Como contratar profissionais de TI? Confira 3 dicas!

Como sabemos, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) está aquecido. Porém, faltam profissionais disponíveis no mercado para enfrentar esses novos desafios. Por isso, cada vez mais, é fundamental saber como contratar profissionais de TI para a sua empresa.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM), existem atualmente mais de 60.000 vagas abertas de TI no Brasil. Em progressão, o déficit estimado da área até 2024 é de 420.000 profissionais.
Isso porque com o modelo de trabalho home office, a busca por especialistas entra em concorrência ainda mais ampla, inclusive a nível internacional. Além disso, as ofertas de mercado são cada vez melhores em função da importância de as organizações se adequarem às tecnologias.
Tudo isso acaba dificultando a vida do Tech Recruiter! Pensando em deixar esse processo mais tranquilo para você e a sua empresa, reunimos neste post algumas dicas para contratar profissionais de TI. Vamos lá?
1- Tenha um job description mais claro
É importante entender e verificar se a descrição da vaga está fazendo sentido e se está claro quais são as qualificações necessárias para ocupar a posição.
Para isso, o job description deve ser feito pensando em quais habilidades e características são realmente requisitos obrigatórios. Contudo, para não correr o risco de excluir, sem querer, um(a) possível potencial candidato(a), é preciso pensar também nas qualidades desejáveis.
Além disso, principalmente ao considerar as tecnologias que serão trabalhadas por aquele profissional, muitas vezes, “solicitar” conhecimento em muitas ferramentas semelhantes pode afastar pessoas. Afinal, não há motivos para que alguém se especialize em várias tecnologias que desempenham a mesma função.
Por isso, é sempre bom ter em mente que vagas com descrições incoerentes atraem perfis incompatíveis. Por exemplo, é preciso ter cuidado para não solicitar qualificações relacionadas ao Front End em uma vaga que é sobre Back End.
2- Faça um bom alinhamento com o líder técnico da vaga
Mantenha sempre o diálogo aberto com o líder e equipe daquela vaga. Assim, é possível entender o contexto do projeto, da demanda, quais tecnologias mais utilizam e qual é o perfil comportamental daquela equipe.
Isso vai facilitar na divulgação da vaga ou até mesmo na abordagem de pessoas qualificadas para falar sobre a oportunidade. Afinal, com um bom alinhamento de expectativas e uma definição objetiva das necessidades do time, é possível tornar a vaga ainda mais atrativa para candidatos em potencial.
Outro ponto importante é que, atualmente, um dos pilares mais valorizados por essas pessoas é o contexto de trabalho e fit cultural com a equipe e empresa. Então, “venda seu peixe”, mas antes entenda a cultura da empresa e seu propósito. Afinal, nessa hora, todos os detalhes contam!
3- Fale a língua desses profissionais
Entender a rotina, a comunicação e a linguagem utilizada por esse público são aspectos fundamentais! Assim, se aproximar e comunicar com esses profissionais será ainda mais fácil.
Para isso, é essencial saber identificar e diferenciar as diversas áreas dentro de TI, entender o básico sobre as linguagens utilizadas, as demandas e as tecnologias. Isso demonstra que você entende sobre assunto e vai conseguir coletar informações assertivas sobre as experiências e os conhecimentos da pessoa com potencial de contratação.
Essas foram algumas dicas de como tornar seu processo seletivo tech mais assertivo. Tudo isso considerando o cenário de alta competitividade e escassez de profissionais qualificados disponíveis a novas oportunidades! Para saber mais sobre o assunto, recomendamos o artigo “Tech Recruiter: o que é e qual seu papel nas empresas?”.