Ambidestria organizacional: o que é e como funciona?

O conceito de ambidestria organizacional está associado à capacidade de uma empresa em equilibrar a eficiência operacional e a busca por inovação.
Dessa forma, um negócio pode garantir, além de longevidade, o fortalecimento da marca e a ampliação do seu mercado consumidor.
Um cenário ambidestro apresenta diversos benefícios corporativos, influenciando na produtividade e na gestão de processos.
Contudo, para que essas vantagens sejam percebidas, é preciso tempo, investimento e um bom planejamento estratégico.
Continue a leitura e entenda o que é ambidestria organizacional, como ela funciona e o que é necessário para implementá-la na sua empresa.
O que é ambidestria organizacional?
A ambidestria organizacional existe quando um negócio consegue manter esforços e direcionar recursos para duas frentes principais: manutenção e crescimento.
Isto é, uma empresa ambidestra é aquela que investe em seu portfólio e nas operações realizadas, sem deixar de lado a visão de futuro.
Assim, a organização consegue promover melhorias contínuas na gestão de pessoas, no controle de processos e na qualidade das entregas. Tudo isso sem negligenciar o foco no desenvolvimento profissional e na atualização dos métodos utilizados.
Além disso, existem três tipos de ambidestria e cabe a cada companhia entender qual dos modelos se encaixa melhor em suas necessidades:
- ambidestria estrutural: as equipes são divididas entre foco operacional e busca por inovação;
- ambidestria cíclica: há alternância entre esforços de manutenção e de crescimento;
- ambidestria simultânea: a busca por sustentação operacional e por novas soluções acontece ao mesmo tempo, demandando flexibilidade por parte dos profissionais.
Como funciona a ambidestria organizacional?
Existem dois pilares principais para o funcionamento da ambidestria organizacional: o de manutenção ou sustentação e o de crescimento. Essas bases são conhecidas como exploitation e exploration, respectivamente.
Exploitation (inovação de sustentação)
O pilar de sustentação faz parte da estratégia do negócio e está relacionado ao core business da companhia.
Ele depende de uma liderança humanizada, do foco em resultados e da contribuição dos colaboradores com ideias e soluções criativas.
Aqui, para além do cuidado com os processos e com a qualidade das entregas, há uma preocupação em manter a empresa atualizada às transformações de mercado.
Para tal, deve-se trabalhar a cultura organizacional e iniciativas de Recursos Humanos que incentivem e favoreçam a busca por novidades e por autonomia, ampliando oportunidades.
Um exemplo prático de inovação de manutenção é a Netflix: o serviço de streaming que, a princípio, apenas reproduzia filmes e séries, hoje conta com produções próprias.
Exploration (inovação de crescimento)
Como o próprio nome sugere, esse pilar está relacionado a explorar novos nichos, indo além do mercado já conquistado.
Aqui, tratamos de uma jornada focada no futuro da organização, em que são traçadas estratégias que devem trazer resultados no médio e no longo prazo.
Essa trajetória demanda pesquisa, qualificação, reposicionamento de marca, mudança de processos e coragem para assumir riscos.
Um exemplo é quando uma companhia permite que seus produtos sejam testados antes da venda ou quando um negócio se insere em um novo segmento.
Aqui na Selpe, trilhamos ambos os caminhos: sempre mantendo a qualidade nas entregas, deixamos de ser uma empresa focada em recrutamento e seleção e nos tornamos uma consultoria de RH completa. Isso é ambidestria organizacional, na prática!
Quais os benefícios da ambidestria organizacional?
Uma empresa ambidestra zela pelo presente enquanto constrói o seu sucesso futuro. Por isso, ter uma cultura alinhada a esse conceito pode trazer vários benefícios para o negócio.
Veja, a seguir, os 7 principais:
- Melhoria nos processos.
- Busca por novas oportunidades e conexão com as tendências de mercado.
- Equilíbrio na tomada de decisões e na construção de planos de ação.
- Incentivo ao trabalho em equipe.
- Desenvolvimento profissional e organizacional.
- Aumento da produtividade no trabalho.
- Troca de conhecimentos e melhoria no processo de aprendizagem.
Como aplicar a ambidestria organizacional?
A ambidestria organizacional deve fazer parte da essência e da rotina de uma empresa.
Para aplicá-la, é essencial fazer uma revisão da cultura, dos processos e das metodologias corporativas. Dessa forma, a mudança será estrutural, impactando os atuais colaboradores e os futuros profissionais da companhia.
Além disso, para ter bons resultados, é fundamental investir em treinamento e desenvolvimento organizacional. Afinal, o conhecimento e o aprimoramento de habilidades são as bases para a eficiência operacional, o pensamento estratégico e o foco no futuro.
Por fim, lembre-se de estabelecer metas periodicamente, acompanhar os indicadores estabelecidos e valorizar as conquistas da equipe.
Isso demonstrará que a sua organização valoriza seus talentos e a dedicação ao negócio, além de garantir um bom controle de qualidade e orientar as decisões da liderança.
Chegamos ao final deste artigo e, agora, você já sabe tudo o que é preciso sobre ambidestria organizacional e os seus benefícios para as empresas.
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