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17 out

Plano de Cargos e Salários: o que é e 5 passos para criar um na sua empresa!

17 de outubro de 2022
por Bárbara Barbosa
em Gente e Gestão
Plano de Cargos e Salários: o que é e 5 passos para criar um na sua empresa!

Para atrair e reter talentos é preciso oferecer boas condições de trabalho e perspectivas de crescimento para o futuro, concorda? É por essa razão que investir em um plano de cargos e salários bem estruturado pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio.

Afinal, ter esse processo bem estruturado contribui para o sucesso de processos seletivos, para a retenção de talentos, para a gestão de pessoas e para a estruturação de um organograma empresarial mais claro.

Quer saber o que é e como construir um plano de cargos e salários para a sua empresa? Continue a leitura deste artigo!

O que é Plano de Cargos e Salários?

O plano de cargos e salários é um tipo de guia que deve fazer parte da política interna das organizações. Ele estrutura e documenta as responsabilidades, as competências necessárias e a remuneração atribuídas a cada posição de trabalho.

Dessa forma, tem como objetivo organizar a estrutura corporativa, oferecer transparência quanto à oferta salarial e à média do mercado e guiar os planos de carreira. Assim, trabalha as relações internas, a gestão da informação e o employer branding, favorecendo a atração e retenção de talentos.

Por que é importante estruturar um Plano de Cargos e Salários nas empresas e quais são seus benefícios?

O plano de cargos e salários é fundamental para gerar valor para os colaboradores de uma companhia, ao passo em que otimiza a atuação do RH e das equipes de Gente e Gestão.

Além disso, por se tratar de uma estratégia que impacta diretamente a rotina de todos os profissionais da empresa, apresenta benefícios como:

  • melhor atração de candidatos compatíveis com o perfil das vagas em aberto;
  • aumento da satisfação, motivação e engajamento no trabalho;
  • maior retenção de talentos;
  • melhoria nas ações de gestão de pessoas;
  • facilitação do planejamento orçamentário.

Qual a diferença entre plano de cargos e plano de carreira?

Embora possam parecer semelhantes, o plano de cargos e salários de uma empresa é bem diferente do plano de carreira elaborado para seus funcionários.

Enquanto o primeiro tem como foco o organograma, a política de remuneração e benefícios e as habilidades necessárias para cada função, o segundo é centrado no desenvolvimento do colaborador.

Isso porque, o plano de carreira guia a trajetória do profissional na organização, considerando pontos de desenvolvimento e potencialidades. E, para tal, tem como base o plano de cargos e salários, a fim de se orientar na hierarquia empresarial.

Como construir um Plano de Cargos e Salários? Confira 5 passos!

1. Estude a realidade da empresa e os padrões do mercado

O primeiro passo para criar um plano de cargos e salários é entender o momento em que a sua empresa se encontra. Para isso, avalie como está sua saúde financeira, os objetivos no curto, médio e longo prazo e seu número de funcionários.

Dessa forma, será mais fácil direcionar o orçamento disponível, entender quais são as mudanças necessárias para os próximos anos e adequar as equipes.

Em seguida, é fundamental estudar o mercado, observando empresas de porte e/ou segmento semelhante. Além disso, analise também a remuneração e habilidades atreladas a cada vaga e à senioridade atrelada a ela.

Assim, sua organização terá um embasamento coerente para estruturar suas políticas internas, garantindo sua competitividade.

2. Estruture os cargos e funções do organograma empresarial

Como vimos, essa ferramenta está muito associada ao organograma da empresa. Isso porque, nele constam os cargos disponíveis e a hierarquia na tomada de decisões.

Então, para criar uma boa estratégia, tenha essas informações em mãos e as utilize como apoio para estruturar um documento completo. Lembre-se de especificar as responsabilidades e demandas relacionadas a cada posição, bem como competências essenciais ao trabalho.

Essa relação servirá como base para definições futuras sobre faixa salarial e critérios para promoção.

3. Defina as regras para carreira e sucessão

Com as informações coletadas sobre o negócio, o mercado de trabalho e os cargos da companhia, chegou o momento de pensar adiante.

Por isso, defina quais diretrizes guiam desde o recrutamento e seleção até as oportunidades de promoção. Para tal, considere maturidade profissional, desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, influência e tempo de casa.

Dessa forma, o RH da empresa será capaz de identificar talentos mais aderentes, mapear possíveis planos de sucessão e guiar a construção de planos de carreira. Tudo isso vai favorecer a elaboração de um plano de cargos e salários mais eficaz e coerente com a empresa.

4. Determine salários e benefícios

Agora que você já mapeou necessidades, estabeleceu objetivos e definiu regras básicas, é hora de determinar o salário e os benefícios atribuídos a cada cargo.

Nesse processo, leve em conta todos os dados e decisões das etapas anteriores, criando uma política que beneficie ao negócio e aos seus colaboradores. Aqui, está o ponto-chave da sua estratégia.

5. Planeje a progressão de carreira

Por fim, dê atenção aos planos de carreira e às expectativas dos profissionais. Para isso, planejar como acontecerá a progressão de cada funcionário na empresa, guiar o aprimoramento de suas competências e criar oportunidades é essencial.

Nesse sentido, é interessante investir em ferramentas como o PDI, além de workshops, cursos e metas estruturadas.

Chegamos ao final deste artigo e, agora, você já sabe como criar um ótimo plano de cargos e salários para a sua empresa e como ele pode contribuir para a retenção de talentos.

Para saber mais sobre como diminuir a rotatividade de pessoal na sua organização, não pare por aqui! Aproveite e confira também nosso infográfico “Saiba como reduzir o turnover da sua empresa em 5 passos!”.

  • Autora
Autora
Plano de Cargos e Salários: o que é e 5 passos para criar um na sua empresa!
Bárbara Barbosa
Autora convidada
Bárbara Machado é formada em Jornalismo, apaixonada pela escrita e por adquirir novos conhecimentos. Gosta de estar com a família e amigos, viajar e praticar atividades ao ar livre.
Tags:
Desenvolvimento Profissional,Gestão de Pessoas,Recursos Humanos

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