Avaliação de Potencial: o que é, benefícios e como fazer

Avaliação de Potencial: o que é, benefícios e como fazer

O capital humano é o bem mais precioso de uma empresa, certo? E conhecer a fundo cada um dos profissionais é essencial para uma gestão estratégica de pessoas, bem como para traçar o seu futuro na companhia. E uma excelente forma de obter esse conhecimento é por meio da avaliação de potencial.

Esse tipo de avaliação identifica as capacidades e potenciais dos funcionários, possibilitando uma melhor adequação de função e uma possível promoção de cargos. Além de permitir que o setor de Recursos Humanos identifique os pontos de melhoria dos talentos e elabore ações de desenvolvimento para um melhor aproveitamento de suas aptidões.

Mas, afinal, como a avaliação de potencial é feita? Para saber isso e entender melhor o que é e quais os seus principais benefícios e diferenças em relação a avaliação de desempenho, continue a leitura!

O que é Avaliação de Potencial e como funciona?

A avaliação de potencial é uma ferramenta usada pela gestão de pessoas para mensurar e avaliar as competências e habilidades dos colaboradores. Ela permite identificar os traços de personalidade e os pontos fortes e de melhorias de cada talento, principalmente quando é feita por meio de assessments mais completos.

A partir dessa avaliação, é possível trabalhar em prol do desenvolvimento e identificar os profissionais aptos para progressão ou promoção de carreira, assim como para possíveis planos de sucessão.

Assim dizendo, a ferramenta oferece para o setor de Gente e Gestão, para as lideranças e para as próprias pessoas avaliadas, insights importantes que ajudam a extrair o melhor de cada uma delas e, por conseguinte, aprimorar os resultados da empresa.

Quais são os principais benefícios da Avaliação de Potencial?

Além de mapear as possibilidades de crescimento e aumentar os resultados corporativos, a avaliação de potencial traz vários outros benefícios. Entre eles, estão:

  • aumento de produtividade: identificando o potencial de cada funcionário é possível extrair o seu melhor e oferecer ações estratégicas de melhorias, o que favorece a produtividade e o desenvolvimento pessoal;
  • autoconhecimento e maior engajamento dos talentos: com a avaliação, o profissional consegue identificar em quais áreas ele pode ajudar a melhorar os resultados da companhia. Isso aumenta o seu engajamento com os objetivos do negócio;
  • segurança na tomada de decisões: conhecendo as capacidades e potenciais da sua equipe e candidatos, a liderança consegue tomar decisões acerca de promoções e contratações mais certeiras;
  • redução de custos: por meio da avaliação de potencial é possível realocar talentos para as funções que melhor se adequam e, com isso, otimizar processos e reduzir gastos;
  • diminuição de rotatividade: ocupando a posição certa e participando de treinamentos que aprimoram as suas habilidades, o profissional se sente mais satisfeito, diminuindo os desligamentos voluntários;
  • projeções de metas e objetivos: a avaliação permite também estabelecer metas de acordo com as competências de cada colaborador e, assim, elas e os objetivos serão atingidos;
  • gestão de processos mais eficaz: a avaliação de potencial torna as áreas e os profissionais mais autônomos, responsáveis e alinhados entre si.

Qual a diferença entre Avaliação de Potencial e Avaliação de Desempenho?

Embora caminhem juntas e possam ser confundidas por algumas pessoas no ambiente de trabalho, os dois conceitos apontam para lados distintos. Isto é, enquanto o potencial é algo que o profissional poderia fazer, o desempenho é aquilo que ele já faz.

Ou seja, a avaliação de potencial mede o rendimento futuro do colaborador, analisando até que ponto ele pode melhorar e crescer profissionalmente. Já a avaliação de desempenho, avalia a performance e resultados do funcionário, buscando entender o momento atual da carreira do indivíduo e a melhor forma de aproveitá-la e potencializá-la.

Como avaliar o potencial dos funcionários?

Para realizar a avaliação de potencial não existe um passo a passo definido, cada organização pode aplicá-la conforme as suas necessidades, processos e realidade. Contudo, existem algumas dicas que podem ajudar. Veja a seguir!

1. Invista em avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma ótima escolha para coletar informações sobre a performance dos colaboradores.

Por meio dela, a gestão de pessoas consegue identificar os pontos fortes e fracos de cada talento e analisar o seu potencial e competências. O que ajuda a criar estratégias para desenvolver a sua performance e melhor definir seu plano de carreira na companhia.

2. Aposte em ações motivacionais

As ações motivacionais, além de tornar os profissionais mais satisfeitos, podem ser também uma grande aliada na avaliação de potencial.

Afinal, quanto mais alto for o nível de motivação no trabalho, maior será o rendimento de um funcionário. No médio e longo prazo, isso fará toda a diferença na performance individual e coletiva.

3. Aplique treinamentos

Os treinamentos são excelentes formas de aprimorar as competências e habilidades dos profissionais, a fim de extrair o seu melhor potencial. Com uma educação empresarial eficiente, é possível melhorar a qualidade das entregas e aumentar a produtividade da equipe, bem como capacitar novos líderes.

Chegamos ao final deste texto e, como vimos, a avaliação de potencial é fundamental para ter uma boa gestão de Recursos Humanos e reter os melhores talentos. E, com isso, melhorar sua posição no mercado e garantir um diferencial competitivo.

Se quiser ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre Gente e Gestão, Recrutamento e Seleção e Tecnologia no RH, aproveite para assinar nossa newsletter!

Autora
Avaliação de Potencial: o que é, benefícios e como fazer
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support