Case de sucesso: Programa Trainee Albioma

Case de sucesso: Programa Trainee Albioma

Realizar um programa de trainee bem estruturado é uma ótima estratégia para recrutar os melhores talentos para uma empresa. Afinal, a partir de uma contratação estratégica de jovens profissionais, é possível trazer mais inovação e energia para o negócio, potencializando resultados.

Foi pensando em realizar um programa de trainee de sucesso que, em 2021, a Albioma confiou à Selpe o seu processo seletivo. Com expertise no assunto, nossa equipe de especialistas apostou em um marketing de atração personalizado e realizou o planejamento estratégico de cada etapa do processo, do início ao fim.

Quer saber mais sobre como a Selpe atuou no Programa de Trainee Albioma 2021 e quais foram os resultados desse case de sucesso? Continue a leitura!

O mercado de atuação da Albioma

A Albioma é uma grande produtora de energia renovável e independente, com atuação principal na geração de biomassa térmica.

Com vasta experiência e compromisso ambiental, a empresa atua há 25 anos em parceria com o mundo açucareiro na fabricação de energia. Presente em nove países, tem unidades no Brasil desde 2014.

Dentre as principais atividades do Grupo Albioma, destacam-se a produção e implementação de biomassa térmica, energia solar e energia geotérmica. Mais do que isso, a organização tem como meta ter uma produção 100% renovável até 2030 e, por isso, é também forte no ramo da energia fotovoltaica.

Para potencializar a sua atuação no Brasil, em 2021, o Grupo Albioma viu a necessidade de realizar um programa de trainee — e escolheu a Selpe para esse desafio.

Expertise no marketing de atração

Dado o início da parceria entre a Selpe e a Albioma, nossa equipe de especialistas buscou entender as reais expectativas e necessidades da empresa. A partir dessas informações, todo o processo foi planejado para acontecer de maneira online e personalizada.

Entendendo que o marketing de atração é o primeiro passo para atrair bons candidatos, investimos em:

  • criação de hotsite personalizado;
  • campanhas diversas de anúncios patrocinados para Instagram, Facebook e Google Ads;
  • campanha completa de marketing de divulgação nas redes sociais da Selpe e Selpe Trainee e Estágio.

Todas essas ações possibilitaram o fortalecimento da imagem da empresa empregadora, além de ajudar a promover o engajamento dos candidatos com o programa de trainee. Ao final do processo de atração dos jovens talentos, conquistamos uma grande variedade de perfis de candidatos para as etapas finais.

Planejamento estratégico e uso de assessments

Para que qualquer ação corporativa tenha bons resultados, realizar um bom planejamento é fundamental. No caso do programa trainee, o foco está na definição de metodologias específicas e atividades estratégicas de avaliação e desenvolvimento.

No Programa Trainee 2021 da Albioma, a solução AssessFirst foi utilizada como assessment. A ferramenta serviu como apoio para análise preditiva e comportamental, evidenciando perfis com fit cultural e as hard e soft skills desejadas pela empresa.

Além da etapa de assessment, foram realizadas mais duas etapas on-line. A primeira delas, um Business Case, seguido de Challenger Lab com gestores, ambas conduzidas pela Selpe. Além dos testes, as pessoas encaminhadas para as fases finais da seleção passaram por entrevistas específicas.

Resultados nas contratações no Programa de Trainee Albioma 2021

Ao final do processo, foram mais de 800 inscritos para o Programa de Trainee Albioma 2021, com mais de 300 candidatos dentro do perfil macro desejado. Com uma seleção cuidadosa e bem estruturada, os novos profissionais foram contratados.

Como vimos, a realização de um marketing de atração e recrutamento personalizados contribuiu muito para o alcance de perfis e engajamento dos participantes. Além disso, por meio de assessments mais robustos, uma avaliação mais completa dos perfis comportamentais e das habilidades técnicas.

Quer saber mais sobre os processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento de trainees e estagiários realizados pela Selpe? Entre em contato conosco!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support