9 estratégias de liderança para gerenciar uma equipe com diferentes tipos de personalidade

9 estratégias de liderança para gerenciar uma equipe com diferentes tipos de personalidade

A divergência entre os tipos de personalidade é um dos desafios que um gestor deve superar para liderar uma equipe de maneira eficaz. De fato, os hábitos de trabalho, estilos e preferências de cada colaborador podem influenciar significativamente a dinâmica geral da organização.

Dito isso, existem estratégias de liderança e soluções que podem ajudar a conciliar as diferentes personalidades e estabelecer um ambiente de trabalho adequado.

E você vai descobrir algumas delas agora, basta continuar com a leitura!

1. Conhecer a equipe

O primeiro passo é tentar entender a diversidade de personalidades dentro da empresa para melhorar o gerenciamento da equipe. Para isso, você deve começar conhecendo seus colaboradores.

Isso permitirá a você:

  • compreender o modo de trabalho preferido de cada colaborador;
  • descobrir e analisar seus modos de operação;
  • encontrar a maneira correta de delegar tarefas;
  • identificar as necessidades de desenvolvimento de habilidades interpessoais;
  • determinar o colaborador cuja personalidade é adequada para uma tarefa específica

Todas essas informações permitirão a associação relevante e objetiva dos perfis dos funcionários.

É comum que os gestores coloquem vários colaboradores no mesmo projeto devido às muitas semelhanças entre suas personalidades.

No entanto, geralmente, esse tipo de associação produz o efeito oposto, já que suas personalidades são similares e não complementares.

2. Promover comunicação eficaz

A comunicação é um aspecto importante se você deseja conciliar personalidades e estabelecer um gerenciamento efetivo.

Para uma comunicação eficaz, você deve estimular discussões abertas e honestas com sua equipe.

Você pode optar por entrevistas individuais ou reuniões, mas é importante que todos os colaboradores possam ter oportunidade e tempo de fala iguais. Assim, você pode ouvir suas preocupações, ideias e sugestões.

As preocupações levantadas por seus colaboradores, no entanto, não devem ser submetidas a críticas infundadas. Se você tiver contribuições a fazer, certifique-se de formulá-las de maneira construtiva e encorajadora.

3. Fomentar os pontos fortes de cada tipo de personalidade

Em uma equipe, alguns tipos de personalidade são mais adequados para certas tarefas do que outros. Por exemplo, um colaborador muito competente em análise de dados não é necessariamente apto para gerenciar um projeto que requer criatividade.

O ideal é estabelecer uma abordagem e um plano que visem alavancar as competências de cada membro da equipe.

Ao incentivar os funcionários a aproveitar ao máximo seus pontos fortes, eles se sentirão mais valorizados e estarão muito mais motivados.

Determinar os pontos fortes dos colaboradores também é importante no contexto de recrutamento interno. Isso permite que você saiba qual membro da equipe está qualificado para eventuais mudanças de cargo.

4. Adaptar seu estilo de gestão às necessidades individuais

Para que seus colaboradores trabalhem em harmonia, mesmo com a divergência de personalidades, você deve adaptar seu estilo de gerenciamento às necessidades de cada um deles.

Enquanto alguns colaboradores precisam de supervisão próxima, outros se sentem muito mais produtivos quando têm mais autonomia.

Ao contrário da gestão delegativa, que dá total autonomia aos colaboradores, a gestão adaptativa ou gerenciamento adaptativo permite levar em consideração as expectativas, necessidades e todas as outras especificidades dos colaboradores.

A ideia aqui é ser flexível e incluir realmente a equipe na tomada de decisões.

Embora a aplicação desse estilo de gerenciamento seja complexa, a familiarização com os colaboradores e o estabelecimento de comunicação inclusiva e eficaz facilitarão a tarefa para os gestores.

5. Construir um ambiente de trabalho agradável

A qualidade do ambiente de trabalho influencia diretamente a atitude dos colaboradores e seu desempenho. Um ambiente agradável, positivo e dinâmico fortalece o engajamento dos membros de sua equipe.

Para estabelecer esse ambiente, você deve considerar alguns aspectos.

O ambiente físico de trabalho

Aqui, trata-se de estabelecer um espaço agradável e propício. Isso inclui fornecer as condições materiais necessárias (como móveis e ferramentas de trabalho) e implementar uma política que facilite a mobilidade dos colaboradores, por exemplo.

Além disso, as áreas de trabalho devem seguir as orientações com foco em ergonomia. Comodidades como salas de relaxamento ou áreas comuns são sugestões que incentivam a socialização entre os funcionários.

As condições e responsabilidades associadas a cada posição

Para construir um ambiente de trabalho agradável, os gerentes de recursos humanos também devem garantir o bem-estar dos funcionários. É importante que suas soft skills e suas personalidades correspondam às responsabilidades de seus cargos.

Além disso, pode ser interessante que a empresa seja capaz de oferecer mais flexibilidade, como o trabalho remoto. Assim, os funcionários podem encontrar um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Isso não apenas ajudará a limitar conflitos relacionados à divergência de tipos de personalidade, mas também reduzirá o ônus associado ao gerenciamento de equipe.

A cultura da empresa

Uma cultura empresarial saudável e inclusiva dá o mesmo valor a todos os colaboradores. Visa estabelecer um ambiente de colaboração, inclusão e equidade, incentivando também a igualdade de gênero, o respeito e a valorização de cada membro.

Promover os valores da empresa, momentos compartilhados entre colaboradores e atividades de construção de equipe são algumas ações que podem fomentar a coesão entre diferentes tipos de personalidade e melhorar o modo de gerenciamento de sua equipe.

6. Reunir informações das equipes

Fazer suposições sobre os diferentes tipos de personalidade presentes em sua empresa pode prejudicar o seu gerenciamento.

De fato, a aparente ausência de conflitos dentro de sua equipe não é necessariamente sinônimo de boa complementaridade.

Você deve avaliar o clima entre seus colaboradores durante vários momentos, em vez de focar apenas nos detalhes práticos do trabalho. Para isso, reserve alguns minutos do seu dia socializando com demais funcionários.

Pergunte sobre cada um e não hesite em fazer perguntas abertas sobre:

  • seu envolvimento na equipe;
  • suas impressões sobre o modo de gerenciamento da equipe;
  • suas sugestões para melhorar a colaboração dentro da empresa.

7. Focar positivamente as diferenças

Como você aborda os tipos de personalidade determinará reações e confirmará (ou não) a eficácia do modo de gerenciamento de equipe adotado. A melhor abordagem é enquadrar as diferenças entre colaboradores de maneira positiva.

Por exemplo, em vez de dizer “Fulano não é competente para gerenciar planilhas de Excel. Ele não sabe absolutamente nada sobre isso”, é preferível dizer “Como Fulano é muito criativo, acho que deveríamos confiar a ele o design dos gráficos a serem integrados ao documento”.

Essa mudança, embora pequena na formulação, pode ter um impacto profundo no comportamento do colaborador mencionado e na percepção que os outros membros têm de sua liderança.

8. Seja o exemplo

Um líder de equipe é, antes de tudo, uma pessoa que sabe dar o exemplo.

Você deve ter em mente que a maioria das discrepâncias observadas dentro das equipes são responsabilidade da liderança, e como você trata um único colaborador impacta o moral e o desempenho dos outros.

Independentemente dos tipos de personalidade que você precisa integrar ao seu gerenciamento de equipe, você deve demonstrar comprometimento, sociabilidade e gentileza. É somente mostrando sua liderança que os outros membros o seguirão.

Como gerente ou líder de equipe, seria útil para você fazer um teste de liderança para conhecer seus pontos fortes e de desenvolvimento.

9. Valorize os esforços individuais

Reconhecer e valorizar os esforços dos membros da equipe são gestos importantes para manter sua motivação diária.

Independentemente dos tipos de personalidade que você tenha em sua empresa, mostrar gratidão e reconhecimento não apenas melhorará seu gerenciamento, mas também fortalecerá seus relacionamentos.

Para fazer isso, você deve aprender a celebrar sucessos, sejam individuais ou coletivos. Conceda prêmios ou ofereça recompensas em agradecimento aos seus colaboradores por seu envolvimento e dedicação.

Além disso, valorizar seus colaboradores desenvolverá também a marca empregadora. Consequentemente, esse processo resultará em uma melhor atração e retenção de bons talentos.

Divergência de tipos de personalidade: o que você precisa lembrar para o gerenciamento de sua equipe

Para um gerente ou líder, a divergência entre os tipos de personalidade é um “problema” a ser resolvido diariamente.

Embora seja uma tarefa difícil, é possível ter um time unido, eficiente e produtivo graças a algumas estratégias.

Estratégias essas que giram em torno de alguns princípios inerentes à vida corporativa. Estes incluem a valorização do capital humano, a melhoria do ambiente e das condições de trabalho e a compreensão das necessidades e expectativas individuais.

Além desses princípios, uma boa cultura corporativa e um comportamento exemplar do gerente são necessários para conciliar as personalidades dos colaboradores e melhorar o modo de gerenciamento da equipe.

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Este artigo é uma tradução e adaptação do texto original, escrito por David Bernard, disponível em: https://www.assessfirst.com/en/9-leadership-strategies-for-managing-a-team-with-different-personality-types/

Autor
A Selpe é solution provider da AssessFirst no Brasil. Criada com tecnologia preditiva avançada, a AssessFirst é uma plataforma orientada por Inteligência Artificial que prevê o sucesso e o desenvolvimento dos candidatos em qualquer função.
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