Confira as tendências de RH para 2021!

Confira as tendências de RH para 2021!

O ano de 2021 mal começou e as expectativas e especulações sobre o que será dos próximos dias não param. Seja no contexto pessoal, seja no cenário profissional, espera-se um ano mais promissor e produtivo.

A pandemia do novo Coronavírus trouxe mudanças que podem ser definitivas, sobretudo, nas relações trabalhistas. Por isso, as tendências de RH precisam ser conhecidas para nortear o trabalho das equipes e ajudar nas atividades que envolvem a gestão de pessoas.

Neste post vamos falar sobre a importância de observar as inclinações do mercado em automatização e uso da tecnologia no RH. Continue lendo e veja as 5 tendências de RH aplicadas aos processos de recrutamento e seleção!

Por que é importante ficar de olho nas tendências de RH?

Existem ditados que se encaixam perfeitamente em muitos contextos — um deles é “quem vai na frente bebe água limpa”. Quando falamos em tendências, buscar alternativas para melhorar os processos e atividades é uma forma de sair à frente e se destacar no mercado.

Embora nem sempre sejam novidades, o uso e aplicação em momento oportuno pode ser o diferencial que as empresas precisam para alcançar os objetivos e sucesso almejados.

Os desafios do RH são constantes, sobretudo, para contratação de profissionais de alta performance. A disputa pelos melhores talentos é acirrada no mercado. Por isso, ter ferramentas e recursos para ajudar na seleção e recrutamento é essencial e necessário na atração dos perfis mais indicados.

Quais são as 5 tendências de RH que devem entrar no radar em 2021?

Com a transformação digital, cada vez mais as empresas estão automatizando seus processos e adaptando para o universo virtual. Além de otimizar o tempo, a padronização permite mais organização e melhor acompanhamento.

O uso de soluções tecnológicas proporciona mais agilidade nas atividades de rotina e fornece históricos relevantes para análise e tomada de decisões seguras. Com boas ferramentas e funcionalidades adequadas, o RH tem um trunfo nas mãos para ser usado ao longo do ano.

Veja agora 5 importantes tendências de RH em soluções tecnológicas e como aplicá-las na sua empresa!

1. Plataformas de RH

Para fazer recrutamentos cada vez mais inteligentes, com previsões mais adequadas do potencial de performance e aderência dos profissionais à cultura organizacional da empresa, as plataformas de RH são uma forte tendência de uso em 2021.

A confiabilidade dos dados e informações possibilita ao RH uma atuação mais contundente, ágil e precisa. Por meio de uma boa plataforma é possível avaliar, desenvolver e compatibilizar pessoas, lideranças e culturas.

Em um mundo cada vez mais virtualizado, empresas e candidatos são beneficiados. Afinal, os algoritmos trazem mais agilidade, facilidade no gerenciamento e autonomia para os envolvidos, além de assegurar a qualidade de todas as atividades realizadas pelo time de recrutamento.

Por fim, a consolidação desses dados tornará o RH cada vez mais estratégico, dinâmico e aliado imprescindível das demais áreas da organização.

2. People Analytics

Apesar de ser considerada uma ferramenta, o People Analytics é uma metodologia (e o RH pode continuar a explorá-la fortemente em 2021). Usando dados gerados em ferramentas como Big Data e transformados em informações por meio do Business Intelligence é uma tendência forte para a gestão de pessoas.

Depois que os dados de colaboradores e candidatos são coletados, analisados e interpretados, por exemplo, o People Analytics ajuda a entender o comportamento individual e direcionar as aplicações futuras — uma solução importante para potencializar a eficiência do recrutamento e seleção.

3. Treinamentos online

Bastante praticado e difundido em 2020, para cumprimento das orientações e normas de distanciamento social, o treinamento online tende a ser ainda mais usado em 2021, especialmente por causa da praticidade de aplicação.

Além disso, são mais flexíveis e econômicos, afinal, não precisam de um espaço físico ou da reunião de um grupo de pessoas no mesmo horário.

As empresas não deixarão de formar e capacitar seus colaboradores, o que é essencial quando o foco é melhorar o desempenho e aumentar a produtividade. Outro benefício do treinamento é que, no geral, os profissionais se sentem mais valorizados e motivados dentro da empresa.

4. Automatização dos processos de recrutamento e seleção

Já foi o tempo em que as atividades manuais eram as únicas formas de se gerar resultados. Agora, a ideia é automatizar os processos e oferecer facilidades para que as equipes de RH se dediquem melhor às estratégias e apoio às lideranças e áreas.

RH estratégico tem uma presença mais forte dentro dos departamentos, acompanhando de perto o dia a dia para identificar pontos de melhorias. Com a automatização, a tendência é recorrer à informações centralizadas para que o tempo de resposta seja mais rápido.

Em um processo seletivo em massa, por exemplo, o RH pode buscar no banco de dados do sistema, os profissionais mais adequados, de acordo com as descrições das vagas. Assim, o recrutamento será mais bem direcionado para seleção dos perfis com fit cultural alinhado à cultura da empresa.

Embora no RH a burocracia seja inevitável, devido às funções trabalhistas inerentes ao departamento pessoal, os processos de gestão que envolvem a contratação de talentos serão mais otimizados com a automatização.

5. Home office

Voltando ao contexto da pandemia, em 2020 muitas empresas se viram obrigadas a fechar suas portas e migrar suas atividades para um novo formato de trabalho — o home office.

Acontece que em muitos negócios isso não apenas deu certo, como se tornou tendência para 2021. Diversas organizações perceberam ganhos em motivação, produtividade e redução de custos. Isso sem falar na possibilidade da contratação de novos talentos em qualquer lugar do mundo.

Com isso, há uma forte inclinação de permanência da modalidade. Para que isso aconteça, é essencial atentar para a capacitação de lideranças e liderados para manter uma boa comunicação a distância e obter os mesmos resultados.

Isso quer dizer que o RH será fundamental para avaliar a performance dos colaboradores. Além disso, a tecnologia será sua principal aliada na formulação de políticas a partir dos conceitos estatísticos extraídos dos dados.

Mesmo para as empresas que decidam voltar ao ambiente físico, há também uma nova forma de trabalho: o flex office (trabalho flexível ou modelo híbrido). Nesse cenário, é possível mesclar atividades realizadas em casa, no escritório ou de qualquer lugar que permita uma boa comunicação com a empresa e a produtividade de todos.

Talvez nem todas as empresas estejam preparadas para essa transição ou dentro de um segmento favorável ao trabalho a distância. Afinal, cada modelo de negócio apresenta suas particularidades e características próprias. Apesar disso, é muito importante estar atento às tendências de RH para, no momento adequado, fazer sugestões positivas para melhores resultados.

Este post foi útil para você? Que tal aproveitar a visita em nosso blog e ler mais um conteúdo importante para o RH? Saiba qual a relação da Lei Geral de Proteção de Dados com a área de Recursos Humanos!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support