Como contratar profissionais de TI? Confira 4 dicas!

Como contratar profissionais de TI? Confira 4 dicas!

Como sabemos, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) está aquecido. Porém, faltam profissionais disponíveis para enfrentar esses novos desafios. Por isso, cada vez mais, é fundamental saber como contratar profissionais de TI para a sua empresa.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM), existem atualmente mais de 60 mil vagas abertas de TI no Brasil. Em progressão, o déficit estimado da área até 2024 é de 420.000 profissionais.

Isso porque com o modelo de trabalho home office, a busca por especialistas entra em concorrência ainda mais ampla, inclusive a nível internacional. Além disso, as ofertas de mercado são cada vez melhores, uma vez que as organizações precisam se adequar às novas tecnologias.

Tudo isso acaba dificultando a contratação de profissionais qualificados. Pensando em deixar esse processo mais eficiente para você e a sua equipe de RH, reunimos neste post algumas dicas para realizar o recrutamento e seleção de profissionais de TI. Vamos lá?

1. Tenha um bom job description

É importante entender e verificar se a descrição da vaga está coerente com as necessidades do negócio. Para tal, é necessário avaliar se está nítido quais são as qualificações necessárias para assumir determinada posição. Isso facilitará o recrutamento e seleção especializado em TI.

Para isso, o job description deve ser feito pensando em quais habilidades e características são realmente requisitos obrigatórios. Contudo, para não correr o risco de excluir, sem querer, um(a) possível potencial candidato(a), é preciso pensar também nas competências desejáveis.

Além disso, principalmente ao considerar as tecnologias que serão trabalhadas por aquele profissional, muitas vezes, “solicitar” conhecimento em muitas ferramentas semelhantes pode afastar pessoas. Afinal, não há motivos para que alguém se especialize em várias tecnologias que desempenham a mesma função.

Por isso, é sempre bom ter em mente que vagas com descrições incoerentes atraem perfis incompatíveis. Por exemplo, é preciso ter cuidado para não solicitar qualificações relacionadas ao Front End em uma vaga que é sobre Back End.

2. Faça um bom alinhamento com o líder técnico da vaga

Mantenha sempre o diálogo aberto com o líder e a equipe daquela vaga. Assim, é possível entender o contexto do projeto, da demanda, quais tecnologias mais utilizam e qual é o perfil comportamental daquela equipe.

Isso vai facilitar a divulgação da vaga e até mesmo a abordagem de pessoas qualificadas para falar sobre a oportunidade. Afinal, com um bom alinhamento de expectativas e uma definição objetiva das necessidades do time, é possível tornar a vaga ainda mais atrativa para candidatos em potencial.

Outro ponto importante é que, atualmente, um dos pilares mais valorizados por essas pessoas é o contexto de trabalho e fit cultural com a equipe e empresa. Então, “venda seu peixe”, mas antes entenda a cultura da empresa e seu propósito. Afinal, nessa hora, todos os detalhes contam!

3. Fale a língua desses profissionais

Entender a rotina, a comunicação e as terminologias utilizadas por esse público são aspectos fundamentais para a atração de talentos! Assim, se aproximar e comunicar com esses profissionais será ainda mais fácil.

Para isso, é essencial saber identificar e diferenciar as diversas áreas dentro de TI, entender o básico sobre as linguagens utilizadas, as demandas e as tecnologias.

Isso demonstra que você entende sobre o assunto e vai conseguir coletar informações assertivas sobre as experiências e os conhecimentos da pessoa com potencial de contratação.

4. Invista em programas de desenvolvimento

Empresas que investem na trajetória profissional de seus colaboradores contam com mais satisfação, engajamento e comprometimento nos times.

Em especial, para profissionais de tecnologia em que as inovações e tendências mudam de forma veloz, as atualizações são imprescindíveis.

Por isso, realizar programas de desenvolvimento de carreira pode e deve ser um diferencial para atrair esses talentos para fazer parte da sua empresa.

Essas foram algumas dicas de como tornar seu processo seletivo tech mais assertivo. Tudo isso considerando o cenário de alta competitividade e escassez de profissionais qualificados disponíveis a novas oportunidades. Para saber mais sobre o assunto, recomendamos o artigo “Tech Recruiter: o que é e qual seu papel nas empresas?”. Espero que goste!

Autora
Como contratar profissionais de TI? Confira 4 dicas!
Autora convidada
Graduada em Psicologia com ênfase em Organizacional, Drielle é focada no recrutamento de vagas tech e na contratação pensada na diversidade (+ mulheres na área Tech)!
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support