Programa de Desenvolvimento de Liderança: saiba como criar em 5 passos

Programa de Desenvolvimento de Liderança: saiba como criar em 5 passos

Não há dúvida de que a gestão tem grande influência no desempenho das equipes, não é mesmo? Por essa razão, investir em um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) bem estruturado é um grande diferencial competitivo para o seu negócio.

Líderes preparados, em aprendizado constante e que buscam guiar seu time rumo aos melhores resultados, tendem a consolidar equipes mais engajadas e de alta performance.

Além disso, profissionais que se sentem valorizados e incentivados à evolução na carreira, costumam ser também mais engajados e motivados.

Neste artigo, vamos explicar o que é um PDL, como ele funciona e suas principais vantagens. Continue a leitura e entenda como, com o apoio de uma Consultoria de RH, sua empresa pode criar Programas de Desenvolvimento de Líderes realmente efetivos.

Veja o que você vai encontrar a seguir:

O que é e como funciona um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL)?

Um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) é formado pelo conjunto de iniciativas, cursos e diretrizes de aprimoramento direcionados à gestão.

Semelhante ao plano de carreira, ele é focado nas habilidades e competências necessárias aos líderes de uma organização.

Durante o programa, profissionais com aspirações à liderança e gestores em desenvolvimento são preparados para guiar, inspirar e treinar seus times.

Para isso, tem um escopo definido com próximos passos de carreira, aperfeiçoamento de soft skills e boas práticas de gestão de pessoas.

A partir do planejamento desse escopo e da definição das etapas do Programa de Desenvolvimento de Liderança, é preciso colocar as ações em prática. E, mais do que isso, acompanhar o desempenho desses profissionais, mensurando performance e resultados.

Além disso, para garantir um bom funcionamento, o PDL precisa estar alinhado à cultura organizacional e à estratégia do negócio. Assim, será mais fácil gerar conexões, discutir ideias e traçar metas objetivas.

Por que trabalhar o desenvolvimento de líderes na sua empresa?

Investir em um Programa de Desenvolvimento de Líderes pode trazer vários benefícios para o comprometimento da gestão, a performance dos times e os resultados do negócio. Além disso, outras vantagens estratégicas podem ser percebidas, como:

Como criar um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) em 5 passos?

1. Identifique potencial e tenha um planejamento estratégico

O primeiro passo para um Programa de Desenvolvimento de Liderança eficiente é identificar e avaliar profissionais em potencial.

Para isso, considere os objetivos do negócio, a performance dos colaboradores, os desafios vividos e as metas conquistadas.

Além disso, tenha em mente quais pessoas apresentam mais experiência a maturidade na carreira, bem como perfil de líder.

Assim, será mais fácil trabalhar a trajetória de aprendizado de cada uma delas, garantindo agilidade e resultados com a sua promoção.

2. Defina necessidades e alinhe expectativas

Com um entendimento claro sobre o negócio e suas necessidades, será possível estabelecer um perfil ideal e habilidades necessárias à liderança.

Dessa forma, além de identificar talentos mais preparados, será viável alinhar expectativas com esses colaboradores.

A partir de diálogos abertos e troca de ideias, sua empresa será capaz de avaliar estilos de liderança, construir planos de carreira certeiros e direcionar ações estratégicas.

3. Entenda o modelo de gestão da empresa

Entender a cultura organizacional, os objetivos do negócio e o modelo de gestão adotado é fundamental para construir bons Programas de Desenvolvimento de Líderes.

Isso porque encontrar colaboradores com grande fit cultural e engajados com a organização pode ser um diferencial para o sucesso das futuras lideranças.

Outro ponto importante é que o plano de desenvolvimento de carreira deve se adequar à rotina do colaborador.

Então, compreender o tipo de gestão adotado ajudará a otimizar sua evolução profissional. Ademais, será parte do seu aprendizado, uma vez que deverá dar continuidade às ações propostas para a liderança.

4. Crie um projeto piloto

Toda nova ação corporativa deve ser bem planejada, analisada, testada e adaptada. Por isso, crie um projeto piloto junto a um grupo de profissionais e busque entender como o PDL funciona na prática e como seu programa pode ser ainda melhor.

Nesse projeto, siga todo o passo a passo, avaliando estrategicamente as possibilidades e criando um espaço seguro para feedbacks.

Aqui, leve em consideração quais treinamentos serão oferecidos, quem será responsável pelas avaliações de desempenho e como mensurar resultados.

5. Acompanhe resultados

Implementar um Programa de Desenvolvimento de Liderança implica em revisar o ciclo de gente da empresa e promover ações de treinamento e desenvolvimento organizacional.

Tudo isso tem um grande objetivo: formar líderes de impacto, que geram valor para o negócio e potencializam talentos.

Por essa razão, acompanhar os resultados desses projetos, a trajetória de carreira dos profissionais selecionados e as metas de equipe é extremamente importante.

Afinal, apenas assim será possível identificar pontos de melhorias, buscar soluções, identificar oportunidades e promover iniciativas ainda mais certeiras para cada pessoa.

Agora que você já sabe o que é e como criar um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL), que tal colocar em prática na sua empresa? Siga as dicas e assine nossa newsletters para ter acesso a outros materiais e orientações sobre o assunto.

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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