Ambidestria organizacional: o que é e como funciona?

Ambidestria organizacional: o que é e como funciona?

O conceito de ambidestria organizacional está associado à capacidade de uma empresa em equilibrar a eficiência operacional e a busca por inovação. Dessa forma, um negócio pode garantir, além de sua longevidade, o fortalecimento da marca e a ampliação do seu mercado consumidor.

Como veremos a seguir, um cenário ambidestro apresenta diversos benefícios corporativos, influenciando na produtividade e na gestão de processos. Contudo, para que essas vantagens sejam percebidas, é preciso tempo, investimento e um bom planejamento estratégico.

Continue a leitura e entenda o que é ambidestria organizacional, como ela funciona e o que é necessário para implementá-la na sua empresa. Vamos lá?

O que é ambidestria organizacional?

A ambidestria organizacional existe quando um negócio consegue manter esforços e direcionar recursos para duas frentes principais: manutenção e crescimento. Isto é, uma empresa ambidestra é aquela que investe em seu portfólio e nas operações realizadas, sem deixar de lado a visão de futuro.

Assim, a organização consegue promover melhorias contínuas na gestão de pessoas, no controle de processos e na qualidade das entregas. Tudo isso sem negligenciar o foco no desenvolvimento profissional e na atualização dos métodos utilizados.

Além disso, existem três tipos de ambidestria e cabe a cada companhia entender qual dos modelos se encaixa melhor em suas necessidades:

  • ambidestria estrutural: as equipes são divididas entre foco operacional e busca por inovação;
  • ambidestria cíclica: há alternância entre esforços de manutenção e de crescimento;
  • ambidestria simultânea: a busca por sustentação operacional e por novas soluções acontece ao mesmo tempo, demandando flexibilidade por parte dos profissionais.

Como funciona a ambidestria organizacional?

Como vimos, existem dois pilares principais para o funcionamento da ambidestria organizacional: o de manutenção ou sustentação e o de crescimento. Essas bases são conhecidas como exploitation e exploration, respectivamente.

Exploitation (inovação de sustentação)

O pilar de sustentação faz parte da estratégia do negócio e está relacionado ao core business da companhia. Ele depende de uma liderança humanizada, do foco em resultados e da contribuição dos colaboradores com ideias e soluções criativas.

Aqui, para além do cuidado com os processos e com a qualidade das entregas, há uma preocupação em manter a empresa atualizada às transformações de mercado.

Para tal, deve-se trabalhar a cultura organizacional e iniciativas de Recursos Humanos que incentivem e favoreçam a busca por novidades e por autonomia, ampliando oportunidades.

Um exemplo prático de inovação de manutenção é a Netflix: o serviço de streaming que, à princípio, apenas reproduzia filmes e séries, hoje conta com produções próprias.

Exploration (inovação de crescimento)

Como o próprio nome sugere, esse pilar está relacionado a explorar novos nichos, indo além do mercado já conquistado. Aqui, tratamos de uma jornada focada no futuro da organização, em que são traçadas estratégias que devem trazer resultados no médio e no longo prazo.

Isso porque, essa trajetória demanda pesquisa, qualificação, reposicionamento de marca, mudança de processos e coragem para assumir riscos. Um exemplo é quando uma companhia permite que seus produtos sejam testados antes da venda ou quando um negócio se insere em um novo segmento.

Aqui na Selpe, trilhamos os dois caminhos. Sempre mantendo a qualidade nas entregas, deixamos de ser uma empresa focada em recrutamento e seleção e nos tornamos uma consultoria de RH completa. Isso é ambidestria organizacional na prática!

Quais os benefícios da ambidestria organizacional?

Uma empresa ambidestra zela pelo presente enquanto constrói o seu sucesso futuro. Por isso, ter uma cultura alinhada a esse conceito pode trazer vários benefícios para o negócio. Veja, a seguir, os 7 principais!

  1. Melhoria nos processos.
  2. Busca por novas oportunidades e conexão com as tendências de mercado.
  3. Equilíbrio na tomada de decisões e na construção de planos de ação.
  4. Incentivo ao trabalho em equipe.
  5. Desenvolvimento profissional e organizacional.
  6. Aumento da produtividade no trabalho.
  7. Troca de conhecimentos e melhoria no processo de aprendizagem.

Como aplicar a ambidestria organizacional?

A ambidestria organizacional deve fazer parte da essência e da rotina de uma empresa. Por essa razão, para aplicá-la, é essencial fazer uma revisão da cultura, dos processos e das metodologias corporativas. Dessa forma, a mudança será estrutural, impactando os atuais colaboradores e os futuros profissionais da companhia.

Além disso, para ter bons resultados, é fundamental investir também em treinamento e desenvolvimento organizacional. Afinal, o conhecimento e o aprimoramento de habilidades são as bases para a eficiência operacional, o pensamento estratégico e o foco no futuro.

Por fim, lembre-se de estabelecer metas periodicamente, acompanhar os indicadores estabelecidos e valorizar as conquistas da equipe. Isso demonstrará que a sua organização valoriza seus talentos e a dedicação ao negócio, além de garantir um bom controle de qualidade e orientar as decisões da liderança.

Chegamos ao final deste artigo e, agora, você já sabe tudo o que é preciso sobre ambidestria organizacional e os seus benefícios para as empresas. Então, que tal continuar aprendendo sobre gestão de pessoas e processos para levar o seu negócio ao próximo nível? Siga nosso perfil no LinkedIn e fique por dentro das principais novidades!

Autora
Ambidestria organizacional: o que é e como funciona?
Autora convidada
Bárbara Machado é formada em Jornalismo, apaixonada pela escrita e por adquirir novos conhecimentos. Gosta de estar com a família e amigos, viajar e praticar atividades ao ar livre.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support