Tendências em RH para 2022: conheça as principais

Tendências em RH para 2022: conheça as principais

Com a chegada de um novo ano, surgem mudanças e oportunidades. E para as empresas isso não é diferente! Estudar as tendências em RH para 2022 e preparar a sua empresa é, inclusive, uma ótima forma de garantir vantagem competitiva.

Isso porque conhecer quais transformações e iniciativas são investimentos estratégicos para 2022 pode ajudar a sua empresa a se tornar ainda mais inovadora. Tudo isso contribui para a satisfação dos colaboradores e o sucesso do negócio.

Neste post, vamos apresentar as principais tendências em RH para 2022. Continue a leitura e saiba como se preparar para o próximo ano!

Adequação ao modelo de trabalho híbrido

Essa é uma tendência que surgiu com a flexibilização das medidas de biossegurança em relação a pandemia da Covid-19 e que veio para ficar! Isso porque, em março de 2020, quando a OMS declarou estado de alerta para a pandemia, as empresas precisaram se adaptar ao trabalho remoto.

Nele, as pessoas realizam as demandas de forma 100% online. Embora o trabalho presencial já seja uma possibilidade para 2022, muitas organizações perceberam que o home office não será algo passageiro e optaram por manter o regime.

Porém, com o avanço da vacinação no Brasil, retornar aos escritórios vem se tornando cada vez mais seguro. Nesse cenário, novas formas de flexibilização da rotina surgem, configurando um “novo normal”.

Para 2022 (e até mesmo para os anos seguintes), o trabalho híbrido é uma forte tendência. Nesse modelo, as equipes adotam uma jornada de trabalho que mescla dias de atuação presencial no escritório, com dias de home office. Isso faz com que as empresas priorizem o bem-estar e a qualidade das entregas, em vez da vigilância contínua.

Por meio desse modelo de trabalho, a empresa tem mais chances de reter os melhores talentos e diminuir o turnover.

Uso de tecnologias para Gente e Gestão

Que a presença da tecnologia será cada vez mais parte da rotina já não é novidade. E em 2022 essa tendência estará ainda mais forte nos processos relacionados a Gente e Gestão. Por isso, se a sua empresa ainda não investe em tecnologias para RH, esse é o momento!

As soluções para Recursos Humanos são diversas e podem otimizar a experiência da sua empresa como um todo. Afinal, desde a realização de processos de Recrutamento e Seleção, até a gestão de pessoas, desenvolvimento de carreira e processos internos podem ser intermediados por essas ferramentas.

Outro ponto importante é que nos dias de hoje o online é preferência para execução de processos. Seja uma entrevista por vídeo durante um processo seletivo, seja no armazenamento em nuvem de todos os dados da empresa, investir em soluções confiáveis e eficientes é fundamental!

Alguns exemplos de plataformas que são tendência para o próximo ano são as de recrutamento inteligente, de análises preditivas e de gestão do desenvolvimento.

Investimento em capacitações e desenvolvimento profissional

Investir no desenvolvimento profissional e no aprimoramento de hard e soft skills dos colaboradores da sua empresa é essencial para garantir a qualidade das entregas. Além disso, profissionais qualificados e reconhecidos pela liderança tendem a ser mais satisfeitos, proativos e inovadores — o que é ótimo para a organização!

Outro ponto importante é que os profissionais do futuro prezam pelo bem-estar, qualidade de vida, aprendizado constante e oportunidades acima de outros fatores, como salário e benefícios. Por isso, promover inciativas de desenvolvimento é também uma ótima estratégia para retenção de talentos.

Além de trazer benefícios para colaboradores e empresa, essa é uma tendência que se tornou ainda mais próxima com o avanço das tecnologias. Afinal, já é possível realizar treinamentos, cursos e capacitações, participar de palestras e integrar workshops sem sair de casa e de forma quase simultânea.

Atenção para a saúde financeira

Outro importante aspecto que foi afetado pela crise sanitária da COVID-19 foi a economia. Isso porque com as restrições de circulação se agravando, práticas de mercado mudaram, bem como a situação financeira dos colaboradores.

Por isso, uma forte tendência para 2022 é o foco na recuperação econômica. Afinal, a saúde financeira é capaz de impactar de diversas formas o desempenho e a qualidade de vida das pessoas. Como sabemos, tudo isso pode comprometer a dedicação ao trabalho e o clima organizacional.

Empresas que querem auxiliar seus colaboradores nesse sentido podem adotar diversas medidas na rotina. Dentre elas, fornecer cursos de capacitação com profissionais da área financeira, estudar diferentes linhas de crédito e até rever os benefícios oferecidos pela organização.

Agora você já conhece as tendências em RH para 2022 e sabe como ajudar a sua empresa a ser ainda melhor no próximo ano! Caso queira saber como a equipe de especialistas do Grupo Selpe pode ajudar nesse processo, confira nosso portfólio de produtos e serviços! Nele, você irá conhecer as melhores soluções para o seu negócio.

Autora
Raquel é graduada em Jornalismo pela Newton Paiva, adora ler e aprender coisas novas. Na Selpe, trabalha com Marketing de Conteúdo focado em RH e Gente e Gestão.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support