Liderança humanizada: como os líderes brasileiros enxergam o propósito

Liderança humanizada: como os líderes brasileiros enxergam o propósito

A liderança humanizada é um dos modelos de gestão mais desejados no mundo corporativo. Isso porque, ela visa melhorar o espaço de trabalho, o engajamento, a satisfação e a produtividade das equipes.

Nesse cenário, esse tipo de gestão pode ser, inclusive, um grande diferencial competitivo. Afinal, os profissionais estão em busca de organizações que estejam alinhadas com seus propósitos no âmbito profissional e pessoal. Quando esse alinhamento inclui a gestão e a forma de liderar, a tendência é que haja crescimento para o negócio em geral, não acha?

Para entender melhor o que é e as características da liderança humanizada, a importância de compreender os propósitos e como aplicá-la na sua empresa, continue a leitura!

O que é uma Liderança Humanizada?

A liderança humanizada é um modelo de gestão focado não apenas nos resultados, mas também na satisfação e no engajamento dos colaboradores. Isto é, os líderes levam em consideração o fator humano na hora de elaborar as suas estratégias. Com isso, a equipe é gerenciada de forma mais empática e próxima.

Atualmente, esse estilo de liderança tem sido bastante procurado no mercado. Isso porque, o gestor humano impulsiona a felicidade e a performance dos liderados e proporciona um ambiente de trabalho mais agradável e colaborativo.

Além disso, ele busca constantemente a evolução, principalmente em aspectos como autoconhecimento, autocrítica e inteligência emocional. Tudo isso contribui para o aumento da produtividade dos talentos e, consequentemente, da lucratividade da empresa.

Adotar uma liderança humanizada requer uma mudança de mindset, sendo necessário ter como base os seguintes pilares:

  • comunicação eficiente entre líderes e liderados;
  • foco nas necessidades dos colaboradores;
  • integração dos times;
  • alinhamento dos processos com o perfil dos profissionais.

Quais as características da Liderança Humanizada? Confira as 6 principais!

Para gerenciar uma equipe com um olhar mais humanizado, é fundamental aprimorar algumas competências específicas.

1. Empatia

É a principal característica desse modelo. Ela representa a capacidade do gestor de se colocar no lugar do colaborador, considerando suas emoções, realizações e propósito.

Para isso, é preciso entender as dificuldades dos liderados e estabelecer um diálogo aberto. Tal atitude permite uma aproximação maior entre a liderança e os membros da companhia.

2. Solidariedade

Um líder humano precisa estar disposto a ajudar sua equipe, seja nas resoluções de demandas habituais ou, até mesmo, em questões burocráticas envolvendo a organização. Ademais, contribuir em quesitos pessoais é um diferencial.

Afinal, quando o gestor adota essa postura de cooperação mútua, ele impulsiona o trabalho em equipe e a motivação do time, facilitando o alcance dos melhores resultados.

3. Comunicação

Apostar em uma comunicação eficiente é essencial para difundir as estratégias do negócio, bem como para compreender as necessidades dos funcionários e seu propósito no trabalho. Assim, cabe à liderança manter um canal de contato aberto e ouvir ativamente os seus liderados.

Isso aumenta o senso de pertencimento, melhora o clima organizacional e evita queda na qualidade das entregas.

4. Integração entre as equipes

A integração entre as equipes é extremamente importante para o ambiente da empresa. Seja com os funcionários antigos ou com os novos, os gestores precisam dedicar um tempo para realizar esse processo. Ele pode ser feito de várias maneiras, como dinâmicas ou projetos em grupos.

Estimular a integração garante que os profissionais se sintam mais confortáveis e facilita o alinhamento da missão, visão e valores da instituição.

5. Foco na qualidade de vida e bem-estar

Como vimos, a liderança humanizada foca na satisfação e engajamento genuíno dos colaboradores. Para isso, ela também busca zelar pelo bem-estar e saúde mental no trabalho. Afinal, a pressão excessiva pode ocasionar ansiedade, depressão ou síndrome de Burnout nos talentos. Além disso, esse cuidado favorece o clima organizacional e a produtividade saudável na empresa.

6. Observar as necessidades dos liderados

Um bom líder deve estar sempre atento às necessidades dos seus liderados. A partir disso, ele poderá criar ações para ajudá-los, evitando prejuízos nos projetos da companhia.

Além disso, investir em estratégias para melhorar a comunicação, as condições de trabalho e a política de remuneração e benefícios é fundamental para diminuir o absenteísmo.

Quais as vantagens desse modelo de gestão?

São várias as vantagens de se ter um gestor humanizado na sua empresa. Além de potencializar os resultados da organização, esse tipo de abordagem também proporciona uma oportunidade de crescimento para o quadro de pessoal.

Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios da liderança humanizada:

  • fortalecimento da marca empregadora;
  • aumento na retenção de talentos;
  • melhora no clima organizacional;
  • valorização da cultura organizacional;
  • incentivo ao desenvolvimento de pessoas;
  • produtividade e lucratividade;
  • redução das taxas de absenteísmo e rotatividade;
  • satisfação e engajamento;
  • ambiente de trabalho colaborativo.

Por que ter entendimento de propósitos na Liderança Humanizada?

Como vimos, ser um líder humanizado é ter a capacidade de transformar o espaço de trabalho, deixando-o mais prazeroso e produtivo. Para mais, impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos talentos, tanto no âmbito profissional como no pessoal, fazem parte de uma gestão mais humana.

Pensando nisso, ter o entendimento de propósitos na liderança humanizada faz toda a diferença. Afinal, as pessoas são guiadas pelo seu propósito. Então, ter o conhecimento efetivo da sua missão e valores, bem como os do seu time e organização, permitirá ao gestor tomar melhores decisões sobre pessoas e negócios.

Porém, de acordo com o Indicador Nacional de Propósito (INP), uma pesquisa desenvolvida pela Selpe em parceria com a Expertise, apenas 42% dos líderes entrevistados no estudo conhecem o seu próprio propósito. Assim como, 13% e 58% entendem o dos seus liderados e da corporação, respectivamente.

Os dados também revelam que a realidade das empresas brasileiras é outra, sendo necessário dar um maior destaque ao tema ‘propósito’ por parte delas. Uma vez que, somente 1/3 das lideranças disseram trabalhar em companhias que valorizam o propósito de seus funcionários.

Como a falta de alinhamento de propósitos impacta o negócio?

As decisões das pessoas são conduzidas por suas crenças, propósito e valores, certo? Dessa forma, quando o indivíduo está insatisfeito com alguma coisa, ele reflete sobre esse fator para fazer a melhor escolha possível. Nas empresas, isso não é diferente.

Afinal, 31% das lideranças afirmam ter mudado de companhia ao pensar sobre o seu propósito, conforme o INP. Com isso, podemos dizer que a falta de alinhamento de propósitos pode aumentar o índice de turnover na empresa, o que pode gerar conflitos internos e a perda de competitividade.

Para mais, o estudo indica que apenas 45% dos gestores têm seus valores conectados com a organização em que atuam e, ainda, acreditam que somente 21% dos seus liderados apresentam essa conexão. Esses dados são bastante alarmantes, não acha? Pois, essa desconexão pode ocasionar a queda de motivação, satisfação e engajamento no trabalho.

Além disso, de acordo com a pesquisa, a organização que gerencia seus talentos em desacordo ou desconhecimento dos propósitos está mais propensa ao fracasso. Ou seja, de ter falhas em suas estratégias de retenção, promoção do bem-estar e da realização profissional. Isso porque, as decisões das lideranças dependem desse entendimento para serem bem sucedidas.

Como desenvolver uma Liderança Humanizada na rotina da empresa? Confira 5 passos!

Embora as soft skills sejam bastante desejadas no mercado de trabalho, são poucas as organizações e lideranças que sabem apoiar seu desenvolvimento. Por essa razão, separamos algumas boas práticas de como aprimorá-las e aplicar a liderança humanizada na rotina do seu negócio.

Mas lembre-se: nessa etapa é fundamental contar com o setor de Recursos Humanos na realização de algumas tarefas.

1. Analise as características dos líderes

Antes de tudo, é importante analisar o perfil das lideranças. Assim, é possível identificar quais características precisam ser aprimoradas, de acordo com as particularidades necessárias para a função.

Em alguns casos, esse processo será simples, por se tratar de gestores que já adotam práticas humanizadas. Em outras, poderá apresentar um desafio maior, justamente por um desalinhamento entre cultura e liderança.

2. Incentive o autoconhecimento

Atrelado ao ponto anterior, cabe aos líderes investir no autoconhecimento para levantar os seus pontos fortes e fracos. Com isso, fica mais fácil elaborar estratégias que ajudam em seu próprio desenvolvimento. Para tal, incentive a autoavaliação através de feedbacks, dinâmicas ou outras atividades.

3. Invista no desenvolvimento do líder

Essa dica é primordial. Afinal, desenvolver as características ideias para o cargo de liderança é fundamental para qualquer negócio, independentemente do modelo de gestão utilizado. E uma excelente maneira de fazer isso é investindo em programas de desenvolvimento de liderança (PDL).

Dessa forma, o gestor irá conseguir aprimorar as competências necessárias e tornar um profissional com habilidades humanas de destaque.

4. Aposte em feedbacks construtivos

A comunicação assertiva é uma das características essenciais para a liderança humanizada. Nesse sentido, construir uma cultura de feedbacks pode ser um fator que impulsione esse processo, além de estreitar os laços em um setor.

5. Considere as necessidades dos liderados na elaboração dos processos

Por fim, para desenvolver uma liderança humanizada eficiente e, com isso, melhorar a satisfação dos funcionários, é preciso adaptar os processos da empresa. Ou seja, considerar as necessidades de cada membro na hora de planejar e executar ações, estratégias e projetos. Isso fará com que os colaboradores se sintam mais valorizados.

E aí, gostou deste artigo? Agora que você já entende melhor o que é a liderança humanizada e como desenvolvê-la na sua organização, que tal ler também nosso artigo sobre gestão humanizada nas empresas? Espero que goste!

Autora
Liderança humanizada: como os líderes brasileiros enxergam o propósito
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
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