Qual a diferença entre programa de trainee e programa de estágio?

Você sabe qual é a real diferença entre um programa de trainee e programa de estágio? Quando uma empresa contrata uma consultoria de RH para organizar seus programas de trainee e estágio, ela está em busca de perfis bem específicos.
Os programas de estágios e trainees fazem parte dos objetivos de muitos universitários e recém-formados, porém, as duas formas de contratação são diferentes. O curioso é que, mesmo na área de Gente e Gestão, os termos acabam se confundindo para muitas pessoas, que as consideram como oportunidades iguais.
Se você também tem dúvidas, continue com a leitura! Ao longo do texto vamos mostrar as principais diferenças e vantagens de cada programa para empresas e candidatos. Vamos começar?
Afinal, qual a diferença entre programa de trainee e programa de estágio?
Normalmente, programas de trainees têm custos muito mais altos para as empresas por serem modelos de contratação CLT e por terem como objetivo o desenvolvimento de futuros líderes. Alguns programas, aliás, incluem job rotation e deslocamento dos trainees por várias unidades da empresa no país.
Já para os programas de estágio, o contratado precisa estar devidamente matriculado em uma instituição de ensino superior ou técnica e a contratação segue a Lei nº. 11.788/2008. O estagiário deve ter atividades compatíveis com seus estudos no curso e um supervisor responsável por orientá-lo e supervisioná-lo de perto, pois o objetivo é aliar atividades teóricas a práticas profissionais.
Em suma, antes decidir por qual programa adotar tendo como base somente o custo, vale lembrar que cada um desses profissionais é necessário em um determinado momento e que, nos dois programas, é possível desenvolver talentos sensacionais!
Porque investir em um programa de trainee e um programa de estágio?
Todo programa de trainee procura formar os líderes e os gestores do amanhã. Uma empresa que contrata e retém talentos em nível de trainee se preocupa com o seu futuro, uma vez que seus frutos serão colhidos em um período de médio a longo prazo!
Os jovens trainees que entram na empresa trazem consigo bagagens, experiências acadêmicas e energias comportamentais que fazem toda a diferença no planejamento e na execução de atividades. E claro, esses profissionais, ligados à tecnologia e à inovação, sempre veem processos antigos e obsoletos com um novo olhar! Desenvolvimento, sem dúvida, essa é a palavra de ordem para os trainees.
Caso a sua imagem do estagiário seja aquela do jovem que serve café e passa a tarde organizando papéis, já pode mudar de opinião agora mesmo! Os Programas de Estágio permitem que uma nova geração de profissionais cheios de criatividade, de tolerância e de visões modernas implementem modernidade à empresa.
Mesmo imaturos, inegavelmente são esses olhares fresh que trazem progresso às empresas. Para os estagiários, aprendizado prático é o objetivo principal. É aprender vivenciando!
Quais as legislações assegura o trabalho de estagiários e trainees?
É sempre bom lembrar também de algumas burocracias para contratar estagiários e trainees. Veja as principais delas na tabela a seguir.
Estagiários | Trainees | |
Legislação | Lei nº. 11.788/2008 | CLT |
Carga Horária |
Até 30 horas semanais para nível superior. Até 20 horas semanais para nível técnico. |
Normalmente, é a carga horária dos funcionários da empresa (40 horas semanais). |
Tempo de Permanência |
Segundo a Lei nº. 11.788/2008, o estagiário pode ficar por até dois anos na empresa. |
Tempo de trabalho indeterminado. |
Remuneração |
O estagiário deve receber apenas bolsa-auxílio e o vale-transporte. Qualquer outro benefício fica a critério da empresa. |
Como funcionário efetivo da empresa, o trainee tem direito a todos os direitos trabalhistas garantidos pela CLT. |
Férias | A cada um ano de trabalho, o estagiário tem direito a 30 dias de férias, preferencialmente durante as férias universitárias. | O trainee, como todo contratado em CLT, tem direito a 30 dias de férias remuneradas por ano. |
Como recrutar e selecionar estagiários e trainees?
Quando uma consultoria de RH elabora um programa de estágio e trainee, ela usa todos os recursos necessários. Lembre-se de que são profissionais diferentes e que, por isso, também é necessário formas distintas de recrutamento e seleção.
Atualmente, existem muitas formas interessantes e que promovem um melhor engajamento dos candidatos no momento da seleção de estagiários e trainees: gamificação, dinâmicas on line, atividades em grupo e toda adequação para conversar e gerar cumplicidade com cada geração. Tudo isso faz com que os candidatos vivenciem os processos de forma completa e, para a empresa, o conjunto dessas ações fortalecem a marca empregadora.
Ao contratar um estagiário, procure alinhar sua expectativa. O universitário é uma pedra a ser lapidada e precisará aprender para se desenvolver profissionalmente. Para recrutá-lo, divulgue nos lugares certos, como sites de universidades e redes sociais.
Ao selecionar um trainee, note seu nível de comprometimento. Trainees vão entrar em programas de desenvolvimento, por isso, avalie como eles se envolvem, assumem responsabilidades, como se sentem com novos projetos e como avaliam os resultados.
Por fim, vá além de notas acadêmicas e experiências profissionais! As habilidades comportamentais (soft skills) e sociais fazem toda diferença. Por meio de uma boa análise comportamental, você saberá como cada profissional trabalha em equipe, qual tipo de liderança eles sentem mais afinidade ou até quais são as motivação de cada pessoa.
Se a sua empresa está em busca de estagiários ou trainees, o Grupo Selpe conta com uma equipe especializada para realizar ambos os programas. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!