Descubra como contratar o trainee certo em 7 passos

Descubra como contratar o trainee certo em 7 passos

Apostar em programas de desenvolvimento para jovens profissionais é um investimento estratégico para as empresas. Mas e quantos aos trainees? Você sabe porque e como contratar um trainee?

Esse tipo de projeto demanda muito planejamento, organização e visão de negócio por parte da equipe de RH e das lideranças. Afinal, um programa de trainee tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de futuras lideranças.

Tudo isso com o benefício de guiar a evolução pessoal e profissional de novos talentos com base na cultura organizacional.

Neste artigo, você vai entender como contratar um trainee por meio de 7 iniciativas práticas. Vamos começar?

Veja como contratar um trainee em 7 passos

1. Conheça o que diz a lei sobre a contratação de trainees

O programa de trainee constitui vínculo empregatício, ou seja, as pessoas contratadas são resguardadas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Isso significa que um trainee tem direito a salário compatível com o mercado, férias, FGTS, décimo terceiro, aviso prévio, horas extras e demais benefícios corporativos.

Além disso, o profissional deve cumprir uma jornada de trabalho de oito horas por dia, ou 44 horas semanais, e se dedicar a sua formação enquanto especialista ou liderança.

É importante saber disso para alinhar o orçamento do programa com as reais expectativas do negócio e também com as condições trabalhistas.

2. Tenha um orçamento que contemple todas as etapas do Programa de Trainee

Antes de pensar em como contratar um trainee, é preciso saber se a sua empresa está de fato preparada para investir nesse projeto.

Isso porque, além de adequação da mentalidade, preparação das equipes e entendimento da cultura organizacional para contratar as pessoas certas, há um aspecto fundamental envolvido nos processos seletivos: o financeiro.

Por isso, estude o momento corporativo, entenda necessidades e prioridades e realize um planejamento orçamentário.

Nesse orçamento, lembre-se de incluir não só as etapas do recrutamento e seleção, mas também as atividades envolvidas no desenvolvimento profissional, na remuneração, nos benefícios e nos demais encargos jurídicos envolvidos.

Outro ponto de atenção é que, depois de contratados, os novos trainees vão precisar de treinamento, desenvolvimento e acompanhamento. Tudo isso deve ser contemplado!

3. Alinhe expectativas entre líderes e equipes

É sempre importante alinhar expectativas com as lideranças corporativas e as equipes envolvidas na contratação de trainees. Dessa forma, tanto o setor de Gente e Gestão estará apto para atrair pessoas qualificadas, como os times que vão receber esses profissionais também estarão cientes do projeto.

Esse alinhamento é necessário para garantir a melhor experiência para os trainees selecionados, bem como o sucesso do negócio. Afinal, quanto maior fit cultural e aderência à empresa, melhores projetos e resultados serão entregues.

4. Defina os responsáveis pelo desenvolvimento dos trainees

Trazer novos talentos para a sua organização implica também na responsabilidade em apoiar seu desenvolvimento depois da admissão.

Por isso, além de planejar aspectos financeiros e alinhar expectativas e critérios para a seleção, é preciso definir responsáveis por acompanhar a trajetória dos novos contratados.

Essa pessoa ou equipe terá como papel guiar o aprendizado do trainee, estar disponível para solucionar dúvidas e contribuir para sua formação na empresa.

5. Foque na experiência do trainee durante e depois da seleção

Não basta saber como contratar um trainee, é preciso oferecer a melhor experiência para os candidatos antes e depois da contratação.

Desde a abertura da vaga, é preciso ter uma definição clara sobre o objetivo do programa, quais serão as atribuições da pessoa selecionada e por quais setores da empresa ela irá passar, por exemplo.

A partir do momento em que existe essa preocupação, a tendência é que o trainee tenha uma boa experiência com o processo de forma geral.

Além disso, o processo seletivo precisa ser assertivo o bastante para que sua empresa identifique os melhores talentos.

Nesse contexto, considere etapas como entrevistas, gamificação, desafios, testes técnicos, avaliações comportamentais, bussiness case e challenger lab, por exemplo. Todas elas vão contribuir para que o seu programa de trainee seja mais dinâmico e efetivo.

6. Estruture o onboarding e um programa de desenvolvimento

O ideal é já ter um onboarding bem estruturado para receber os trainees, bem como as fases do seu processo de desenvolvimento e imersão na cultura da empresa.

Como você já sabe, mais do que entender como contratar um trainee é preciso saber como impulsionar seu desenvolvimento profissional e trajetória de carreira. Por isso, o foco deve estar em elaborar um bom programa de desenvolvimento que proporcione:

  • trilhas de aprendizagem completas e personalizadas;
  • foco na formação de lideranças ou especialistas;
  • experiência em diferentes áreas do negócio (job rotation);
  • aprimoramento de habilidades técnicas e comportamentais;
  • possibilidade de ascensão profissional.

7. Conte com o apoio de uma consultoria especializada no assunto

Por fim, uma dica de ouro para realizar bons programas de trainee e contratar profissionais que agreguem real valor ao seu negócio é contar com o apoio de uma consultoria especializada no assunto!

Afinal, empresas com expertise em atração, seleção e desenvolvimento de novos talentos dispõe de metodologias voltadas para a inovação, um robusto banco de dados e currículos e ótimas tecnologias para Gente e Gestão.

Agora que você já sabe como contratar um trainee de forma estratégica, baixe nosso e-book completo sobre como implementar um programa de desenvolvimento na sua empresa!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support