding e se torne uma marca atrativa para grandes talentos.
  4. Busque otimizar sempre recursos e processos, aumentando a eficiência e promovendo uma gestão de qualidade.
  5. Crie uma estrutura de recompensas para projetos inovadores e pesquisas realizadas.
  6. Ofereça benefícios que oportunizem o estudo e a especialização do seu quadro de pessoal.
  7. Invista em uma estratégia de gestão do conhecimento, como uma plataforma de cursos internos ou uma pasta compartilhada com insights sobre assuntos variados.
  8. Permita que o aprendizado se torne aplicável. Para tal, aposte no intraempreendedorismo ou em competições internas para criação de novas soluções.
  9. Ouça seus funcionários e use seus feedbacks para aprimorar as iniciativas já propostas.

Bom, de pouco adianta criar soluções de desenvolvimento se o processo não for acompanhado de perto, concorda? Continue a leitura e saiba como medir o capital intelectual de uma equipe!

Como mensurar o capital intelectual?

O capital intelectual é intangível, uma vez que ele é fruto dos conhecimentos, aptidões e potencialidades de cada pessoa do grupo, sendo algo vivo e em constante evolução.

Contudo, ele pode ser medido indiretamente por meio de diferentes ferramentas usadas, principalmente, pelos departamentos de Recursos Humanos, financeiro e de experiência do cliente. Dentre esses métodos de análise, cabe destacar:

  • indicadores de desempenho e performance;
  • pesquisa de clima organizacional;
  • balanço financeiro;
  • NPS;
  • índice de participação em cursos e treinamentos;
  • tempo médio de promoção dos talentos;
  • método Balanced Scorecard.

Agora que você já sabe o que é capital intelectual, quais elementos fazem parte dele e os benefícios desse investimento, coloque já em prática estratégias para desenvolvê-lo! Isso trará resultados estratégicos para a sua companhia no médio e longo prazo.

Se quiser saber mais sobre o universo de Gente e Gestão e entender como potencializar o sucesso do seu negócio, aproveite para nos seguir no LinkedIn. Lá, você receberá em primeira mão as principais novidades sobre RH!

  • Autora
Autora
Capital intelectual nas empresas: como desenvolvê-lo?
Bárbara Barbosa
Autora convidada
Bárbara Machado é formada em Jornalismo, apaixonada pela escrita e por adquirir novos conhecimentos. Gosta de estar com a família e amigos, viajar e praticar atividades ao ar livre.
Tags:
Consultoria de RH,Desenvolvimento Profissional,Gestão de Pessoas

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