Transformação Cultural nas Empresas: o que é e qual a sua importância?

Transformação Cultural nas Empresas: o que é e qual a sua importância?

O mercado de trabalho está em constante transformação. Por isso, as organizações têm buscado mudar suas estratégias e modelos de negócios para se manterem competitivas. Porém, antes de efetuar essas mudanças é preciso entender a própria transformação cultural.

De acordo com a pesquisa Global Culture Survey 2018, desenvolvida pela PwC, 65% das pessoas afirmam que a cultura é mais importante que a estratégia para o resultado e a performance de uma empresa.

Isso porque, a cultura organizacional é a identidade do negócio. É ela que orienta ações estratégicas, os valores e até mesmo os comportamentos dos colaboradores.

Nesse sentido, preparamos este artigo para te ajudar a entender melhor o que é a transformação cultural nas empresas e qual a sua importância. Além disso, vamos explicar o papel do RH e da liderança nesse processo. Vamos lá?

O que é Transformação Cultural?

Toda empresa tem a sua própria cultura, que é única e não pode ser copiada. Afinal, é ela que define a forma como a organização conduz o seu negócio. Além disso, é formada a partir das crenças, valores e comportamentos da equipe.

A transformação cultural pode acontecer por diversos motivos. Dentre eles, a necessidade de evolução e inovação, seja pela aplicação de novas estratégias ou pela adaptação digital. Em outras palavras, é a mudança nas ações que envolvem o employer branding.

Com os avanços tecnológicos, cada vez mais, a transformação cultural tem sido necessária. Para isso, é preciso que a empresa e seus líderes estejam abertos para a inovação. Porém, como todas as mudanças, esse processo não acontece de um dia para o outro.

É importante que todos na organização estejam engajados com a transformação. Afinal, as empresas não mudam a cultura, as pessoas que fazem a cultura mudar.

Por que a Transformação Cultural nas Empresas é tão importante?

Para alcançar bons resultados, muitas vezes, é necessário alterar alguns aspectos na empresa, não é mesmo?

Com a transformação cultural, você poderá preparar o seu time em relação aos novos projetos — além de garantir o crescimento contínuo do negócio. Isso porque, colaboradores conectados aos propósitos e necessidades da organização tendem a ser mais produtivos e engajados, contribuindo com a redução do turnover.

Além disso, esse processo também provoca alguns impactos na empresa, por exemplo:

  • adaptação;
  • confiança interna;
  • desenvolvimento sustentável;
  • geração de valor;
  • transparência com colaboradores;
  • liderança transformadora;
  • pensamento sistêmico.

Qual o papel do líder e da área de Gente e Gestão na Transformação Cultural?

Tanto os líderes quanto os profissionais de RH são peças-chave para o sucesso da transformação cultural. Por isso, é fundamental que estejam familiarizados com todo o processo.

É a partir da liderança que ele ganha força, uma vez que é encarregada por fortalecer junto à equipe os valores e as missões da organização. Logo, por meio de uma comunicação transparente e feedbacks contínuos, ele consegue alinhar melhor todos os objetivos.

Além disso, um bom líder inspira seus talentos e cria um ambiente de confiança, inspirando os colaboradores por meio do exemplo e de suas ações.

Qual é o papel do setor de RH junto à área de Gente e Gestão nesse processo?

O setor de RH e o comitê de Gente e Gestão de uma empresa são responsáveis por realizar a conexão entre a cultura e a estratégia. Isso porque eles têm uma visão transversal sobre todas as áreas.

Com isso, podem analisar e sugerir alternativas para os demais setores, buscando manter uma boa imagem da organização perante o colaborador.

A gestão de pessoas também acompanha os líderes na mobilização das equipes e consegue observar se todos estão à vontade e felizes no exercício da sua profissão. Além de basear o processo de recrutamento e seleção na cultura organizacional, atraindo, assim, profissionais com fit cultural.

Por outro lado, os colaboradores e jovens talentos também ajudam com a transformação cultural nas empresas. Afinal, apresentam diferentes visões de mundo, expectativas, aspectos culturais e pressupostos sobre as empresas.

O que pode influenciar na Transformação Cultural de um negócio?

A transformação digital é um dos principais influenciadores desse processo. Isso porque, em razão das mudanças ocasionadas pelo mercado, as organizações estão sempre investindo em novas tecnologias.

E, como sabemos, para implantar novas ferramentas é preciso preparar as pessoas. Afinal, sem a mudança de mindset dos colaboradores e da liderança, a transformação digital não acontece, trazendo prejuízos ao negócio.

Com a preparação, é possível aumentar a produtividade, otimizar o tempo e reduzir os custos operacionais. Além disso, alinhando a transformação cultural com a digital, a empresa pode se diferenciar no mercado e tornar-se mais competitiva!

Agora que você já sabe mais a respeito da transformação cultural, que tal entender a relação entre performance, fit cultural e cultura organizacional? Confira o nosso conteúdo sobre o assunto e descubra como transformar a cultura da sua empresa!

Autora
Transformação Cultural nas Empresas: o que é e qual a sua importância?
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support