Tendências de RH para 2023: qual o futuro da gestão de pessoas?

Tendências de RH para 2023: qual o futuro da gestão de pessoas?

Que o mundo corporativo está em constante mudança não é novidade para ninguém. Mas você sabe quais são as projeções para o futuro da gestão de pessoas? Continue a leitura e fique por dentro das tendências de RH para 2023!

Acompanhar as transformações no setor de Recursos Humanos, que está cada vez mais estratégico, pode ser fundamental para ter diferencial competitivo. Afinal, esse entendimento pode ajudar a sua empresa a montar um planejamento estratégico mais eficiente e construir equipes de alta performance.

Além disso, é esperado que no próximo ano aconteça uma mudança de mindset na área, em que suas ações estarão focadas em garantir um ambiente corporativo mais agradável. Ou seja, em que a saúde mental, a qualidade de vida, o olhar humanizado e o desenvolvimento dos colaboradores tenham destaque na atuação da gestão.

Neste artigo, você vai conferir as cinco principais tendências de RH para 2023, quais são seus benefícios para os negócios e como se preparar para o próximo ano. Vamos lá?

1. Aplicação da gestão humanizada

Adotar um olhar mais humanizado na gestão de pessoas tem sido ainda mais importante nos últimos anos, principalmente em função dos impactos da pandemia. As empresas têm dedicado esforços para assegurar a qualidade de vida dos seus colaboradores e, especialmente, uma boa relação entre os líderes e seus liderados.

Afinal, a insatisfação com os gestores, a falta de alinhamento de valores e um clima pouco saudável são as principais causas de desligamentos e de baixo rendimento nas organizações. Dessa forma, para manter uma boa imagem da companhia no mercado, o RH tem adaptado os processos às necessidades e ao propósito dos talentos.

Com isso, é possível aumentar a produtividade e formar uma equipe de melhor performance. Ademais, a área tem guiado gestores para a adoção de uma liderança humanizada, com uma abordagem empática e próxima. Tudo isso contribui para que os times conquistem bons resultados e a gestão humanizada seja uma forte tendência de RH no próximo ano.

2. Atenção para a saúde mental e o bem-estar dos profissionais

Não é de hoje que a atenção à saúde mental e bem-estar dos colaboradores vem sendo pauta no mundo corporativo. Esses fatores têm influência direta na performance da empresa e, quando esquecidos, podem provocar ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout nos profissionais.

Assim, promover o cuidado com a saúde mental no trabalho é fundamental para manter boas relações no dia a dia, bem como guiar profissionais ao seu máximo potencial. Para isso, a gestão de pessoas tem investido em estratégias para favorecer a satisfação, a motivação e o engajamento dos colaboradores.

Além de melhorar a qualidade das entregas, essas ações também ajudam na redução do absenteísmo e da rotação de pessoal, bem como na manutenção do clima organizacional. Desse modo, seja oferecendo benefícios atrativos, home-office ou incentivos internos, zelar pelo bem-estar e pela saúde mental das pessoas tornou-se uma grande tendência de RH.

3. Promoção da cultura de aprendizado contínuo e do desenvolvimento individual

Outra importante tendência de RH para 2023 é a promoção da cultura de aprendizado contínuo e do desenvolvimento individual na organização. Isso porque, incentivar o crescimento profissional é essencial para a conquista dos objetivos de negócio, sendo benéfico para ambas as partes.

Assim, o Recursos Humanos pode optar pela Reskilling, uma estratégia de mobilidade interna que vem crescendo no mercado. Esse método busca estimular os talentos a desenvolverem novas habilidades, em uma área diferente da sua, tornando-os profissionais multitarefas.

O Upskilling também está ligado ao desenvolvimento e é uma excelente estratégia para a área de Gente e Gestão. Afinal, ele contribui com o aprimoramento de competências dos colaboradores por meio do aprendizado contínuo. Tudo isso funciona como propulsor para uma carreira de sucesso.

4. Aprimoramento da Employee Experience

Melhorar a employee experience (experiência dos funcionários) é mais um dos focos do RH para 2023. Isso porque, nos últimos anos, o capital humano tem sido prioridade nas ações do departamento. Essa mudança de perspectiva aconteceu devido às transformações no mercado de trabalho, que dão mais protagonismo aos profissionais.

Logo, investir em políticas flexíveis, segurança física e emocional, plano de carreira e bons benefícios são algumas iniciativas que contribuem para uma experiência mais agradável. Além disso, essas ações auxiliam na retenção de talentos e no aumento da produtividade.

5. Investimento em softwares all-in-one

Por fim, a tecnologia no RH continuará sendo fundamental para o setor, principalmente no recrutamento e seleção. A grande novidade talvez seja os softwares all-in-one como uma forte tendência de RH para o próximo ano.

Esse tipo de sistema permite que a companhia reúna várias ferramentas no mesmo espaço. Isto é, uma série de soluções tecnológicas necessárias para a empresa em um único sistema, possibilitando a otimização das tarefas da gestão de pessoas e dos resultados desejados.

Essa centralização favorece uma comunicação mais efetiva, a redução de tempo e gastos com demandas operacionais e o armazenamento de dados. Isso contribui, inclusive, para o processo de onboarding e a realização de treinamentos.

Chegamos ao final deste post e, agora, você já conhece as principais tendências de RH para 2023. Ter essa lista em mãos ajudará a sua empresa a se manter atualizada e ser ainda melhor no próximo ano!

Ah, e se quiser ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre Gente e Gestão, Recrutamento e Seleção e Tecnologia no RH e não perder nenhuma novidade, assine a nossa newsletter!

Autora
Tendências de RH para 2023: qual o futuro da gestão de pessoas?
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support