7 dicas para recrutar desenvolvedores: conheça as melhores práticas!

7 dicas para recrutar desenvolvedores: conheça as melhores práticas!

Não há como negar: a tecnologia já faz parte da rotina da maioria das empresas e aquelas que não adequarem seus processos ficarão para trás. E é aí que entra a necessidade de recrutar desenvolvedores de software e outros profissionais de tecnologia!

A questão é que contratar esses talentos pode ser um desafio. Por essa razão, o RH das organizações tem que, cada vez mais, se adaptar ao perfil técnico desses candidatos.

Afinal, para encontrar pessoas qualificadas na área é preciso saber analisar suas habilidades de programação e conhecimentos em linguagens de software. Mas, claro, considerando também suas competências comportamentais.

Pensando nisso, separamos aqui 7 dicas práticas que envolvem o recrutamento e seleção de desenvolvedores para uma empresa! Vamos lá?

1. Treine a análise de currículos técnicos

Muitas vezes, o currículo de um desenvolvedor é complexo e traz informações sobre linguagens de programação e projetos anteriores, o que pode tornar difícil a interpretação do documento.

As constantes mudanças do mercado de tecnologia também aumentam o grau de dificuldade dessa análise. Afinal, é preciso estar sempre atento e atualizado às novidades. Porém, existem algumas práticas que facilitam o entendimento desse tipo de currículo.

O estudo sobre os nomes e as tecnologias utilizados e suas funções é um dos primeiros passos nessa caminhada. Assim, o recrutador tech saberá identificar habilidades necessárias e desejáveis a um candidato.

2. Pesquise sobre o mercado de trabalho tech

É muito importante para o recrutamento de desenvolvedores estar atualizado sobre o mercado de tecnologia e tendências do setor.

Sempre aparecem pesquisas que enfatizam quais tecnologias estão em alta, a faixa salarial dos desenvolvedores, assim como as empresas nas quais mais gostam de trabalhar. Isso ajudará (e muito) a definir o perfil do profissional e como encontrá-lo.

Além disso, contratar profissionais de TI e pessoas da área tem sido complexo: há mais vagas do que talentos qualificados. Então, lembre-se: oferecer remuneração e benefícios atrativos e bons planos de carreira é essencial!

3. Use softwares que auxiliam o recrutamento

Como sabemos, a tecnologia faz parte de diversos setores das empresas — e com o RH não seria diferente! Nos processos seletivos, ela pode ser uma grande aliada para otimizar etapas e agilizar a tomada de decisões.

Além disso, desenvolvedores em geral também costumam gostar de trabalhar em organizações que sejam tecnológicas, dinâmicas e inovadoras em cada processo. Por isso, estar alinhado com essas expectativas desde o recrutamento pode ser um diferencial!

Para isso, existem soluções de recrutamento inteligente e análise preditiva, que avaliam candidatos por completo. Desde a triagem de currículos até o mapeamento de perfil comportamental, a tecnologia no RH pode ajudar!

4. Peça ajuda ao departamento técnico

Um dos grandes aliados do recrutador quando se trata da contratação de desenvolvedores e programadores é o departamento técnico da empresa, caso ela já conte com um.

Perguntar questões específicas e pedir ajuda para montar o job description podem dar um norte ao recrutamento e aumentar as chances de uma boa contratação.

5. Aplique testes técnicos e entrevistas “mão na massa”

Bom, a contratação de desenvolvedores costuma ser mais complexa e exigir mais conhecimento técnico também. Por isso, aplicar testes e desafios práticos pode ser uma boa estratégia para avaliar as entregas dos candidatos.

Além disso, uma entrevista “mão na massa” pode ser bastante interessante. Nela, o profissional deve desempenhar determinada tarefa enquanto é supervisionado e treinado por alguém da empresa. Assim, todo o seu desempenho e a própria execução do processo podem ser analisados.

6. Construa um pipeline de talentos específico

Contar com um banco de currículos, ou pipeline de talentos, qualificado pode contribuir para o recrutamento de desenvolvedores.

Isso porque a construção desse banco por si só já envolve investimentos estratégicos em employer branding e proposta de valor. Esses aspetos tendem a tornar a empresa um local desejável de se trabalhar, fortalecendo a marca.

Além disso, ao manter uma rede de contatos com profissionais especializados em uma área, é possível contatá-los em caso de abertura de vaga.

7. Invista em networking

Ter um networking robusto pode ser um grande diferencial para recrutar profissionais mais técnicos. Afinal, com os contatos certos, você pode chegar mais facilmente à pessoa com melhor perfil.

Por isso, demonstre abertura para conhecer novas pessoas, alimente seu banco de currículos, crie conexões e realize um hunting ativo se necessário.

Seguindo essas dicas, será ainda mais fácil atrair desenvolvedores para a sua empresa. E agora que você já sabe como recrutar esses profissionais, vamos listar alguns locais para você os encontrar. Assim, a atração de talentos e a construção de um pipeline poderá ser mais simples e efetiva. Veja:

  • eventos de tecnologia;
  • meetups;
  • núcleos de desenvolvimento e inovação;
  • programas internos de indicação;
  • LinkedIn;
  • Slack;
  • comunidades online para profissionais de tecnologia;
  • programas de estágio e trainee focados na área.

Neste post, vimos que recrutar desenvolvedores qualificados pode ser o primeiro passo da sua empresa rumo ao sucesso! Se quiser saber mais sobre como contratar esses talentos e quem é o profissional especializado nessa tarefa, recomendamos nosso texto sobre tech recruiter!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support