Perfis complementares ou similares: o que são e como identificar?

Perfis complementares ou similares: o que são e como identificar?

Cada pessoa apresenta características próprias, que influenciam em seus comportamentos, decisões e formas de pensar e se relacionar. Esse conjunto de atributos constitui o perfil pessoal e profissional de cada indivíduo. Nas empresas, ter equipes formadas por perfis complementares ou similares é uma importante estratégia corporativa!

Isso porque a afinidade com colegas de trabalho e lideranças tem grande impacto no clima organizacional e na produtividade. Além disso, o equilíbrio entre os diferentes perfis pode ser benéfico para os resultados do negócio ao formar equipes de alta performance.

Por isso, neste post, vamos ajudar você e o RH da sua empresa a entender o que são perfis complementares ou similares e como identificar cada um deles. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as diferenças entre perfis complementares e similares?

Ainda que sejam semelhantes, é importante entender que existem diferenças entre os conceitos de perfis complementares e similares. Veja só!

Perfis complementares

Os perfis complementares são aqueles que se completam. Ou seja, as habilidades e competências de uma pessoa, possivelmente, são as lacunas e dificuldades de outras. Por isso, são equipes que precisam trabalhar bem em conjunto e devem estar empenhadas em aprender juntas todos os dias.

Trabalhar com perfis complementares pode representar um grande desafio para a liderança, ao passo em que contribui para a formação de times mais completos e com habilidades e competências variadas.

Por esse motivo, organizações que optam por recrutar pessoas com perfis complementares costumam estar mais voltadas para o desenvolvimento e a criatividade. Além disso, esperam contribuir ativamente para tornar seus profissionais ainda mais completos, levando a alta performance.

Dependendo dos objetivos estratégicos da sua empresa, contratar profissionais com perfis complementares pode ser uma ótima escolha!

Perfis similares

Como o próprio nome sugere, os perfis similares são parecidos entre si, com características comportamentais semelhantes. Isto é, são pessoas que, em essência, são correlatas.

Por isso, em equipes compostas por pessoas com perfis similares é comum que a maioria tenha linhas de pensamento parecidas, um mesmo modelo de aprendizagem e formas de se relacionar muito próximas umas das outras.

Em razão disso, empresas e lideranças que optam por contratar profissionais com perfis similares costumam seguir uma lógica de aderência a atuação. Ou seja, acreditam que pessoas com características semelhantes podem atuar juntas para ter mais sucesso em uma mesma função.

Assim como no caso dos perfis complementares, formar equipes com pessoas similares pode ser uma estratégia que faz mais sentido para as metas da sua organização. Portanto, é fundamental sempre avaliar os objetivos do negócio, a cultura organizacional e o estilo de liderança.

Como identificar perfis complementares ou similares?

Uma grande dificuldade experimentada por profissionais de RH é identificar a compatibilidade de perfis em uma equipe. Afinal, verificar se os candidatos de um processo seletivo têm perfis complementares ou similares e se tem fit cultural com a empresa e futuros colegas de trabalho pode ser um desafio.

Nesse cenário, o mapeamento de perfil e a avaliação de competências passam a ser essenciais no processo de recrutamento e seleção. Além disso, essas informações servem como base para planejar iniciativas de desenvolvimento e estruturar planos de sucessão e carreira.

Uma das mais modernas e eficientes metodologias para identificar perfis é a análise preditiva aplicada ao recrutamento. Por meio dela, o RH é capaz de coletar dados suficientes para, a partir de tecnologias pautadas em People Analytics, desenhar um mapeamento de perfil e avaliar a similaridade ou complementaridade de equipes.

É importante lembrar que, para essa tomada de decisão, a liderança deve atuar em conjunto com o RH, avaliando os dados de forma criteriosa.

O papel da liderança na tomada de decisão

É papel da liderança zelar pelo bem-estar da sua equipe, bem como pelo seu desenvolvimento profissional. Por isso, ao contratar novas pessoas, a gestão deve acompanhar de perto cada etapa do recrutamento e seleção, avaliando os dados coletados, desempenho e características comportamentais de candidatos.

Nesse sentido, é importante que, junto ao RH, a liderança observe três pontos principais para nortear sua decisão:

  • fit cultural: revela a compatibilidade de uma pessoa com a empresa e sua equipe de destino, a partir de comportamentos-chave;
  • perfil da liderança: é essencial observar se a pessoa se identifica e se adapta com o modelo de liderança da organização;
  • perfil do grupo: é importante perceber habilidades e competências comuns e divergentes, para verificar similaridade ou complementaridade de perfis.

Não se esqueça que esses aspectos devem ser observados tanto para novas contratações, quanto para cargos de sucessão, combinado?

Formas de avaliar diferentes perfis profissionais

Existem diferentes modelos de análise de perfil, com objetivos e aplicabilidade variados. Agora, vamos apresentar três metodologias de análise diferentes, bem como os perfis agrupados em cada uma delas. Confira!

Big Five

A metodologia Big Five, também conhecida como Modelo dos Cinco Grande Fatores, é baseada nos cinco principais traços de personalidade. Além disso, por ter grande validação científica, é um dos métodos mais confiáveis para realizar análises de perfil.

Os cinco grandes fatores da metodologia são:

  1. Abertura a novas experiências: revela o interesse por experimentar o novo.
  2. Conscienciosidade: é a tendência a mostrar disciplina e planejamento.
  3. Extroversão: é caracterizada pela tendência a buscar estímulos positivos.
  4. Neuroticismo: está associado a instabilidade emocional e a tendência a experimentar emoções negativas.
  5. Simpatia: revela preocupação com a harmonia social.

Por realizar uma avaliação mais completa da personalidade e comportamento das pessoas, o Big Five pode ser utilizado para analisar colaboradores individualmente. Isso é fundamental para compreender a organização como um todo e, até mesmo, para subsidiar modelos preditivos.

A partir do entendimento de como a pessoa se comporta, pensa, se relaciona e se revela para o mundo, se torna viável compreender sua essência como um todo. Assim, identificar perfis similares e complementares será mais fácil.

DISC

O DISC é um método de avaliação de personalidade baseado em quatro padrões primários de comportamento. Por realizar avaliações a partir de aspectos mais generalistas, é indicado para profissionais que precisam demonstrar bom relacionamento e liderança.

As quatro características que norteiam essa metodologia são:

  • Dominância (D): como uma pessoa lida com dificuldades e desafios.
  • Influência (I): a capacidade de uma pessoa se relacionar e influenciar os colegas.
  • Estabilidade (S): como uma pessoa lida com mudanças.
  • Consciência (C): a capacidade de uma pessoa se adequar às regras.

Em comparação ao Big Five, que tem foco nas características individuais, podemos dizer que o DISC é usado de forma mais abrangente. Isso porque ele traz uma visão genérica da organização, o que torna sua aplicação mais prática, mas também menos confiável.

MBTI

Já o MBTI, ou Myers-Briggs Type Indicator, contempla características básicas da personalidade, que servem de base para o mapeamento de 16 tipos psicológicos. Embora funcional, o modelo cria “caixas” muito delimitadas de comportamento e é preciso ter cuidado ao apostar em testes MBTI.

As quatro características básicas que guiam a definição dos tipos psicológicos são:

  • extroversão – introversão
  • sensação – intuição
  • pensamento – sentimento
  • julgamento – percepção

Dessa forma, o método não revela aptidões, competências ou características de destaque, apenas mapeia a essência do comportamento.

Qual a importância dos perfis complementares ou similares para a gestão de equipes?

Agora você já entende tudo sobre perfis complementares e similares, não é mesmo? Mas, além de saber o que são, como identificar e quais são os principais modelos de análise, é interessante reconhecer a sua importância para a gestão de equipes.

Afinal, a partir do entendimento da sua equipe, do modelo de liderança, da cultura organizacional e do mapeamento de perfis, é possível revolucionar a gestão de pessoas da sua empresa. Porém, para potencializar tudo isso, contar com o apoio de tecnologias, bons modelos preditivos e planos de desenvolvimento é essencial!

Quer conhecer uma ferramenta completa que pode te ajudar a identificar perfis similares e complementares e utilizar isso para melhorar os resultados do seu negócio? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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