Feedback negativo: como ter conversas difíceis gerindo pessoas?

Feedback negativo: como ter conversas difíceis gerindo pessoas?

Fazer uma boa gestão de pessoas pode ser um desafio — principalmente quando é preciso oferecer um feedback negativo para alguém da sua equipe (ou para a própria equipe). Afinal, saber conduzir conversas difíceis é uma habilidade da liderança que precisa ser trabalhada e desenvolvida de forma contínua.

Mas, mais do que oferecer feedbacks negativos ou promover diálogos desafiadores, líderes devem saber como oportunizar essas conversas. E, para isso, a confiança é fundamental.

Quer saber mais sobre como ter conversas difíceis gerindo pessoas e realizar bons momentos de feedback? Continue a leitura!

Porque as conversas difíceis no trabalho são tão importantes?

Reuniões e conversas de alinhamento são importantes e fazem parte do dia a dia corporativo. Porém, quando algum acontecimento compromete o clima organizacional ou a qualidade das entregas de um time, por exemplo, o líder precisa ter uma postura mais “firme” e trazer à tona conversas mais difíceis.

Embora apresente um desafio para muitas lideranças, esse tipo de abordagem é essencial para otimizar processos, alinhar expectativas e solucionar dúvidas. Afinal, somente com transparência, abertura para o diálogo e clareza os profissionais conseguem perceber suas próprias falhas e trabalhar seu desempenho. Nesse cenário, um feedback, ainda que negativo, pode fazer toda a diferença para o desenvolvimento de uma pessoa.

Por esse motivo, as conversas difíceis são tão necessárias para liderar bem uma equipe. Outro ponto interessante é que esses momentos refletem muito sobre a maturidade do time e a forma como as relações estão sendo construídas no ambiente de trabalho.

Qual o papel da liderança ao oportunizar conversas desafiadoras?

A figura da liderança é responsável pela gestão de pessoas e processos da sua equipe. Por esse motivo, é também dever do líder zelar pelo bom clima no setor e a qualidade das entregas para o alcance de resultados. Afinal, esses aspectos são impactados pela satisfação com o trabalho, pelo engajamento e produtividade do time.

Como sabemos, há momentos em que é necessário intervir para que falhas e conflitos internos sejam solucionados. Com isso, o papel da liderança está também em oportunizar conversas desafiadoras.

O mais importante é que o líder mantenha e passe para os membros da equipe um sentimento de confiança e lealdade, que possibilite incitar discussões produtivas. Elas podem ser desde uma forma de alinhar expectativas até a realização de um feedback negativo, sem receios de conflitos ou insegurança.

Assim, os colaboradores vão desenvolver uma mentalidade voltada para a parceria entre o time e o desejo pelo desenvolvimento individual e coletivo. Mas é preciso lembrar que criar oportunidades para diálogos difíceis não é uma tarefa fácil! Nesse cenário, os treinamentos de liderança fazem toda a diferença.

Como gerar confiança no trabalho e criar espaços seguros para feedbacks?

1. Invista na confiança da equipe

Diálogos desafiadores podem acontecer de forma individual ou coletiva — e o foco sempre deve ser o desenvolvimento (ainda que um feedback negativo seja necessário). A confiança e a abertura ao diálogo facilita, inclusive, que essa troca seja feita sem que ninguém leve o feedback para o lado pessoal.

O sentimento de confiança é o que também vai favorecer na criação de um espaço de discussão seguro. Como Patrick Lencioni traz em seu livro “Os 5 desafios das equipes”, a falta de confiança faz com que as pessoas não se mostrem vulneráveis para expor dificuldades e expressar opiniões.

A partir do momento em que colegas de trabalho não tem abertura entre si ou que existe uma distância em relação à liderança, por exemplo, a confiança fica comprometida. O resultado disso é que oferecer feedbacks negativos se torna ainda mais complicado.

2. Promova treinamentos de feedback

O feedback de desenvolvimento é uma estratégia de gestão muito eficaz. Afinal, ele contribui para o fortalecimento de laços, o alinhamento de expectativas e o aprimoramento de habilidades e competências do time.

Em função disso, estabelecer uma cultura de feedback na equipe pode auxiliar a amenizar os impactos de conversas difíceis, além de tornar mais fácil oportunizá-las.

Mas, antes de mais nada, é preciso que as pessoas saibam como oferecer bons feedbacks e como utilizar os retornos recebidos para desenvolvimento. Por isso, é interessante realizar treinamentos de feedback na equipe e apresentar boas práticas para o diálogo.

3. Aposte no desenvolvimento de soft skills

As soft skills (competências comportamentais) são essenciais para construir boas relações no trabalho e alcançar um bom desempenho na carreira.

Por essa razão, é comum que pessoas em posições de liderança já tenham algumas soft skills bem desenvolvidas — o que não significa que não é preciso aprimorar essas habilidades! Afinal, cada experiência traz desafios diferentes.

Além disso, equipes com habilidades comportamentais bem desenvolvidas tem uma tendência maior a saber lidar com um feedback negativo e possíveis mudanças. Por isso, apostar no desenvolvimento de soft skills pode ser uma boa estratégia tanto para a liderança, quanto para os colaboradores.

Assim, ao aprimorar sua inteligência emocional, capacidade de solucionar problemas e conflitos, sua autonomia e autogestão, os processos no geral serão otimizados. Tudo isso colabora para uma comunicação mais fluida e sincera no dia a dia.

4. Saiba como intervir em conflitos e a solucioná-los de forma adequada

Muitas vezes, a necessidade de oferecer o feedback negativo e de ter conversas difíceis no trabalho surge de conflitos entre membros da equipe.

Normalmente, conflitos internos, sejam eles velados ou não, podem revelar falta de confiança e de comprometimento no time. Além disso, quando as relações estão desgastadas, é possível que as entregas também sejam afetadas.

Por isso, uma ótima dica para a liderança oportunizar conversas difíceis é saber o momento certo de intervir, além de entender como abordar o assunto e as pessoas envolvidas. A conversa deve ter como objetivo encontrar uma solução, não apontar vencedores.

Para tal, existem algumas boas práticas para gestão de pessoas que podem ajudar a administrar situações-problema e a resolvê-las de forma adequada. Portanto, busque aperfeiçoar suas habilidades de comunicação e sua visão sistêmica!

5. Entenda o que leva o time a ter conversas difíceis

Relacionado à capacidade de intervir em contratempos e buscar respostas, está o entendimento sobre as possíveis causas do problema. Afinal, as conversas difíceis acontecem para que surjam soluções e aconteçam mudanças.

Então, antes de oferecer um feedback negativo, busque as raízes daquele problema e, durante o diálogo, ajude a equipe a chegar em uma resposta sobre o assunto.

Além disso, quando a liderança entende o que leva o time a ter conversas desafiadoras, ela pode propor ações, capacitações e transformações para que essas situações não se repitam. Ah, essa é, inclusive, uma característica de bons líderes, que prezam pelo desenvolvimento conjunto.

6. Invista no autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental para o desenvolvimento de soft skills, além de ser parte importante da vida pessoal e profissional de cada um.

Quando pensamos no ambiente de trabalho e na necessidade de promover conversas difíceis, o autoconhecimento está atrelado também à capacidade de absorver feedbacks. Afinal, por meio dele, é possível entender a origem de algumas falhas, o porquê de determinados padrões se repetirem e quais habilidades é preciso desenvolver.

Além disso, ao conhecer os próprios limites, um profissional consegue se expressar de forma mais objetiva, além de identificar oportunidades de aprendizado. Isso contribui tanto para a aceitação de um eventual feedback negativo, quanto para entender quando oferecer aquele retorno é necessário.

7. Aposte em uma comunicação aberta e sincera

Uma dica de ouro para oferecer feedbacks, principalmente os negativos, é apostar em uma comunicação transparente.

Nesse momento, é interessante que a liderança seja objetiva em relação ao que precisa ser melhorado e quais os impactos daquela ação. Mas, mais do que isso, deve se mostrar vulnerável, expondo até mesmo suas frustrações e expectativas.

Outro ponto importante é entender que, por mais difíceis que sejam, conversas desafiadoras não podem ser unilaterais. Por mais que a decisão final seja do líder, é fundamental que exista espaço para que todas as pessoas se expressem e demonstrem seu ponto de vista, suas dúvidas e sentimentos envolvidos.

8. Defina um propósito comum

Equipes guiadas a um propósito se relacionam melhor e tem um foco ainda mais voltado para resultados. Por isso, definir um objetivo comum e que faça sentido para todos é essencial para a gestão de pessoas e processos.

Esse propósito pode ser tanto aquele compartilhado por toda a empresa, como também algo específico do setor e que sirva como diretriz estratégica e inspiracional. E, para chegar a um consenso, uma boa conversa de time pode ser o passo inicial.

Assim, a partir de um propósito comum, será mais fácil alinhar as expectativas de todas as pessoas envolvidas. Esse alinhamento contribui para a melhoria da qualidade das entregas e potencializa a criatividade e inovação.

Outro ponto positivo é que compartilhar um “grande sonho” com a equipe auxilia no entendimento do feedback negativo ou construtivo como parte do desenvolvimento. Afinal, todos querem alcançar um mesmo objetivo, certo?

9. Prepare um roteiro antes de cada diálogo desafiador

A última dica é muito importante para garantir o sucesso da conversa, e consiste em preparar um roteiro. Isso porque muitos elementos da rotina de trabalho estão envolvidos na realização de um feedback. Dentre eles:

  • qual é a situação-problema;
  • exemplos de quando o evento aconteceu;
  • motivos aparentes;
  • impactos para o time;
  • mudanças necessárias.

Por isso, construa um roteiro com os principais itens a serem mencionados durante a reunião. Isso ajudará você a garantir a qualidade do momento, além de ser um bom guia para conduzir o diálogo.

Mais um aspecto importante é que, às vezes, uma conversa difícil contempla mais de um comentário sobre a postura e entregas da pessoa ou equipe. Por isso, ter anotado o que será falado pode ajudar a escolher as melhores técnicas de comunicação.

Como vimos, realizar conversas difíceis com sua equipe e a troca de feedbacks (negativos ou positivos) deve ser algo natural, e não um tabu na equipe. Todos devem enxergar esses momentos como oportunidades de desenvolvimento, tendo a clareza de que o espaço de trabalho e a própria liderança asseguram a liberdade dessas trocas.

Se você quer saber mais sobre como dar feedbacks para as pessoas do seu time, baixe agora o nosso e-book gratuito sobre o assunto!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support