Outubro Rosa nas empresas: como promover e engajar as equipes?


Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer de mulheres no Brasil. Por isso, como a prevenção é a mais forte aliada, o mês de outubro é dedicado a essa importante campanha: o Outubro Rosa.
Esse movimento tem como objetivo conscientizar sobre a importância do autocuidado. Além disso, destaca a necessidade de realizar exames como a mamografia e o autoexame de forma regular.
O diagnóstico precoce é uma arma poderosa, pois aumenta significativamente as chances de cura.
Por conta disso, é importante que todos estejam envolvidos na campanha — inclusive as empresas. Afinal, cuidar dos colaboradores também é uma demonstração de compromisso e responsabilidade.
Neste artigo, vamos explorar mais sobre o Outubro Rosa nas empresas, como ele pode ser incorporado e o impacto positivo que isso gera. Continue a leitura!
O que é a campanha Outubro Rosa e como ela surgiu?
O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
O movimento surgiu nos anos 90 nos Estados Unidos, após a morte de Susan G. Komen, causada pela doença. Na ocasião, sua irmã Nancy Brinker resolveu homenageá-la, criando a Fundação Susan G. Komen for the Cure e promovendo ações de conscientização e prevenção.
A primeira delas foi a Corrida pela Cura, onde os laços rosas foram distribuídos entres os participantes, se tornando o símbolo da luta contra o câncer de mama. A partir disso, o Outubro Rosa ganhou notoriedade em todo o mundo.
Qual a importância do Outubro Rosa nas empresas?
Como você sabe, a campanha impacta a vida de milhares de pessoas todos os anos. Por isso, promover a conscientização nas empresas e reforçar a importância do diagnóstico precoce é fundamental.
Afinal, estudos da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) indicam que quando a doença é detectada no estágio inicial, as chances de cura podem chegar a 95%.
Além disso, ainda de acordo com o INCA, só no Brasil, as pesquisas mais recentes indicam que, de 2022 a 2025, 73 mil mulheres por ano serão afetadas pela doença.
Dessa forma, como os colaboradores passam boa parte do seu tempo no ambiente de trabalho, nada mais justo do que levar a discussão para dentro das organizações. Com isso, a importância do diagnóstico do câncer de mama chega a ainda mais pessoas e esse cenário levantado pelas estatísticas pode ser minimizado.
Por que aderir à campanha do Outubro Rosa?
Como apoiar o Outubro Rosa é focar no bem-estar dos funcionários, a campanha traz impactos positivos para eles e para as empresas em geral. A seguir, conheça algumas dessas vantagens.
Cuidado com os profissionais da empresa
Nas empresas, o setor de Recursos Humanos desempenha um papel fundamental na garantia da satisfação, saúde e bem-estar de seus colaboradores.
Por isso, o engajamento com campanhas como o Outubro Rosa representa uma oportunidade valiosa de promover um ambiente onde o cuidado e a empatia são valores centrais.
Inclusão de homens na campanha de conscientização
Para que a conscientização seja completa, é essencial incorporar o gênero masculino na conscientização ao aderir à campanha do Outubro Rosa. Afinal, o câncer de mama afeta mulheres e homens.
Assim, é interessante aproveitar esse movimento para lembrar aos colaboradores que, embora a incidência seja baixa, os homens também estão incluídos nas estatísticas das pessoas afetadas pela doença.
Com essa prática, é possível fortalecer a importância de autoexames e prezar pelo bem-estar de todo o time.
Aumento no engajamento interno
Aderindo à campanha, a organização também demonstra valorizar seus talentos. Isso é crucial para o fortalecimento do employer branding e para a manutenção de um bom clima organizacional.
Maior produtividade entre as equipes
Colaboradores que se sentem valorizados e se sentem bem, mental e fisicamente, são mais propensos a alcançar bons resultados.
Assim, a adesão à campanha do Outubro Rosa nas empresas não é apenas uma demonstração de cuidado, mas também uma estratégia que impulsiona o crescimento e desenvolvimento profissional de cada membro da equipe.
Como o RH pode apoiar o Outubro Rosa nas empresas?
Existem diferentes formas de o RH aderir à campanha. Alguns exemplos são a realização de palestras, eventos, corridas e, até mesmo, conceder folga para quem deseja realizar o exame médico.
Mas, além dessas pequenas ações, o que mais uma empresa pode fazer? Conheça, a seguir, algumas alternativas simples para colocar em prática!
Ilumine e decore a empresa
Umas das primeiras iniciativas que o RH pode adotar é “vestir” a empresa com a cor da campanha.
Colocar balões, cartazes e laços rosas em alguns ambientes estratégicos, além de iluminar a fachada da empresa, são formas simples de mostrar que a organização está engajada com o Outubro Rosa e conscientizar o público interno.
Estabeleça um dia em que todos devem vestir rosa
Uma iniciativa simples a ser realizada é escolher um dia em que todos os funcionários usem uma peça de roupa ou um acessório rosa. Dessa forma, a gestão de pessoas mobiliza as equipes e reforça a importância da campanha, mesmo que de maneira simples a princípio.
Promova eventos com especialistas
Convidar médicos ou especialistas para falar sobre o câncer de mama, seja em palestras, lives ou rodas de conversa, pode ser uma ótima ação de engajamento.
Afinal, durante esses momentos as pessoas da empresa poderão tirar suas dúvidas em relação à doença e a realização do autoexame, por exemplo.
Além disso, ampliar as discussões também pode ajudar pessoas que estejam passando pelo tratamento.
Divulgue informações nas redes sociais e em canais de comunicação internos
As redes sociais e os canais internos são meios de comunicação muito estratégicos. Por meio deles, é possível fornecer aos colaboradores materiais sobre prevenção, sintomas e exames preventivos.
Para isso, RH e Marketing podem se unir para produzir informes digitais, posts e pílulas de conteúdos em áudio e vídeos.
Ofereça programas de saúde completos
Falar de bem-estar dos colaboradores é também falar de uma assistência médica de qualidade, concorda?
Por isso, investir em programas de saúde mais completos como parte dos benefícios corporativos pode ser uma boa maneira de aderir ao Outubro Rosa. Afinal, com esse serviço eles conseguem ter acesso aos procedimentos de autoexame e mamografia com mais facilidade.
Pense em políticas de apoio a funcionários
Além de incentivar o autoexame e reforçar a importância da mamografia para o diagnóstico precoce, não devemos deixar de oferecer apoio àqueles que já foram afetados pelo câncer de mama. Isso se aplica tanto a pessoas que são vítimas da doença quanto àquelas que têm alguém próximo que foi afetado.
Para isso, pense em políticas com foco em saúde mental, como assistência psicológica ou rodas de conversa com profissionais especializados em casos assim.
Crie campanhas de doação para instituições
O RH também pode elaborar campanhas de doação para instituições que trabalham em prol da causa, como a Amigas da Mama e a própria FEMAMA. Essas doações podem ser financeiras, de itens de primeira necessidade, lenços de cabeça e até fios de cabelos para a fabricação de perucas.
Dessa forma, além de conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, o RH trará mais humanização para as ações de endomarketing.
Proponha avaliações sobre os processos de apoio à campanha
Por fim, é interessante avaliar os resultados da campanha. Para isso, é essencial coletar entre os colaboradores avaliações sobre as iniciativas realizadas.
É possível obter essas informações por meio de processos de feedback, como pesquisas de opinião ou canais em que há espaço para comentários sobre o assunto.
Ao realizar essas ações, o RH conscientiza os colaboradores sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, humanizando o setor de endomarketing e priorizando o bem-estar dos talentos da empresa. Portanto, lembre-se de que investir em campanhas desse tipo pode fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas!
Agora que você entende a importância do Outubro Rosa nas empresas, que tal conhecer outras formas de prezar pelo cuidado de seus funcionários? Confira agora nosso e-book sobre bem-estar e produtividade!