Recrutamento em Belo Horizonte: como estruturar suas demandas complementares?

Recrutamento em Belo Horizonte: como estruturar suas demandas complementares?

Ao que parece, o mercado deu uma aquecida e trouxe um pouco de estabilidade, dando confiança para novos investimentos em meio à pandemia. Para quem está pensando em expandir, a aquisição de mão de obra para atender às demandas complementares será inevitável. E é por isso que vamos falar sobre como conduzir um recrutamento em Belo Horizonte!

Esse processo pode ser facilitado tendo ao seu lado uma empresa de consultoria em RH com uma equipe focada nas suas demandas. Apesar dos últimos acontecimentos terem causado oscilações na economia, muitas áreas estão em busca de profissionais qualificados.

Neste post, você vai entender melhor como anda o cenário de recrutamento em BH, além de conhecer os modelos de trabalho terceirizados e saber como a lei funciona para esse tipo de contrato. Continue lendo e veja quais são as vantagens de contar com uma empresa de recrutamento!

Qual o cenário do Recrutamento em Belo Horizonte?

Após as complicações ocasionadas pela pandemia da Covid-19, em 2020, o estado de Minas Gerais apresentou rápida recuperação, com destaque para a capital, Belo Horizonte.

Portanto, se o seu processo seletivo estiver bem estruturado, as chances de encontrar bons candidatos são altas. Mas é preciso ter atenção, pois a competitividade pelos talentos também será acirrada.

Por essa razão, pode ser interessante contar com o apoio de uma consultoria especializada para apoiar o planejamento e a execução do processo de Recrutamento e Seleção da sua empresa. Dessa forma, toda a parte estratégica e operacional será terceirizada para uma equipe com expertise no assunto e com bons contatos na região de Belo Horizonte.

Para ajudar você a escolher o melhor caminho, vamos apresentar alguns dos principais modelos de contratação e suas principais diferenças! Assim, você conseguirá identificar aquele que melhor se encaixa no panorama atual do seu negócio. Vamos lá?

Outsourcing para Recursos Humanos

Atualmente, o lema predominante entre os empreendedores é “concentre-se no que faz de melhor e deixe o restante para especialistas”. Por esse motivo contratar uma empresa com expertise em Recursos Humanos fará toda diferença para sua organização.

Enquanto você e sua equipe de gestores se ocupam do core business, profissionais capacitados e treinados não medirão esforços para encontrar os melhores talentos e perfis que se encaixem, perfeitamente, na sua empresa.

O que é Outsourcing?

Outsourcing é um termo inglês muito empregado no mundo dos negócios para definir a terceirização. Trata-se do processo em que uma organização contrata outra para desempenhar uma determinada função.
Para o Recursos Humanos, uma consultoria com Outsourcing pode acontecer em dois formatos:

RPO End-to End (Recruitment Process Outsourcing)

Uma opção para empresas que necessitam de um trabalho intenso de RH por um determinado tempo, o RPO, ou terceirização de processo de recrutamento, é usado para atender a demandas específicas e que exigem contratações mais rápidas e certeiras.

Uma solução End-to-End é focada em economia, eficiência e na geração de resultados com as demandas decorrentes dos processos de Recursos Humanos (atração, contratação, desenvolvimento, retenção etc).

Os projetos com esse grau de detalhamento fornecem recursos no local e, se necessário, externamente, para que o RH tenha todo o suporte necessário. Seja no processo de seleção, desenvolvimento ou de qualquer projeto que envolva a demanda, de ponta a ponta.

A missão desse tipo de trabalho é substituir ou realizar todo o escopo funcional de um Recursos Humanos. Todos os custos com profissionais alocados na empresa são da empresa de consultoria contratada para esse projeto de Outsourcing.

A relação entre a empresa contratante e a subcontratada objetiva um relacionamento que seja benéfico para as duas partes em médio e longo prazo. Um tipo de parceria, já classificada por muitos como um dos maiores negócios do futuro.

RPO por projeto

Estratégia de recrutamento ou consultoria de RH para um projeto específico. Exemplos disso são: o lançamento de um novo produto, desenvolvimento de uma área, nova unidade, evento de grande proporção, enfim uma demanda complementar de qualquer natureza.

O RPO por projeto é uma solução eficiente para empresas que desejam preservar a capacidade interna de recrutamento, mas precisam dos benefícios de uma abordagem mais eficiente e com uma expertise concentrada em Recursos Humanos.

Quais as vantagens do Outsourcing?

A subcontratação de serviços pode aumentar, de modo significativo, a rentabilidade da organização contratante por uma série de fatores. O principal deles é a maior disponibilização de especialistas e tecnologias que não existem na organização sem necessidade de grandes gastos.

Veja, por exemplo, os benefícios de recorrer ao Outsourcing por programas de RPO:

  • melhor controle dos custos;
  • melhora do employer branding da empresa;
  • minimização dos gastos com operação para contratação;
  • otimização do capital humano considerando a previsão de resultados nas demandas complementares;
  • redução dos riscos e respeito às normas e leis;
  • criação de banco de talentos para contratação ágil e alocação de mão de obra adequada;
  • foco nas necessidades;
  • maior eficiência no processo de recrutamento, seleção e contratação;
  • elaboração de um planejamento mais bem direcionado.

Em qual momento é vantajoso contratar uma empresa de Recrutamento?

Quando a sua necessidade for apenas recrutar e selecionar profissionais para atender a um projeto ou a uma demanda específica, contrate uma empresa especialista em recrutamento.

Para entender se esse é o tipo de serviço ideal para a sua organização, pondere dois questionamentos essenciais: “É interessante focar minha equipe no recrutamento? Ou dar atenção a demandas mais estratégicas por conta de um volume excessivo de contratações?”

Se avaliar ser mais importante direcionar recursos para atividades estratégicas, então é melhor contratar uma empresa de consultoria de RH para fazer seu recrutamento.

O valor desse tipo de serviço pode ser negociado diretamente com a parceira contratada. Contudo, no geral, sobre o valor do salário do profissional solicitado é cobrado uma porcentagem para cobrir os gastos com a prestação de serviços.

Habitualmente o Recrutamento em Belo Horizonte faz contratações para: indústrias, comércios, construção civil, setor automotivo, mineração, saúde, call center, grandes executivos e toda empresa que necessita de qualidade nesses processos.

Recrutar em BH exige conhecimento das demandas sazonais, das grandes indústrias de mineração e da forma de atração de candidatos. A maior vantagem de recrutar externamente é priorizar as demandas estratégicas do seu RH interno e ter acesso a um banco de currículos qualificado.

Temporários e Terceiros

Esse é um modelo de serviço que visa atender às demandas de trabalho complementares. No modelo de trabalho T&T (Temporários e Terceiros) ocorre a redução de toda estrutura operacional que um setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal necessita.

O candidato será contratado diretamente pela empresa contratante (geralmente uma consultoria de RH) para trabalhar na empresa solicitante do profissional. Uma obrigação trabalhista é que esse tipo empresa deve ter um registro ativo no Ministério do Trabalho.

Além disso, todas as práticas devem ser regulamentadas pelas Leis 6019/74 e 13429/17, que dispõem sobre o trabalho temporário nas empresas e sobre as relações de trabalho na empresa de prestação de serviços a terceiros.

Como funciona a lei atualmente?

Uma alteração em especial que merece destaque é a ampliação do prazo do contrato de trabalho temporário com relação ao mesmo empregador:

  • Prazo Normal do Contrato: 180 dias, consecutivos ou não (período máximo);
  • Prazo de Prorrogação: Mais 90 dias, consecutivos ou não (período máximo).

O prazo de prorrogação será permitido quando comprovada a manutenção das condições que o ocasionaram. É fundamental atentar para as normas e regras, evitando contratempos que abalem a relação com os trabalhadores e com o Ministério do Trabalho.

Importante! Essa regra não se aplica ao contrato de experiência, previsto no parágrafo único do Artigo 445 da CLT.

Segundo Glaucus Botinha, sócio diretor da Selpe,

“é bom lembrar que este prazo é válido para ambas as hipóteses de contratação: substituição transitória de pessoal permanente e ou demanda complementar de serviços. Esse é um ganho, pois, ao investir no Trabalho Temporário gera-se oportunidades para o primeiro emprego, ou para quem deseja voltar ao trabalho. É um ganho para o mercado e para os profissionais.”

Independentemente da modalidade, o Recrutamento em Belo Horizonte conta com uma grande aliada: a Selpe Gente e Gestão. Nós acreditamos em criar conexões profissionais com significado, respeitando a cultura das organizações e as potencialidades dos talentos.

Além de BH, a Selpe também trabalha com consultoria e recrutamento e seleção em São Paulo, Recife, Contagem, Uberlândia e Conselheiro Lafaiete.

Se você gostou deste post e está pensando em expandir os negócios da sua empresa ou contratar novos colaboradores, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support