Liderança inclusiva é a tendência do futuro? Saiba como desenvolver uma

Liderança inclusiva é a tendência do futuro? Saiba como desenvolver uma

A presença de pessoas diversas em uma corporação já não é uma requisição tão nova. Seja composta por pessoas que fazem parte de grupos minoritários — como LGBTQIA+, mulheres, negros e PcDs, por exemplo — ou não, toda empresa requer uma liderança inclusiva.

Isso porque é importante que uma pessoa a frente de uma posição pense e lidere para os funcionários em sua totalidade, independentemente das características que eles carregam.

Pensando nisso, é importante saber como os líderes podem avançar com as pautas de inclusão, lembrando sempre de que a tendência do mercado é que os espaços profissionais sejam cada vez mais diversos.

Então, se você chegou até aqui com o objetivo de desenvolver ou contratar lideranças inclusivas, fique com a gente neste conteúdo!

O que é liderança inclusiva?

Afinal de contas, o que é uma liderança inclusiva? Para refletir sobre o termo, precisamos, primeiro, entender qual é o papel de um líder.

Além de gerenciar as demandas e processos, as lideranças têm a função de prezar pelo bem-estar e engajamento de seus colaboradores. Afinal, para uma boa entrega de resultados, é preciso alinhar as expectativas com os membros da equipe.

E, só a partir da valorização de cada profissional que é possível conduzir uma equipe satisfeita e disposta a se desenvolver no dia a dia.

Agora que sabemos o papel das lideranças, como elas podem contribuir para o processo de inclusão nas empresas? Confira!

Qual o papel dos líderes no processo de inclusão?

O papel de uma liderança é assegurar o engajamento e o alcance de resultados por parte dos demais colaboradores. Por isso, quando falamos de inclusão, esses líderes também precisam considerar as especificidades de cada indivíduo.

Ou seja, se uma pessoa necessita de adaptações físicas no ambiente de trabalho, por exemplo, é preciso oferecer primordialmente o que é necessário para que ela atinja o seu bem-estar e engajamento.

O mesmo acontece com demais colaboradores que demandam por um espaço inclusivo — seja físico ou na forma de tratamento por parte de quem o frequenta.

Só é possível se sentir parte, de fato, de um propósito, ambiente ou grupo se essa inclusão for proporcionada de forma hegemônica.


Por que desenvolver uma liderança inclusiva?

Existe uma série de fatores que justificam a importância da liderança inclusiva. Em uma pesquisa realizada pela Deloitte com cerca de 1.000 líderes globais e 1.500 funcionários, foi observado como é importante as lideranças se atualizarem diante dos novos contextos empresariais.

Os dados apontam para quatro linhas que indicam mudanças: mercado, clientes, ideias e talentos. Em resumo, o que há de comum entre eles é a valorização da diversidade no ambiente de trabalho.

Desenvolver a liderança inclusiva, então, passa a ser um papel essencial dessa função, para além da gestão de atividades e busca por resultados.

A pesquisa também revelou 6 características principais que devem ser desenvolvidas para que determinado líder adquira comportamentos inclusivos. Veja a seguir!

Como saber se minha liderança é inclusiva?

1. É comprometida

É preciso comprometimento para que as lideranças trabalhem diversidade e inclusão dentro de suas funções. Afinal, o estudo demanda tempo e dedicação e precisa estar entre as suas prioridades.

2. Demonstra coragem

Sabemos que as pautas de diversidade e inclusão ainda não são lidadas com tanta naturalidade – dentro ou fora do escritório. Sobretudo no Brasil, país que apresenta altos índices de preconceitos diversos como LGBTQIA+ fobia, transfobia, racismo ou misoginia.

Por esse motivo, desafiar o status quo exige coragem e disposição das lideranças. Além disso, ao se engajar em pautas de diversidade, elas se tornam agentes de transformação de seu espaço, incentivando outros líderes a fazerem o mesmo.

3. Compreende seus vieses inconscientes

Ao ter consciência de seus vieses pessoais, é possível minimizá-los para que eles influenciem quase que de forma insignificante os processos profissionais.

4. É curiosa

Ter curiosidade abre as portas para o conhecimento de diferentes pontos de vista e realidades. Isso, por sua vez, contribui para a formação de um time mais diverso e rico.

5. Tem inteligência cultural

Inteligência cultural é a habilidade de mediar relações entre pessoas de diferentes culturas, buscando levar em conta o fato de que as próprias vivências influenciam cada um.

6. Colabora ativamente

Por fim, a colaboração é outra caraterística que deve ser trabalhada por uma liderança inclusiva. Isso porque os indivíduos são empoderados juntamente com o coletivo.

Assim, é possível observar um crescimento conjunto, vindo de mais de uma direção.

Como ter uma liderança inclusiva e humanizada?

Agora que sabemos as características mais importantes a serem desenvolvidas pelas lideranças inclusivas, vem a questão: como fazer isso?

Pois bem, ficou claro que é preciso desenvolver as lideranças de acordo com as pautas de diversidade e inclusão.

Além disso, caso o treinamento de lideranças não dê conta de solucionar o problema, também é possível investir no recrutamento de novas pessoas com foco em liderança inclusiva e humanizada.

Existem algumas formas de se fazer isso, e uma das mais eficazes envolve a contratação de consultorias especializadas. Com os profissionais adequados, é possível trabalhar um programa de desenvolvimento de lideranças direcionado ao objetivo pretendido.

Caso queira entender melhor como funciona uma consultoria, é só acessar nosso site, na aba “Selpe Consultoria” e entrar em contato com o nosso time de Advisory. Até a próxima!

Autora
Liderança inclusiva é a tendência do futuro? Saiba como desenvolver uma
Analista de Planejamento e Produção de Conteúdo
Hannah é jornalista, apaixonada por música, moda, lugares bonitos e tudo que dá brilho aos olhos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support