Calendário do RH 2026: datas, eventos e endomarketing

Calendário do RH 2026: datas, eventos e endomarketing

Sua empresa já está preparando o calendário do RH para 2026? Além de marcar feriados e datas comemorativas, um planejamento certeiro envolve ações estratégicas que impactem o bem-estar, a produtividade e a retenção de talentos.

Negligenciar eventos importantes ou campanhas de endomarketing pode resultar em perda de engajamento e oportunidades para fortalecer a cultura organizacional.

Continue a leitura e confira o que não pode ficar de fora do seu radar.

Por que definir um planejamento de RH para 2026?

Um planejamento eficiente permite que a área de Gente e Gestão de pessoas antecipe ações, otimize recursos e garanta que os momentos-chave do ano sejam aproveitados ao máximo.

Mapeando um calendário estratégico de RH, o setor direciona esforços de maneira alinhada aos demais e fortalece os resultados de cada iniciativa proposta.

Essa organização otimiza tempo e orçamento, evitando sobrecargas para as equipes e assegurando que as práticas estejam conectadas aos objetivos do negócio.

Além disso, o planejamento possibilita que as necessidades dos colaboradores e da companhia sejam atendidas, promovendo um ambiente mais produtivo e engajado.

Quais as datas mais importantes para o calendário do RH em 2026?

Desconsiderar datas específicas no calendário do RH pode fazer a instituição perder o timing para implementar iniciativas que influenciam a employee experience e o clima organizacional.

A seguir, você confere algumas das principais datas e períodos para planejar 2026.

Aniversário da Organização

O aniversário da empresa deve ser um momento de celebração e valorização da sua história.

Além de ser uma oportunidade para reconhecer o esforço contínuo dos funcionários, essa data reforça o senso de pertencimento e os valores organizacionais.

Eventos, vídeos institucionais e campanhas de comunicação interna são exemplos de ações que elevam a satisfação e o orgulho das pessoas de fazer parte do negócio, fortalecendo a conexão com a marca empregadora.

Em 2025, por exemplo, a Selpe completou 60 anos, e lideranças e colaboradores estiveram envolvidos em iniciativas internas de reforço de cultura, engajamento e renovação conjunta do nosso propósito de mercado e compromisso com as pessoas.

Dia Internacional da Mulher (8 de março)

Mais do que uma simples homenagem, essa é uma data significativa para valorizar o papel da mulher no ambiente de trabalho e impulsionar a equidade de gênero.

Para isso, o setor de RH pode preparar e-mails especiais, brindes simbólicos e eventos para reforçar a data.

Um exemplo é um painel com lideranças femininas, tanto da empresa quanto convidadas externas, para compartilhar trajetórias profissionais.

Dia do Trabalhador (1 de maio)

O Dia do Trabalhador deve ser lembrado e prestigiado com iniciativas que, de fato, reconheçam o empenho e a dedicação de cada funcionário.

Entre as movimentações que podem fazer a diferença estão mensagens de agradecimento e brindes personalizados.

Dia das Mães (10 de maio) e Dia dos Pais (9 de agosto)

Esses dias são excelentes oportunidades para a empresa demonstrar que reconhece a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos colaboradores.

Campanhas de endomarketing, brindes e palestras sobre maternidade, paternidade e redes de apoio ajudam a criar um espaço mais acolhedor, influenciando a satisfação e retenção de talentos.

Dia do Profissional de RH (20 de maio)

O Dia do Profissional de RH é o momento de valorizar os funcionários que cuidam das pessoas e desempenham um papel estratégico nas corporações.

Reconhecimentos públicos, formações exclusivas e incentivos para a equipe de Gente e Gestão são práticas que podem trazer um impacto positivo duradouro.

Dia do Estagiário (18 de agosto)

Os novos talentos são o futuro dos negócios, e o Dia do Estagiário busca destacar sua importância em homenageá-los.

Celebrar essa data com bate-papos com líderes e gamificações pode aumentar o envolvimento das pessoas estagiárias, fortalecer a confiança e contribuir para uma cultura de valorização e crescimento contínuo.

Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto)

O voluntariado corporativo é uma excelente maneira de engajar colaboradores em iniciativas sociais, criando um senso de comunidade e propósito.

Neste dia, as companhias podem incentivar seus funcionários com atividades em lares de idosos ou instituições de caridade.

Além disso, promover ações de team building em que as equipes possam trabalhar juntas em um projeto social.

Naturalmente, todas as ações precisam refletir a cultura da empresa e aquilo que a alta gestão também acredita, para que o impacto seja genuíno.

Natal (25 de dezembro) e Ano Novo (1 de janeiro)

O final de ano é, tradicionalmente, um período de reflexão e celebração nas empresas, por isso, deve ser uma prioridade no calendário do RH.

E-mails de agradecimento e reconhecimento são cruciais para encerrar o ciclo de forma positiva e demonstrar que cada talento foi essencial para o sucesso do negócio.

Além disso, as tradicionais confraternizações das equipes ajudam a manter o espírito de união e comprometimento, preparando o ambiente para um ano novo ainda mais produtivo.

💡Leia também: estratégias de endomarketing para o Natal na empresa.

Quais são as campanhas de endomarketing para o calendário de RH?

O endomarketing fortalece a comunicação interna e engaja colaboradores. Abaixo, apresentamos algumas campanhas que podem ser implementadas no calendário do RH de 2026.

1. Campanha de boas-vindas

Começar o ano dando boas-vindas aos funcionários torna o clima organizacional mais agradável e motivador, garantindo que todos se sintam valorizados e parte da equipe desde o primeiro dia.

Essa campanha inclui:

  • mensagem especial: envie um e-mail ou vídeo de acolhimento do CEO ou do setor de Gente e Gestão, destacando as metas do ano e a importância de cada colaborador para a evolução do negócio;
  • kit de boas-vindas: ofereça kits personalizados com itens que reflitam a cultura da empresa, como canecas, materiais de escritório e flyers que reforcem visão, missão e valores.

2. Campanhas de saúde e bem-estar

Promova momentos para a conscientização, o autocuidado e o equilíbrio emocional e físico dos talentos. Alguns exemplos desse tipo de campanha no calendário do RH incluem:

  • Janeiro Branco: desenvolva ações de sensibilização sobre saúde mental, com rodas de conversa e apoio psicológico;
  • Setembro Amarelo: construa um espaço aberto para diálogos sobre bem-estar, oferecendo materiais informativos e programas de escuta ativa;
  • Outubro Rosa: realize palestras sobre prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero e distribua informativos internos como símbolo de apoio;
  • Novembro Azul: promova debates sobre a saúde do homem e necessidade de exames preventivos, incentivando os colaboradores a realizarem check-ups.

3. Campanhas de diversidade e inclusão

Desenvolva campanhas de diversidade e inclusão no seu calendário do RH para favorecer a inovação e a criatividade, e promover um ambiente de trabalho saudável.

Entre as iniciativas, considere:

  • palestras: convide especialistas para discutir temas como igualdade de gênero, etarismo, inclusão de pessoas com deficiência e diversidade cultural;
  • comunicação visual e sensibilização: utilize murais e redes de comunicação internas para reforçar a importância da pluralidade no espaço corporativo;
  • censo de diversidade: mapeie a diversidade na sua organização para entender a composição da equipe e identificar áreas que precisam de atenção;
  • recrutamento inclusivo: reavalie as práticas de atração e seleção para garantir que os processos sejam justos e equitativos, com oportunidades iguais para todos os candidatos;
  • grupos de afinidade: incentive a formação de grupos de afinidade para talentos de diferentes origens e identidades, permitindo um espaço seguro para discutir desafios.

4. Semana do desenvolvimento profissional

Aproveite essa oportunidade para incentivar o crescimento dos colaboradores, aprimorando suas habilidades e preparando-os para desafios futuros.

Durante essa semana, realize diversas ações focadas no aprendizado e desenvolvimento, como:

  • workshops: convide especialistas para compartilhar conhecimentos e experiências sobre plano de carreira e competências essenciais para o mercado;
  • treinamentos corporativos: ofereça capacitações voltadas para hard e soft skills, como liderança, gestão de conflitos e trabalho em equipe;
  • mentoring e coaching: estabeleça um programa de mentoria no qual os talentos mais experientes orientam os mais novos, fornecendo direcionamento e suporte profissional;
  • desafios de desenvolvimento: crie competições que incentivem o aprendizado contínuo, como um concurso de projetos e premiações para as melhores entregas.

5. Eventos de integração

Dinâmicas de integração fortalecem os laços entre as equipes e promovem um ambiente mais colaborativo.

Veja alguns exemplos do que pode ser integrado ao seu calendário de RH 2026:

  • carnaval: organize um dia temático com decoração, fantasias e músicas típicas;
  • festa junina: realize um evento com comidas típicas, como canjica e pamonha, e brincadeiras, como bingo e quadrilha;
  • dinâmicas de grupo: conduza atividades em equipes, estimulando o engajamento e a parceria e diminuindo barreiras entre diferentes departamentos.

Quais eventos precisam constar no calendário do RH?

Além das datas comemorativas e campanhas internas, o calendário do RH deve incluir eventos-chave da área de gestão de pessoas.

Participar de conferências, feiras e workshops é essencial para manter a equipe de RH e diretoria atualizadas sobre tendências do mercado, novas práticas e tecnologias, além de ampliar o networking.

1. CONARH 2026

O CONARH (Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas) é um dos principais eventos de RH da América Latina, realizado anualmente pela ABRH Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Reconhecido por seu impacto na área de Gente e Gestão, o CONARH reúne palestrantes renomados e empresas influentes para discutir os desafios e as inovações que moldam o futuro do trabalho.

A 52ª edição do CONARH acontecerá entre os dias 18 e 20 de agosto de 2026, no São Paulo Expo.

2. RH Leadership Xperience 2026

O RH Leadership Xperience é um encontro realizado entre gestores e profissionais de Recursos Humanos, com foco no desenvolvimento de habilidades de liderança e no uso da tecnologia no setor.

O evento combina palestras e workshops de alto nível, abordando conteúdos como inteligência artificial, inclusão geracional e employee experience.

Isso permite que as pessoas acompanhem de perto as principais soluções tecnológicas e apostas do mercado brasileiro em gestão de talentos.

Em 2026, o evento deve acontecer nos dias 26 e 27 de março.

3. CBTD 2026

O CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento) é voltado para líderes de Gente e Gestão que desejam aprimorar seus programas de T&D de colaboradores.

Faz parte da agenda a ExpoCBTD — maior feira do setor na América Latina — e discussões sobre as melhores práticas de capacitação e aprendizagem para desenvolver o capital humano de maneira estratégica e eficaz.

Em 2026, o CBTD chega à sua 41ª edição, prometendo ser uma experiência de transformação e crescimento pessoal e profissional. O congresso acontecerá de 8 a 10 e junho, em São Paulo.

4. CONCARH 2026

O CONCARH (Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas) é um dos eventos mais importantes do setor de RH na região sul do Brasil.

O congresso proporciona uma rica programação com workshops e painéis de debate focados em inovação, liderança e tendências de mercado.

A 36ª edição do CONCARH acontecerá de nos dias 9 e 10 de julho, em Florianópolis, Santa Catarina.

5. Amcham CEO Fórum 2026

O CEO Fórum — maior encontro de líderes empresariais da Amcham Brasil — conecta executivos e C-levels de diversos setores para discutir os temas mais relevantes e atuais dos negócios.

Com um cronograma de palestras com especialistas nacionais e internacionais, o evento oferece muito networking e troca de conhecimentos estratégicos.

Em 2025, o fórum ocorreu em 16 localidades, reunindo empresários e gestores de diferentes regiões do Brasil.

As datas para a edição de 2026 ainda não foram informadas.

A programação de eventos não acaba por aqui! Outras conferências e seminários importantes para a gestão de pessoas que podem (e devem) ser incluídos no calendário do RH:

  • HR4Results: 18 e 19 de março
  • RH Summit: 5 e 6 de maio
  • HSM+ 2026 (data a confirmar)
  • CONGREGARH (data a confirmar)
  • ESARH (data a confirmar)
  • Universo TOTVS (data a confirmar)
  • Hotmart Fire: 10 a 12 de setembro

Como vimos neste artigo, o calendário de RH 2026 é um guia estratégico que antecipa, organiza e maximiza iniciativas ao longo do ano.

Com um planejamento adequado de ações para cada data, o setor atua com mais eficiência e alinhamento aos objetivos do negócio.

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