Por que não trabalhar a triagem de currículo de forma isolada?

Por que não trabalhar a triagem de currículo de forma isolada?

Quando uma empresa abre uma oportunidade de emprego, é natural que ela receba uma grande quantidade de currículos, concorda? Isso porque, a procura por vagas ainda é alta no Brasil, com uma taxa de desemprego de 7,9%, segundo o IBGE. Nesse cenário, a primeira etapa de um processo seletivo é fazer a triagem de currículo.

Por meio desse processo, são selecionados os profissionais mais aderentes aos pré-requisitos de um cargo. Contudo, é preciso ter muita cautela na avaliação, uma vez que a triagem não diz muito sobre o potencial e as habilidades comportamentais de um candidato.

Para entender melhor o que é e como funciona a triagem de currículo, como realizar esse processo e qual o principal problema em adotá-lo, continue a leitura!

O que é e como funciona a triagem de currículo?

A triagem de currículo é uma das principais etapas do processo de recrutamento e seleção. Nela, os recrutadores avaliam as hard skills e soft skills de cada candidato a fim de filtrar os profissionais mais qualificados e aderentes ao cargo.

Para que esse processo seja realizado de forma eficiente, é comum que as organizações definam critérios de avaliação. Formação, experiência profissional e traços de personalidade são alguns exemplos. Esse conjunto de informações servirá como guia para as tomadas de decisão, ajudando na eliminação de perfis que não fazem sentido para a vaga.

Além disso, a triagem curricular pode ser feita tanto de forma manual quanto por softwares, dependendo da quantidade de documentos recebidos.

Como fazer uma triagem de currículo?

Por ser uma etapa fundamental na busca pelo profissional ideal, é importante ter muita atenção na hora de analisar e comparar informações dos candidatos. Nesse cenário, existem algumas boas práticas que podem ajudar a realizar a triagem de currículo de forma mais precisa.

1. Foque nas necessidades atual da empresa

Por mais interessante que seja montar um banco de talentos para seleções futuras, durante o processo de triagem, o recrutador deve focar apenas nas necessidades atuais do negócio. Isto é, se a vaga é para Analista de Vendas, busque somente pessoas com o perfil para essa posição. Isso torna o processo mais efetivo e otimiza tempo.

2. Tenha em mente o perfil a ser procurado

Toda vaga tem um perfil ideal de candidato para atender às exigências da função e, com isso, entregar os melhores resultados.

Dessa forma, nada mais óbvio do que o profissional de Recursos Humanos e a pessoa responsável pela gestão da área já terem em mente o perfil a ser procurado e os pré-requisitos para a vaga. Isso facilita a triagem de currículo e torna a busca por candidatos mais qualificada.

3. Padronize o processo de triagem

A padronização na triagem de currículo é essencial para garantir contratações mais certeiras. Além de manter os mesmos critérios e forma de avaliação para todos os responsáveis pela filtragem, ela evita a eliminação de bons profissionais e possíveis preconceitos.

4. Use a tecnologia e a análise preditiva a seu favor

A tecnologia e a análise preditiva são ótimos recursos para ter resultados positivos e otimizar a triagem de currículo. Por meio delas, o setor de RH consegue mapear o perfil dos candidatos e prever as ações e comportamentos de cada um deles, sendo um importante complemento ao processo de triagem e à construção do job description.

Qual o principal problema de adotar essa prática e como solucioná-la?

Apesar da triagem de currículo ser um passo importantíssimo na análise de perfil, ela não diz muito sobre um profissional e por isso não deve ser feita de forma isolada. Isso porque, os currículos contemplam, no geral, as habilidades técnicas de um candidato, deixando de lado o seu potencial e as soft skills, por exemplo.

Nesse contexto, surge um grande problema: não há garantia de performance. Ou seja, só pela triagem em si, o recrutador não consegue prever o desempenho e desenvolvimento do talento na empresa. Desse modo, tendo em mente que os funcionários de alta performance são aqueles que apresentam ótimas entregas aliadas à boas soft skills, uma seleção errada pode ocasionar em inúmeros prejuízos para o negócio.

Portanto, para que esse processo seja eficiente, é preciso que o setor de RH adote outros métodos ou tecnologias complementares à triagem de currículo. Uma excelente escolha para esse momento são as soluções de assessment. Por meio dela, é possível identificar candidatos com alto potencial de performance.

Logo, ela assegura que apenas aqueles profissionais com o perfil, habilidades técnicas e comportamental e fit cultural mais aderentes ao cargo e a companhia sejam selecionados.

Chegamos ao final deste artigo e, como vimos, a triagem de currículo tem forte impacto no resultado do processo seletivo. Por isso, é necessário muito cuidado e o apoio de uma solução tecnológica para garantir o sucesso da contratação.

Se você quiser ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre Gente e Gestão, Recrutamento e Seleção e Tecnologia no RH, aproveite a visita e assine a nossa newsletter. Até a próxima!

Autora
Por que não trabalhar a triagem de currículo de forma isolada?
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support