Avaliação de Desempenho Individual: como fornecer feedbacks efetivos para o crescimento profissional?

Avaliação de Desempenho Individual: como fornecer feedbacks efetivos para o crescimento profissional?

Qual a melhor forma de medir o desempenho humano no trabalho? Existem algumas maneiras de mensurar o crescimento dos colaboradores e dos resultados dentro de uma empresa. E a avaliação de desempenho individual é uma delas!

Por meio de feedbacks direcionados aos colaboradores, o objetivo da prática é aumentar o desenvolvimento de cada um deles — além disso, buscar alcançar as metas da organização.

Se você quer saber o que é esse tipo de avaliação, sua importância e como aplicá-la em sua equipe, veio ao lugar certo! Então, continue neste artigo para saber mais.

O que é uma Avaliação de Desempenho Individual?

Existem diferentes tipos de Avaliação de Desempenho, e, entre elas, está a Individual.

A avaliação de desempenho individual é uma alternativa (ou complemento) para os feedbacks tradicionais. Ou seja, a forma primordial de resgatar as opiniões vindas de clientes, gestores ou colegas de trabalho a respeito de determinado profissional.

Nela, as pessoas têm voz ativa, já que realizam autoavaliações de seu desempenho. O que é uma grande vantagem, afinal, não há ninguém melhor que a própria pessoa para conhecer a si mesma.

No que difere esse tipo de avaliação das outras existentes?

A diferença entre a avaliação de desempenho individual e as outras existentes está no fato dela contar com uma autoavaliação dos colaboradores.

Enquanto os diferentes tipos de avaliação priorizam outras formas de análise, aqui, o profissional consegue expressar suas dificuldades, desejos e motivações dentro da corporação.

Além disso, é possível medir seus objetivos e potencialidades, identificando o perfil comportamental de cada um.

Quais as vantagens da Avaliação de Desempenho Individual?

Entre as principais vantagens da avaliação de desempenho individual para a empresa e para os colaboradores, podemos observar:

  • melhor projeção do colaborador dentro da empresa;
  • sentimento de ser escutado e levado em consideração;
  • estímulo do desenvolvimento pessoal;
  • aumento no engajamento da equipe;
  • redução de turnover.

Agora que conhecemos os motivos para investir nessa estratégia, vamos te mostrar quais etapas seguir para construir um formulário de avaliação de desempenho individual mais efetivo. Confira!

Como fazer uma boa Avaliação de Desempenho Individual?

A princípio, precisamos entender o que é preciso para realizar essa análise. Por isso, antes de investir nessa estratégia, pense nas seguintes questões.

Qual o momento atual da empresa?

Como anda a sua equipe? E como tem sido a rotina de seus colaboradores? É preciso refletir sobre a realidade atual da organização a fim de entender se o momento, de fato, pede uma avaliação de desempenho individual.

Faça uma lista de prioridades e veja quais demandas e processos internos exigem mais atenção, para, assim, saber se é hora de seguir com a avaliação ou deixá-la em segundo plano.

Quais ferramentas e recursos serão necessários?

O que é preciso para realizar esse tipo de avaliação? Além do formulário que os colaboradores se encarregam de preencher, ainda existem outras etapas como a análise das informações, o acompanhamento do RH e das lideranças aos funcionários etc. Isso, vamos te explicar melhor mais adiante.

Qual a periodicidade da ação?

De quanto em quanto tempo esse teste será aplicado? A periodicidade também é um ponto que deve ser avaliado antes de construir uma avaliação de desempenho individual.

Afinal, o processo envolve muitas pessoas que devem se empenhar nessa atividade, o que exige atenção para não prejudicar outras demandas. Portanto, avalie o seu tempo e disponibilidades!

Depois de responder a todas essas questões, é hora de montar a avaliação de desempenho individual. Mas, antes, quais são as etapas dessa avaliação?

Quais são as etapas da Avaliação de Desempenho Individual?

Para fazer uma avaliação de desempenho individual efetiva, é preciso seguir alguns passos. Confira, a seguir, quais são eles!

1. Definição das metas

O primeiro passo é definir as metas da avaliação. Neste caso, é preciso considerar os objetivos individuais de cada colaborador. Lembrando sempre que as metas coletivas e pessoais devem estar alinhadas para que o plano dê certo.

Pense conosco: seria desafiador suprir as necessidades de um assistente que almeja cargos de gerência em uma corporação onde não há oportunidades para tal desenvolvimento, concorda?

É nesse sentido que precisamos alinhar as metas e expectativas, definindo também responsabilidades de acordo com os objetivos propostos.

2. Coleta e análise dos dados

Após a definição das metas, é hora de coletar dados sobre o desempenho do colaborador e analisá-los. Aqui, materiais como feedbacks de colegas de trabalho, líderes e a própria autoavaliação são levados em conta.

3. Feedbacks

Com as análises feitas, partimos para a distribuição de feedbacks. Este é o momento de revelar pontos sobre a performance do colaborador, elogiar o que é positivo e dar dicas de como trabalhar os aspectos que precisam ser melhorados.

4. Plano de desenvolvimento

Após saber os pontos de destaque e os de melhoria, o colaborador e a sua gerência devem se reunir para planejar uma ação efetiva. Neste ponto, é hora de relembrar as metas propostas inicialmente e propor formas de alcançá-las.

5. Revisão, reavaliação e acompanhamento de desempenho

O processo não se encerra após a criação do plano de desenvolvimento. Após um período específico, é preciso revisar e reavaliar o desempenho do colaborador.

Afinal, só com um acompanhamento próximo ao funcionário é possível medir o que deu certo e o que não funcionou nesse processo e propor melhorias futuras.

O que escrever na Avaliação de Desempenho Individual?

Sabendo que se trata de uma autoavaliação feita pelos colaboradores da empresa, como orientá-los para que eles saibam o que escrever na avaliação de desempenho individual?

Para organizar, vamos agrupar direcionamentos complementares e que exigem hard e soft skills semelhantes.

Aqui, vale lembrar que o modelo de perguntas é mutável. Portanto, você pode e deve fazer alterações de acordo com sua realidade, ok? Vamos lá!

Habilidades comunicacionais e trabalho em equipe

  • É muito respeitado(a) pelos colaboradores;
  • Destaca-se por facilitar as discussões em grupo;
  • Se expressa de forma clara e se comunica bem em público.

Criatividade e autenticidade

  • Compartilha boas ideias e técnicas;
  • Sugere estratégias inovadoras;
  • Busca inovar em situações adversas.

Liderança e resiliência

  • Delega as demandas de acordo com as habilidades de cada um;
  • Desenvolve planos de ação viáveis;
  • É criativo(a) ao encontrar soluções para os obstáculos;
  • Reconhece os colaboradores com frequência;
  • Promove o aprendizado.

Dedicação, performance e pontualidade

  • Alcança níveis positivos de desempenho e performance;
  • Cumpre todos os prazos pontualmente;
  • É transparente com o progresso do projeto;
  • Realiza boas entregas constantemente.

Esses são apenas alguns exemplos de direcionamentos para a construção de um formulário de avaliação de desempenho individual. Uma dica, agora que estamos chegando ao final do artigo, é sempre alinhar com as equipes quais são as prioridades e metas.

Dessa maneira, fica mais fácil saber quais são as características desejadas para cada objetivo a ser cumprido e, assim, planejar os passos futuros.

Se você gostou deste texto e quer conhecer tudo sobre o assunto, acesse nosso outro artigo em que explicamos todas as etapas de uma avaliação de desempenho. Até a próxima!

Autora
Avaliação de Desempenho Individual: como fornecer feedbacks efetivos para o crescimento profissional?
Analista de Planejamento e Produção de Conteúdo
Hannah é jornalista, apaixonada por música, moda, lugares bonitos e tudo que dá brilho aos olhos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support