Como liderar uma equipe? Dicas para ser um líder
A busca por talentos com perfil sólido para liderar uma equipe representa um dos grandes obstáculos para as empresas. Dominar as nuances da liderança é, assim, um ponto chave para se destacar no mercado profissional.
Isso porque ser uma boa referência para o time vai além do cargo: diz sobre saber solucionar problemas, intermediar conflitos, ter equilíbrio emocional e ser um facilitador das ações do setor.
Esteja você a procura de líderes para a sua empresa ou mesmo querendo desenvolver essa habilidade, este conteúdo é importantíssimo para a sua estratégia.
Continue a leitura e descubra como ser a pessoa a frente dos negócios que o mercado deseja.
O que é liderança?
O líder é aquele que guia o grupo, garantindo sua motivação e segurança para tomadas de decisões. Nesse sentindo, a liderança pode ser entendida como a habilidade de abrir caminhos, ser exemplo, motivar e incentivar o desenvolvimento e a autonomia.
Para isso, é preciso saber se conectar com as pessoas, transmitir ideias e promover a inovação. Assim, será possível alcançar os melhores resultados.
A habilidade de liderar está associada ao desenvolvimento de diversas soft skills e pode ser percebida em profissionais vivenciando diferentes momentos na carreira.
Portanto, é importante que gestores e diretores estejam atentos aos seus times. Afinal, qualquer um de seus colaboradores pode ter intrinsicamente um espírito de liderança aguçado e boa visão sistêmica para atingir resultados mais que satisfatórios no trabalho em equipe.
Profissionais com esse perfil costumam ser facilitadores e sabem como promover o bom clima organizacional. À medida que os gestores reconhecem e investem nesses talentos, a tendência é que se tornem ainda mais valiosos para o negócio.
O que caracteriza boas lideranças?
Inicialmente, é imprescindível que o líder esteja alinhado com os valores institucionais da empresa.
Nesse sentido, sua conduta é um modelo a ser seguido pelos colaboradores. Assim, é crucial evitar qualquer desconexão com a cultura organizacional, pois isso pode refletir no comportamento e desempenho da equipe.
Destacam-se também determinadas posturas e competências para que as responsabilidades sejam executadas com excelência, como:
- autoconfiança;
- capacidade de transmitir segurança para equipe;
- comunicação clara, constante e objetiva;
- aptidão para gerenciamento e organização de tarefas;
- desenvolvimento de uma liderança positiva;
- propensão para tomada de decisões;
- responsabilidade para assumir desafios;
- visão estratégica mesmo em momentos de turbulência.
Quais os benefícios de uma liderança estratégica?
Contar com líderes estratégicos traz vantagens para a sua empresa, resultando em agilidade e assertividade na tomada de decisões, manutenção da cultura corporativa, entre outros benefícios destacados a seguir:
- valorização da cultura organizacional;
- bom clima entre os colaboradores;
- redução do turnover;
- maior motivação, satisfação e engajamento;
- melhores ações de desenvolvimento;
- mais inovação e criatividade, resultando em melhores entregas.
Quando a equipe é orientada por um profissional compreensivo, que sabe se comunicar e incentivar seus colegas, suas ações são espelhos para a performance dos colaboradores.
Como ser um líder de destaque
A capacitação para o cargo está ligada ao contexto em que o colaborador atua. Apesar disso, algumas características e boas práticas são essenciais para distinguir uma liderança promissora. Confira!
1. Ser flexível e ter empatia
O ‘saber ouvir’ envolve tanto a troca de feedbacks sobre a empresa e o setor quanto a preocupação com o bem-estar individual.
Com essa postura, a liderança demonstra cuidado e valorização para com o time, criando laços de confiança e respeito. Além disso, é preciso ser flexível para promover mudanças e concessões a partir das informações trazidas no diálogo.
Outro ponto importante é manter o canal de comunicação com a a equipe sempre aberto, para que a troca de insights seja feita de forma contínua.
Da mesma forma, é fundamental que também exista momentos específicos para isso, como em conversas de 1on1 e devolutivas de desempenho.
2. Demonstrar sinceridade e motivação
Para garantir boas relações de trabalho, é essencial que a comunicação seja aberta, objetiva e sincera. Afinal, os colaboradores precisam entender o momento da empresa e o que a liderança espera de suas entregas.
Quando líderes se comunicam de forma eficiente, a equipe se sente apta a expressar suas opiniões e sugerir ações inovadoras para o negócio, se mantendo engajada e curiosa.
Isso acontece porque além de entenderem as necessidades e objetivos estratégicos, os colaboradores passam a querer contribuir ainda mais para os resultados entregues pela liderança do setor, como uma retribuição pela confiança e sinceridade.
Um aspecto importante é que essa comunicação deve ser motivadora e incentivar o time. Por isso, um tom de voz firme e amistoso, a disponibilidade para escuta e a construção conjunta são fundamentais.
3. Ser um exemplo
A liderança desempenha um papel fundamental ao orientar e inspirar os comportamentos, ações e desempenho da equipe, bem como ao influenciar o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
Portanto, para orientar uma equipe da maneira correta, é essencial ser um modelo a ser seguido e estar envolvido de perto na rotina do time.
4. Valorizar a sua equipe
Uma das grandes habilidades dos bons líderes é a de saber identificar e valorizar os principais talentos e habilidades de cada membro. Isso faz com que saibam delegar tarefas com mais efetividade e promover ações de desenvolvimento mais efetivas.
Muitas das competências profissionais podem ser identificadas com o uso de People Analytics e análise preditiva. Contudo, há aspectos que demandam observação atenta e diálogo e, novamente, a comunicação aberta e a empatia são primordiais.
A liderança estratégica também é capaz de entender os motivadores coletivos, reconhecendo e valorizando as entregas e aprendizados da equipe.
5. Ter visão estratégica
A visão estratégica está relacionada à diversos elementos, como o profundo entendimento do negócio, o conhecimento do mercado, a sólida base teórica e prática acumulada com a experiência e a capacidade de se adaptar.
Dessa forma, é essencial para liderar equipes e apresentar soluções eficazes. Afinal, é somente com essa rica bagagem que a liderança será capaz de ter uma perspectiva bem fundamentada das ações do time no curto e no longo prazo.
6. Ter inteligência emocional
A inteligência emocional é considerada uma das competências interpessoais fundamentais para um líder, pois a capacidade de gerenciar as emoções tem um impacto importante no ambiente de trabalho.
Portanto, é recomendável que se busque desenvolver essa habilidade para lidar com conflitos, assuntos complexos e diversidade dentro da equipe. Assim, é possível melhorar os resultados do time além de tomar decisões mais acertadas.
7. Investir na cultura do feedback
Um bom líder orienta sua equipe na direção adequada e demonstra preocupação com o desenvolvimento profissional de cada membro. Esse objetivo pode ser alcançado por meio da prática de feedback contínuo.
Durante essa interação, é possível identificar pontos positivos e de desenvolvimento de cada colaborador, oferecendo soluções para o progresso profissional.
Nesse processo, é essencial estar aberto a receber feedbacks do grupo sobre seu próprio desempenho e conduta, visando uma evolução conjunta e o alcance das metas estabelecidas.
Atenção: não cometa esses erros
Para ter sucesso como líder, é preciso compreender também quais erros evitar, principalmente se a posição for nova para você.
Isso porque a falta de preparação e experiência podem contribuir para que eles sejam cometidos de maneira inconsciente, prejudicando todo o desempenho da equipe.
Embora sejam falhas comuns de gestores iniciantes, isso não quer dizer que lideranças mais experientes não possam cometê-las. Por isso, atenção aos erros que devem ser evitados na sua gestão:
- não buscar conhecer os seus liderados;
- subestimar a própria equipe;
- propor mudanças sem entender o momento da empresa;
- evitar conversas e decisões difíceis;
- prometer muito e criar expectativas irreais;
- não saber ouvir ou dar feedbacks;
- não apoiar o desenvolvimento do time;
- ser mais chefe do que líder.
Para saber mais sobre a formação de líderes e como criar um plano de carreira para esse objetivo, aproveite para baixar o nosso guia completo sobre desenvolvimento de lideranças.
Até a próxima!