7 dicas para criar metas profissionais e de equipe que funcionam

Criar metas profissionais e de equipe é fundamental para o planejamento e execução de planos de ação para alcançar objetivos de negócio. Afinal, são as metas que nos lembram em qual direção seguir e nos ajudam a fazer as melhores escolhas.
Mas como criar metas inteligentes para a empresa, que de fato mantenham o negócio alinhado com os objetivos da organização, motivem os colaboradores e unam a equipe? Para ajudar você, separamos 7 dicas para criar metas profissionais e de equipe que funcionam. Acompanhe!
1. Estabeleça metas que a equipe possa alcançar
Metas inalcançáveis ou imensuráveis, desmotivam as pessoas e podem afugentar seus melhores talentos, além de comprometerem a credibilidade de quem as criou.
Por outro lado, estabelecer metas que sejam desafiadoras, mas atingíveis, cumpre muito melhor o papel de motivar os colaboradores, que vão se esforçar ao máximo para dar continuidade aos resultados no próximo ciclo.
É importante, na hora de planejar as metas profissionais e de equipe, levar em consideração aspectos como a entrada de um novo concorrente no mercado, sazonalidade e alterações no macroambiente que possam interferir nos resultados.
2. Construa relacionamentos de confiança com a sua equipe
Equipes de alta performance alcançam elevados níveis de inovação, compromisso com o trabalho e criatividade.
Se você não conquistar a confiança da sua equipe, as pessoas que fazem parte dela vão ter a tendência em reter ideias, observações ou perguntas. Isso interfere muito no pensamento criativo e na resolução proativa de desafios.
Com o passar do tempo, essa situação pode resultar em uma perda significativa do capital intelectual. Equipes de alto desempenho compreendem que os relacionamentos dependem do contexto das conversas que os profissionais têm ou não uns com os outros.
Relações de confiança, aliadas a boas conversas, contribuem para a empatia, colaboração, comprometimento e engajamento necessários para alcançar a excelência competitiva.
Quando as pessoas que fazem parte de uma equipe não criam laços de confiança entre si, não assumem, verdadeiramente, as circunstâncias necessárias para, de fato, otimizar a performance das empresas.
3. Envolva a sua equipe no estabelecimento das metas
É fundamental envolver as pessoas nos processos das metas e, principalmente, no planejamento estratégico da organização. Como membro da empresa e do mercado em que atua, sua equipe sabe o que é possível ser alcançado.
Essa etapa é interessante, pois engaja os indivíduos e colabora para que o time compreenda onde a organização quer estar a longo prazo. Sendo assim, facilite ao máximo para conectar a necessidade de criação de um legado pessoal com a construção do legado para o negócio.
Durante esse processo de olhar para o negócio e definir objetivos estratégicos, invista em planilhas para o registro de metas, dashboards interativos e uso de plataformas e metodologias de gestão. Dessa forma, será muito mais fácil realizar o controle e acompanhamento das conquistas e atividades da equipe.
4. Mantenha a sustentabilidade das relações
Parece óbvio, mas muitas empresas, na ânsia por aumentar a produtividade, criam metas profissionais e de equipes que, apesar de atingíveis, não se sustentam.
É importante planejar todas as etapas das metas e abrir um leque de submetas envolvendo todo o time. Isso ajuda a criar uma rede de colaboração, em que a contribuição de cada um é fundamental para o sucesso de todos.
Assim, é possível criar a sensação de interdependência necessária para o engajamento, além de favorecer a consolidação de um coerente sistema de reconhecimento dos colaboradores. É também a base de sustentação para um modelo regido pelo mérito.
Lembre-se que, em um ambiente onde o desempenho por mérito é valorizado, é conferido peso ao esforço individual em benefício do coletivo.
Dessa forma, é possível evitar injustiças, em que um profissional descompromissado com a empresa acesse as mesmas vantagens remuneratórias daqueles engajados. Sem meritocracia, não temos engajamento que se sustente.
5. Incentive o compromisso e o espírito de equipe
A base para um time de alto desempenho não é um amontoado de dicas que você coloca em prática a partir de palavras escritas. Equipes de excelência são formadas por um conjunto de compromissos que vem da empatia e da colaboração.
A prática desses compromissos traz ações cotidianas que geram um trabalho de excelência e que produzem resultados motivadores. Os compromissos manifestados pelas equipes de alto desempenho incluem:
- se sentir dono da empresa, área ou projeto em que atua;
- compromisso com o bom relacionamento e a verdade;
- comprometimento de assumir 100% da responsabilidade e o de prestar contas pelos compromissos que cada membro da equipe se propôs a realizar.
6. Promova reuniões de feedback
Equipes de alta performance aprendem novas formas de participar das reuniões de feedback para conquistar resultados fundamentalmente colaborativos, de forma mais produtiva, em busca das metas.
As pessoas que fazem parte da equipe precisam aprender a controlar o tom da reunião, com frequência relembrar o objetivo da meta em questão, mensurar resultados, verificar o andamento dos compromissos assumidos por todos, notificar e gerenciar atrasos, assim como refletir sobre a coerência entre o plano e a sua consistência com a missão.
Também é preciso aprender a olhar para além do senso comum e focar no compromisso de gerar avanços significativos. Quando melhorias são assumidas como possíveis, elas começam a acontecer.
7. Aposte nas técnicas do Team Building
O Team Building, ou “Construção de Equipe”, é um recurso que as organizações utilizam para fazer com que o espírito de grupo se fortaleça no ambiente de trabalho, incentivando o desempenho e a produtividade das pessoas que fazem parte dele.
No geral, a construção de equipes de alta performance nos conceitos do Team Building consiste em trabalhar ações descontraídas com características lúdicas e desafiadoras em um espaço fora do ambiente corporativo, normalmente ao ar livre.
Isso acontece com a finalidade de desenvolver o espírito de cooperação, a liderança, o comprometimento e a cumplicidade entre as pessoas, indo além de uma simples ação motivacional.
Para que as metas tenham êxito, é preciso se manter atualizado e investir no capital intelectual da empresa. Uma equipe formada por profissionais com comportamento de liderança, unidos e dispostos a resolver conflitos de forma proativa e em conjunto traz um grande e importante diferencial para as empresas.
O que você achou das nossas dicas para criar metas profissionais e de equipe que funcionam? Se você gostou do conteúdo, compartilhe-o nas suas redes sociais!