Recrutamento Online: saiba como funciona, suas vantagens e desvantagens

Recrutamento Online: saiba como funciona, suas vantagens e desvantagens

Em um mercado de trabalho altamente competitivo contar com processos de recrutamento online pode ser um diferencial estratégico para as empresas.

Isso porque, por meio da otimização do tempo e recursos que a contratação online proporciona, se torna possível atrair e selecionar os talentos certos para cargos estratégicos da organização.

Continue a leitura e entenda como funciona esse processo e quais as principais vantagens e desvantagens de contar com o recrutamento e seleção online. Vamos lá?

O que é o Recrutamento Online?

O recrutamento online, ou eRecruitment, é o processo de recrutamento e seleção feito por meio de plataformas e recursos na Internet.

No geral, o recrutamento e seleção de pessoas é realizado quando um negócio percebe que necessita de outras expertises para compor sua equipe. E, para alcançar bons resultados, diferentes estratégias e metodologias podem ser utilizadas.

Esse procedimento pode ser feito por meio de plataformas na web, em que se dará a oferta das vagas disponíveis. Por meio delas também os candidatos interessados podem se inscrever para participar do processo.

Como funciona o Recrutamento Online?

Com o uso da tecnologia no setor de Gente e Gestão é possível realizar avaliações de personalidade e testes de fit cultural. Eles ajudam a identificar conhecimentos técnicos e comportamentais de candidatos, indicando dados para que os recrutadores consigam encontrar pessoas compatíveis com determinada vaga.

Além disso, o isolamento social causado pela COVID-19 acelerou o uso da tecnologia em processos que aconteciam, na maioria das vezes, de forma presencial. Então, hoje, muitas ações acontecem de modo virtual, dentre elas o recrutamento online, que é uma tendência que veio para ficar.

Nos processos de recrutamento e seleção online, algumas etapas são adaptadas e tem atraído e engajado talentos. Veja algumas técnicas utilizadas:

Assim, com uma participação ampliada nos processos, a probabilidade de atrair e contratar os melhores talentos aumenta, concorda?

E essa é apenas uma das vantagens de implementar o recrutamento online nos processos seletivos. Conheça mais alguns benefícios a seguir!

Quais são as vantagens do Recrutamento Online?

Os benefícios que a inovação tecnológica apresenta não param de nos surpreender. Afinal, ela tem potencializado o sucesso nas contratações e dado o protagonismo necessário ao RH para exercer sua função estratégica nas ações de Gente e Gestão.

Veja, abaixo, 4 vantagens de apostar no recrutamento online!

Triagem de currículos assertiva

Como vimos, o alcance de um grande volume de pessoas é um benefício do recrutamento online para a realização de processos seletivos. Porém, além de atingir um maior número de candidatos, com a tecnologia é possível também realizar a triagem desses currículos de forma mais ágil e efetiva.

Isso porque, por meio do uso das ferramentas adequadas, é possível direcionar a triagem de perfis filtrando as características necessárias para a vaga.

Recrutamento às cegas

Adotando o recrutamento online é possível realizar processos seletivos que eliminam vieses ideológicos e preconceitos (conscientes ou inconscientes) dos responsáveis pela atração e seleção.

Com o recrutamento às cegas são levados em consideração somente aspectos que de fato impactam na realização das atividades que o cargo exige. Dessa forma, aumentam as chances de compor times mais plurais, diversos e inclusivos.

Indicadores concretos do recrutamento e seleção

Uma quantidade considerável de dados é coletada na realização dos processos seletivos. E alguns dos indicadores do recrutamento e seleção são fundamentais para detectar acertos, assim como as etapas que precisam de aprimoramento.

Aspectos como número de inscrições, taxas de conversão dos candidatos, tempo de abertura e fechamento das vagas dizem muito sobre o processo realizado. Isso porque dão insumos para a análise da performance do setor e os resultados alcançados.

Experiência do candidato

Para o setor de Gente e Gestão, as pessoas são o foco e o principal ativo das organizações. Assim, priorizar e garantir que os candidatos que desejam fazer parte do time tenham uma boa experiência durante o processo é fundamental.

Para isso, é importante investir no Employee Experience como estratégia corporativa para aprimorar a força da marca empregadora. Lembre-se de contemplar desde a abertura e divulgação das vagas, o agendamento e realização das entrevistas e os retornos para os candidatos até a efetivação dos profissionais.

Quais são as desvantagens do Recrutamento Online?

O recrutamento online apresenta um desafio que pode ser caracterizado como uma desvantagem quando é mal executado. A principal dificuldade está em realizar o processo sem torná-lo muito distante e impessoal.

Por não contemplar etapas presenciais, em que há contato direto entre RH e candidato, é possível que alguns vínculos escapem durante a seleção.

Assim, para reverter essa situação, é fundamental que o recrutador adote boas técnicas de gestão de pessoas para ir além das informações obtidas por meio da tecnologia.

Para os candidatos, outra desvantagem é perder o engajamento durante as fases do processo. Isso pode acontecer por falta de feedbacks, falhas de comunicação, erro nas plataformas ou problemas de conexão.

Visando evitar situações como essas, é fundamental ter uma comunicação assertiva e eficiente desde o início do processo, além de disponibilizar canais de atendimento de fácil acesso.

Como implementar o Recrutamento Online?

O recrutamento online pode ser implementado com o uso de soluções de ATS (Applicant Tracking System), que é um sistema de rastreamento de candidatos. Através dele é possível automatizar processos, armazenar e analisar um grande volume de dados e avaliar os perfis dos candidatos com agilidade e precisão.

Dentro da ferramenta podem ser feitas todas as etapas do processo de recrutamento e seleção online. Por exemplo, a elaboração e integração dos testes, entrevistas e feedbacks automatizados, garantindo a excelência no recrutamento.

Vale ressaltar que cada negócio tem as suas particularidades e necessidades. Por isso, é fundamental que a seleção dos candidatos seja feita de maneira personalizada para atingir os objetivos e metas estipulados pela empresa.

Agora que você já sabe tudo sobre recrutamento online, que tal conferir o nosso texto “Recrutamento e Seleção Interno: o que é, vantagens e como fazer em 5 passos”?

Autora
Recrutamento Online: saiba como funciona, suas vantagens e desvantagens
Autora convidada
Amanda é graduanda em Letras – Tecnologias da Edição no CEFET-MG. Apaixonada por literatura brasileira, teatro e MPB.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support