4 Benefícios do marketing de atração para candidatos a trainee e estágio

4 Benefícios do marketing de atração para candidatos a trainee e estágio

Imagine como seria benéfico para a sua empresa, durante o processo de atração e seleção de candidatos a trainee e estágio, contar com um amplo funil para as primeiras etapas, com o máximo de diversidade. Em paralelo, fortalecer sua marca e ainda divulgar a empresa de maneira positiva com mais agilidade e efetividade no preenchimento de vagas para um programa de trainee. 

Esses são apenas alguns dos benefícios que o conceito aplicado do marketing de atração pode trazer para o seu negócio. 

Se você é gestor de RHtrabalha com gestão de pessoas ou tem a missão de atrair novos talentos para a sua organização, este conteúdo é para você! Ao longo do texto, vamos explicar sobre as principais vantagens de usar o marketing de atração e listar algumas dicas para você conduzir um bom processo de trainee e estágio. 

Esperamos que, ao final da leitura, você consiga despertar na sua empresa a importância do marketing de atração para recrutar os candidatos mais alinhados à cultura organizacional! Vamos começar? 

Por que é importante investir em força de atração de candidatos para programas de estágio e trainee? 

Quando pensamos em força de atração, automaticamente o termo nos remete ao marketing de atração de candidatos. Mas o que isso significa? 

Se há alguns anos as empresas divulgavam vagas para recrutar novos talentos, hoje a simples divulgação de um programa de estágio ou trainee não é mais efetiva. 

Assim como ocorre no inbound marketing, que atrai os clientes em vez de “correr atrás delesos candidatos podem ser “fisgados” pelos benefícios de trabalhar em determinado local por meio do marketing de atração aplicado na seleção. 

Dessa maneira, ao participar de um processo seletivoo candidato já tem ao menos algum tipo de engajamento com a marca. O caminho é inverso, afinal, seu negócio ganha força como marca empregadora e os esforços, antes focados na divulgação de vagas específicas, agora são direcionados para a empresa.  

Em outras palavras, investir no marketing de atração é uma forma de otimizar a relação entre você e o talento que busca, resultando em um match perfeitamente bem-sucedido. 

Quais os benefícios de uma campanha para a atração de candidatos? 

Quando você aposta em uma campanha bem estruturada, por meio das melhores estratégias para atrair os candidatos, certamente passa a usufruir de uma série de benefícios, não só após a finalização do processo de atraçãomas, principalmente, durante a campanha e seleção. A seguir, conheça as principais vantagens! 

1. Divulgação e força da marca 

Os candidatos (e até mesmo o público que tem interesse pelo seu segmento de atuação), passam a enxergar a força do seu negócio.  

Por meio do employer branding, a união de uma série de ferramentas vai ajudar você a gerar uma percepção positiva nas pessoas e no mercado sobre o local de trabalho, ou seja, da marca e empresa. 

2. Variedade de perfis de candidatos já nas primeiras etapas 

Com as informações certas, dialogando com os valores e cultura dos candidatos, o marketing de atração possibilita à empresa um funil mais amplo e variado de talentos desde as primeiras etapas do processo. 

3. Aumento no engajamento com a marca 

Ao fortalecer a imagem e a reputação da sua empresa como marca empregadora, os colaboradores que já atuam nela tornam-se verdadeiros promotores do negócio — e esse engajamento é estendido para aqueles que almejam uma vaga pelo processo de seleção para trainee e estágio. 

Com o marketing de atração, é possível trabalhar fortemente o conceito de marca empregadora, facilitando a conexão com os talentos adequados. 

A partir disso, já no processo de seleção, será possível mapear as habilidades e os comportamentos dos candidatos, tornando mais clara a identificação de quem são aqueles mais engajados e propensos à criatividade e diversidade. 

4. Rapidez e efetividade no processo seletivo 

Com maiespontaneidade no processo, há também mais agilidade e efetividade na seleção. Por meio da interatividade, o marketing de atração para trainee e estágio torna tudo mais dinâmico, pois é capaz de impactar os perfis de acordo com as exigências da oportunidade apresentada. 

Isso é ótimo para todos os envolvidos, uma vez que o candidato selecionado é direcionado a uma carreira de sucesso. No final das contas, ele estará em um ambiente de trabalho alinhado também ao seu propósito. 

Como conduzir um bom processo de atração de candidatos? 

Para que o processo de atração e seleção para o programa de trainee seja conduzido da melhor forma, é importante levar em conta alguns fatores determinantes.  

A primeira dica é: procure difundir a cultura, o propósito e missão da organização com o máximo de transparência. Além disso, ao capturar o interesse dos talentos, ofereça a eles informações relevantes, com o intuito de estimulá-los a fazerem parte da companhia. 

Por fim, conte com a expertise de uma empresa especializada em recrutamento, capaz de disponibilizar uma plataforma exclusiva para tal finalidade. Hoje, existem empresas com recursos 100% voltados para o mapeamento de perfil dos candidatos, além de outras funcionalidades que mesclam tecnologia e inovação em uma plataforma única. 

Grupo Selpe, por exemplo, é uma delas. Grandes empresas, como MRV, JEEP-FCA, LafargeHolcim, Líder Aviação, MRS, VLIAccor, dentre inúmeros outros cases de sucessojá experimentaram nossa experiência na área. 

Precisa de ajuda ou sentiu necessidade de sanar dúvidas sobre marketing de atração para candidatos a trainee e estágio? Entre em contato conosco!