Programa de Estágio: o que ele traz de novo?

Programa de Estágio: o que ele traz de novo?

Programa de Estágio

Estágio aparece no dicionário como fase temporária, período no qual um indivíduo exerce uma determinada atividade em uma empresa. Embora seja uma definição bem objetiva, ela compreende bem a atuação dos estagiários no universo corporativo. Em um Programa de Estágio, jovens, normalmente universitários, exercem atividades profissionais correspondentes às teorias que estudam no curso.

Tradicionalmente, estagiários chegam às empresas com objetivos de entrar no mercado de trabalho e de aprimorar suas habilidades no exercício de uma profissão. Do outro lado, empresas indicam um supervisor que vai orientá-lo e guiá-lo durante o período de provação, ensinando, dando feedback e servindo como modelo profissional.

Então, entre 20 e 30 horas semanas semanais, esse jovem, com vontade de agir, trabalhará na sua empresa! Ao organizar um Programa de Estágio, é importante lembrar de estruturá-lo adequadamente para que tanto a empresa quanto o estagiário se beneficiem dessa relação.

 

O que o Programa de Estágio traz para a sua organização?

 

É comum que muitas pessoas se questionem sobre o porquê de contratar um jovem profissional, se há vantagens ou não em realizar um Programa de Estágio. De fato, eles são longos e custosos; no entanto, os motivos para inserir esses jovens no ambiente de trabalho vão muito além de preencher cotas de estagiários. É sobre desenvolvimento e crescimento.

 

1.      Do aprendizado!

 

Seria um equívoco pensar que o aprendizado é exclusivo do estagiário. Mesmo se o foco é desenvolvê-lo e prepará-lo para desempenhar exemplarmente uma profissão, a empresa tem muito a aprender. Frequentemente, jovens nos seus 20 anos têm olhares frescos e vivos, podendo oferecer novas perspectivas sobre processos anteriormente consolidados.

É nessa fase que o ser humano possui suas melhores ideias, suas maiores inspirações. De fato, um Programa de Estágio te permitirá captar essas visões e aplicá-las para dentro da sua organização. É uma forma de colocar o seu negócio frente a frente, com a inovação e com um novo olhar.

 

2.      Da força de trabalho!

 

Foi-se a época em que estagiários tiravam xerox e organizavam papéis o dia todo – e nem falemos do cafezinho! Ao contratar um jovem estagiário, ele estará lá com o intuito de aprender. Todavia, isso não significa que o trabalho dele seja menos significativo do que o de outro colaborador.

Na realidade, em muitas organizações, estagiários recebem orientações sobre suas tarefas e depois as desempenham como todos os outros profissionais. Contudo, a supervisão e o aconselhamento devem sempre pautar a rotina desse jovem profissional.

 

3.      Da sucessão da sua empresa!

 

Com a rotatividade de empregos, colaboradores vão eventualmente desligar-se da empresa, deixando seus postos vazios. Consequentemente, organizações sempre estarão à procura de novos colaboradores para trabalhar em tempo integral, e quem melhor do que um talento que estagiou com você? Alguém que conhece sua organização e já tem os valores alinhados com o seu propósito?

O contrato de estágio é temporário, mas a sua relação com o jovem profissional não precisa ser! Após o fim do seu período de experiência, tendo sido identificado potencial e vontade de crescimento, por que não reter aquele talento e tê-lo em tempo integral? Dessa maneira, torna-se possível preencher posições estratégicas da sua empresa com pessoas que já são de casa!

 

O Programa de Estágio prepara o profissional de amanhã

 

Um bom lembrete é pensar que, assim como os atuais jovens estagiários serão talentos de amanhã, os estagiários de vinte anos atrás são os profissionais de hoje. Encontrar esses talentos e lapidá-los pode parecer trabalhoso, mas é, na verdade, uma maneira de preparar pessoas para assumirem posições importantes no futuro.

Leia também sobre as diferenças entre os Programas de Trainee e os Programas de Estágio e descubra que as maiores empresas do Brasil realizam seus programas com o Grupo Selpe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *