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26 dez

Universidade corporativa: passo a passo para impulsionar performance no seu negócio!

26 de dezembro de 2024
por Jéssica Januário
em Gente e Gestão
Universidade corporativa: passo a passo para impulsionar performance no seu negócio!

Desenvolver competências essenciais no time, alinhar o aprendizado à estratégia organizacional e impulsionar a inovação são objetivos comuns entre as empresas.

No entanto, muitas delas deixam de investir em uma tendência fundamental para o crescimento de seus colaboradores e negócio: a universidade corporativa.

Neste artigo, você entenderá como a educação empresarial pode ser peça-chave para melhorar a performance das equipes e a competitividade no mercado. Confira!

O que é uma universidade corporativa?

A universidade corporativa é uma iniciativa avançada de treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Sua principal função é oferecer trilhas de aprendizagem para a formação e evolução contínua dos colaboradores, alinhadas às estratégias organizacionais.

Além disso, essa prática de Gente e Gestão pode ser implementada com a estrutura e o capital humano da própria empresa ou terceirizada para consultorias especializadas.

Para maior eficácia, deve ser adaptada à cultura, ao planejamento orçamentário, ao ambiente do negócio e aos perfis de seus talentos.

Qual a importância da universidade corporativa?

A educação corporativa é uma ferramenta estratégica indispensável para corporações que desejam melhorar a employee experience e aumentar sua produtividade de maneira flexível e ágil.

Por meio dela, é possível não apenas capacitar os colaboradores, mas também:

  • fortalecer a gestão do conhecimento;
  • guiar ações de onboarding;
  • alinhar equipes ao alcance de objetivos empresariais;
  • incentivar a criatividade e a inovação do negócio;
  • aprimorar o pipeline de lideranças.

Independentemente do modelo adotado — como o online, presencial ou híbrido — a universidade corporativa oferece diversos benefícios para toda a organização, incluindo gestão e equipes.

1. Desenvolvimento de habilidades dos colaboradores

Com a educação corporativa, você alinha o plano de desenvolvimento dos funcionários às metas da companhia, considerando lacunas de aprendizado individuais, necessidades de mercado e oportunidades de inovação.

Quando bem planejada, favorece o aprimoramento de hard e soft skills de todo o time.

2. Fortalecimento da cultura organizacional

Investir em treinamento e desenvolvimento reforça a cultura organizacional e demonstra um compromisso concreto com o lifelong learning e a jornada do colaborador.

Para que isso aconteça, os treinamentos precisam ser estruturados para transmitir os valores e diretrizes do negócio, incorporando-os de forma prática e tangível à rotina dos talentos.

3. Aumento da produtividade e inovação

Os colaboradores deixam de estar estagnados e passam a buscar conhecimento de maneira contínua com uma universidade corporativa.

No modelo online, o e-learning, gamificação ou o uso de inteligência artificial podem tornar o processo de autodesenvolvimento mais dinâmico e fluído.

Isso contribui não somente para a produtividade nas entregas, mas também para a criatividade e a visão estratégica dos funcionários.

4. Redução de custos

Profissionais qualificados e preparados enfrentam desafios com mais eficiência, reduzindo a necessidade de novas contratações.

Além disso, a educação empresarial é efetiva para a retenção de talentos e possibilita um desenvolvimento integrado e eficaz.

Isso evita investimentos em capacitações isoladas, de alto custo ou baixa aderência entre as equipes.

Qual a relevância da universidade corporativa na formação de líderes?

Se o seu objetivo é trabalhar as habilidades de liderança, investir em treinamento e desenvolvimento é uma solução.

Com trilhas de aprendizagem direcionadas para gestores, a empresa promove o aprimoramento de competências e fortalece um pipeline sustentável de talentos.

Além disso, a educação corporativa suporta a formação de multiplicadores: profissionais que atuam como guardiões e disseminadores de conhecimento dentro das equipes.

Um exemplo de sucesso é o da Sallinor, especialista na extração, produção e comercialização de sal.

Com o apoio consultivo e expertise da Selpe Advisory, a empresa estruturou sua Universidade Corporativa, com foco na capacitação de líderes educacionais.

O resultado? Competências aprimoradas, capital intelectual fortalecido e aumento significativo na produtividade.

Qual o passo a passo para estruturar uma universidade corporativa?

1. Avalie as necessidades e nivele o conhecimento

O primeiro passo para implementar uma universidade corporativa é avaliar as necessidades da empresa.

Isso envolve identificar o público-alvo dos treinamentos, mapear oportunidades de desenvolvimento da equipe e alinhar as iniciativas às metas de crescimento do negócio.

Realizar uma pesquisa ampla com os colaboradores também pode ser útil para nivelar o conhecimento sobre temas-chave e entender o interesse dos times nos treinamentos a serem oferecidos.

2. Faça um planejamento estratégico

O próximo passo é o planejamento. Considere os seguintes tópicos, antes de começar o seu projeto de educação empresarial:

  • Quais são as maiores lacunas de desenvolvimento na equipe, incluindo competências socioemocionais e habilidades técnicas?
  • Quais temas têm sido relevantes para os negócios e quais se alinham à cultura e perfil de talentos da sua empresa?
  • Como os treinamentos serão desenvolvidos e em qual formato serão entregues? (Presencial, híbrido ou online)
  • Quais pessoas serão facilitadoras, conteudistas e /ou promotoras da universidade corporativa?
  • Qual será o tempo demandado de cada colaborador?
  • Haverá alguma recompensa por dedicação à educação corporativa?
  • Quais são os resultados esperados no curto, médio e longo prazo?
  • Quais serão os recursos ou ferramentas para mensurá-los?

3. Estruture os conteúdos em alinhamento com o mercado

Ter um olhar atento para as novidades do mercado e tendências de RH pode ser decisivo para a eficácia da sua gestão de conhecimento.

Temas como ESG, diversidade e inclusão, inteligência emocional, transformação digital e saúde mental, por exemplo, são imprescindíveis para líderes e equipes, e sucesso dos negócios.

4. Comunique internamente

Para que a universidade corporativa alcance os resultados esperados, é imprescindível investir em uma boa comunicação interna.

Deixe claro para os colaboradores o objetivo e benefícios da formação, além de diretrizes sobre como acessar e explorar ao máximo os conteúdos, seja no formato presencial ou online.

5. Engaje as lideranças

Para assegurar a sustentabilidade da estratégia, é fundamental envolver lideranças de todas as áreas na jornada.

Oferecer treinamentos específicos para esses gestores ajuda a fomentar uma cultura de aprendizado e inovação em todos os níveis da organização.

Quando os líderes dão o exemplo, também é mais fácil engajar as equipes nas iniciativas e impulsionar o desempenho coletivo.

6. Estabeleça parcerias estratégicas

Parcerias com instituições ou organizações educacionais são essenciais na construção de uma universidade corporativa, pois apoiam a oferta de cursos especializados.

Além disso, uma consultoria de RH pode ser decisiva: tanto para o alinhamento entre liderança e cultura do negócio como para a formação de multiplicadores de conhecimento e para o aprimoramento da gestão de pessoas.

7. Acompanhe o progresso da universidade corporativa

Após o processo de implementação, é necessário analisar os resultados e acompanhar a aderência da educação corporativa entre os times.

Por meio do feedback individual, fóruns ou até pesquisa de clima, consulte a percepção dos funcionários e obtenha insights para melhorias futuras.

A universidade corporativa é uma estratégia essencial para empresas que valorizam o desenvolvimento contínuo do seu capital humano e querem se destacar no mercado, independentemente do porte ou segmento de negócio.

Além disso, disponibilizar conhecimentos para a resolução de problemas e superação de desafios torna o processo de aprimoramento mais fluido e satisfatório para todos.

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Autora
Universidade corporativa: passo a passo para impulsionar performance no seu negócio!
Jéssica Januário
Redatora
Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jéssica adora ler livros, dançar e estar com os amigos. Na Selpe, é redatora e trabalha com a produção de conteúdo para o blog, redes sociais e outros canais de comunicação.
Tags:
Consultoria de RH,Cultura Organizacional,Desenvolvimento Profissional

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