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11 abr

Como liderar uma equipe? Dicas para ser um líder

11 de abril de 2024
por Redação Selpe
em Gente e Gestão
Como liderar uma equipe? Dicas para ser um líder

Nenhum gestor ou gestora nasce sabendo como liderar uma equipe. A liderança, ainda que seja uma habilidade mais fácil para algumas pessoas, pode ser desenvolvida com o tempo.

Ainda assim, a busca por profissionais com perfil sólido para liderar uma equipe ainda é desafiadora. Por isso, dominar as nuances da liderança é um ponto-chave para se destacar no mercado.

Ser referência para o time vai além do cargo: diz sobre saber solucionar problemas, intermediar conflitos, ter equilíbrio emocional e ser um facilitador para abrir caminhos.

Esteja você a procura de líderes para a sua empresa ou mesmo querendo desenvolver essa habilidade, este conteúdo é importantíssimo para a sua estratégia.

Continue a leitura e descubra como é o perfil de um líder que o mercado deseja.

O que é liderança?

Liderança é ter a capacidade para guiar, motivar, orientar e ser exemplo, incentivando o desenvolvimento de seus liderados.

Para isso, é preciso saber se conectar com as pessoas, transmitir ideias e promover a inovação. Assim, será possível alcançar os melhores resultados.

A habilidade de liderar está associada ao desenvolvimento de diversas soft skills e pode ser percebida em profissionais vivenciando diferentes momentos na carreira.

Portanto, é importante que gestores e diretores estejam atentos aos seus times.

Afinal, qualquer um de seus colaboradores pode ter intrinsecamente um espírito de liderança aguçado e boa visão sistêmica para atingir resultados mais que satisfatórios no trabalho em equipe.

Profissionais com esse perfil costumam ser facilitadores e sabem como promover o bom clima organizacional.

À medida que os gestores reconhecem e investem nesses talentos, a tendência é que se tornem ainda mais valiosos para o negócio.

O que caracteriza boas lideranças?

Um líder precisa estar alinhado com os valores e cultura organizacionais. Nesse contexto, sua conduta deve ser um exemplo.

Assim, é crucial evitar qualquer desconexão com a cultura de uma empresa, pois isso pode refletir no comportamento e desempenho da equipe.

Outras características destacam as boas lideranças, como:

  • autoconfiança;
  • capacidade de transmitir segurança para equipe;
  • comunicação clara, constante e objetiva;
  • aptidão para gerenciamento e organização de tarefas;
  • desenvolvimento de uma liderança positiva;
  • propensão para tomada de decisões;
  • responsabilidade para assumir desafios;
  • visão estratégica mesmo em momentos de turbulência.

Quais os benefícios de uma liderança estratégica?

Contar com líderes estratégicos traz vantagens para a sua empresa, resultando em agilidade e assertividade na tomada de decisões, manutenção da cultura corporativa, entre outros benefícios destacados a seguir:

  • valorização da cultura organizacional;
  • bom clima entre os colaboradores;
  • redução do turnover;
  • maior motivação, satisfação e engajamento;
  • melhores ações de desenvolvimento;
  • mais inovação e criatividade, resultando em melhores entregas.

Quando a equipe é orientada por um profissional compreensivo, que sabe se comunicar e incentivar seus colegas, suas ações são espelhos para a performance dos colaboradores.

Como liderar uma equipe e ser um líder de destaque?

A capacitação para o cargo está ligada ao contexto em que o colaborador atua. Apesar disso, algumas características e boas práticas são essenciais para distinguir uma liderança promissora. Confira!

1. Aprenda a ser flexível e tenha empatia

O ‘saber ouvir’ envolve tanto a troca de feedbacks sobre a empresa e o setor quanto a preocupação com o bem-estar individual.

Com essa postura, a liderança demonstra cuidado e valorização com o time, criando relações de confiança e respeito.

A flexibilidade complementa a habilidade de empatia, afinal, é preciso saber promover mudanças e concessões a partir das informações trazidas em um diálogo.

É por isso que é tão importante manter o canal de comunicação com a equipe aberto, para que a troca de insights seja contínua.

Nesse cenário, os momentos de 1on1 e devolutivas de desempenho entre líderes e liderados devem ser incentivados.

2. Demonstre sinceridade e motivação

Para garantir resultados e boas relações de trabalho, é essencial que a comunicação seja aberta, objetiva e sincera.

Quando líderes se comunicam de maneira eficiente, a equipe se sente segura para expressar suas opiniões e sugerir novas iniciativas e soluções para o negócio.

No médio e longo prazo, essa habilidade de liderança aumenta o engajamento, favorece a retenção e fortalece o senso de pertencimento genuíno.

Isso acontece porque além de entenderem as necessidades e objetivos estratégicos, os colaboradores passam a querer contribuir ainda mais para os resultados entregues pela liderança do setor, como uma retribuição pela confiança e sinceridade.

Um aspecto importante é que essa comunicação seja direcionada ao incentivo. Por isso, demonstrar segurança e entusiasmo ao se comunicar é importante.

3. Seja um exemplo

A liderança desempenha um papel fundamental ao orientar e inspirar os comportamentos, ações e desempenho da equipe, bem como ao influenciar o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Portanto, para orientar uma equipe da maneira correta, é essencial ser um modelo a ser seguido e estar envolvido de perto na rotina do time.

4. Valorize a sua equipe

Uma das grandes habilidades dos bons líderes é a de saber identificar e valorizar os principais talentos e habilidades de cada membro.

Isso faz com que saibam delegar tarefas com mais efetividade e promover ações de desenvolvimento mais efetivas.

Muitas das competências profissionais podem ser identificadas com o uso de People Analytics e análise preditiva.

Contudo, há aspectos que demandam observação atenta e diálogo e, novamente, a comunicação aberta e a empatia são primordiais.

A liderança estratégica também é capaz de entender os motivadores coletivos, reconhecendo e valorizando as entregas e aprendizados da equipe.

5. Tenha visão estratégica

A visão estratégica está relacionada a diversos elementos, como o profundo entendimento do negócio, o conhecimento do mercado, a sólida base teórica e prática acumulada com a experiência e a capacidade de se adaptar.

Dessa forma, é essencial para liderar equipes e apresentar soluções eficazes.

Afinal, é somente com essa rica bagagem que a liderança será capaz de ter uma perspectiva bem fundamentada das ações do time no curto e no longo prazo.

6. Tenha inteligência emocional

A inteligência emocional é considerada uma das competências interpessoais fundamentais para um líder, pois a capacidade de gerenciar as emoções tem um impacto importante no ambiente de trabalho.

Portanto, é recomendável que se busque desenvolver essa habilidade para lidar com conflitos, assuntos complexos e diversidade dentro da equipe.

Assim, é possível melhorar os resultados do time além de tomar decisões mais acertadas.

7. Invista na cultura do feedback

Um bom líder orienta sua equipe na direção adequada e demonstra preocupação com o desenvolvimento profissional de cada membro.

Esse objetivo pode ser alcançado por meio da prática de feedback contínuo.

Durante essa interação, é possível identificar pontos positivos e de desenvolvimento de cada colaborador, oferecendo soluções para o progresso profissional.

Nesse processo, é essencial estar aberto a receber feedbacks do grupo sobre seu próprio desempenho e conduta, visando uma evolução conjunta e o alcance das metas estabelecidas.

Atenção: não cometa esses erros ao liderar uma equipe

Para ter sucesso como líder, é preciso compreender também quais erros evitar, principalmente se a posição for nova para você.

Isso porque a falta de preparação e experiência podem contribuir para que eles sejam cometidos de maneira inconsciente, prejudicando todo o desempenho da equipe.

Embora sejam falhas comuns de gestores iniciantes, isso não quer dizer que lideranças mais experientes não possam cometê-las.

Por isso, atenção aos erros que devem ser evitados na sua gestão:

  • não buscar conhecer os seus liderados;
  • subestimar a própria equipe;
  • propor mudanças sem entender o momento da empresa;
  • evitar conversas e decisões difíceis;
  • prometer muito e criar expectativas irreais;
  • não saber ouvir ou dar feedbacks;
  • não apoiar o desenvolvimento do time;
  • ser mais chefe do que líder.

Para saber mais sobre a formação de líderes e como criar um plano de carreira para esse objetivo, aproveite para baixar o nosso guia completo sobre desenvolvimento de lideranças.
Até a próxima!

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Como liderar uma equipe? Dicas para ser um líder
Redação Selpe
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Tags:
Desenvolvimento Profissional,Gestão de Pessoas

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